Dúvidas Frequentes

Qual é o percentual de umidade na minha cidade? Qual é a umidade ideal ?

Você se lembra das aulas de geografia do colégio, quando tínhamos que estudar todo tipo de vegetação e clima existente no Brasil? Pois é, é que esse, é um país continental e, por isso, cada região tem características únicas. Assim como o regime das chuvas e fertilidade do solo, o nível de umidade também é uma característica que varia de acordo com a localização da sua cidade.

Variação de Umidade das Capitais Durante o Ano

Fonte da imagem: Jornal Nexo

 

A umidade relativa, bem como calor, frio, emissão de poluentes e outros fatores afetam a qualidade do ar que respiramos na rua e dentro de casa.

Mas, mesmo morando em regiões mais secas, como o Centro-Oeste do país, ainda assim você pode sofrer com excesso de umidade dentro de casa. É que as atividades que realizamos no dia a dia, como cozinhar e tomar banho, provocam o aumento do nível de umidade no ambiente.

Já as regiões Sul, Sudeste, Norte e o litoral do Nordeste são úmidas na maior parte do ano.

No litoral, por exemplo, o clima é úmido por causa da maresia. Casas e apartamentos de praia fechados, sem ventilação, sofrem a ação da umidade intensamente e é perceptível pelo mau cheiro, característico pela presença de fungos. Leia mais sobre Desumidificador para casa de praia.

Regiões intensamente arborizadas, como as de florestas ou montanhosas, também são úmidas durante todo o ano e precisam de controle de umidade para evitar perda de bens.

As consequências do excesso de umidade em casa vão desde o desenvolvimento de doenças respiratórias como asma e rinite, até o surgimento de manchas de mofo e bolor em móveis, paredes e objetos.

Por isso, é essencial a utilização de um Desidrat. Veja mais aplicações do desumidificador de ar. Ele controla o nível de umidade, garantindo um percentual ideal para seres humanos, e inviável para a vida de microrganismos.

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet