Os extintores de incêndio são elementos fundamentais em qualquer estabelecimento, mesmo naqueles que contam com sistema de chuveiro automático (ou sprinklers), que é disparado devido à sensibilidade a temperaturas elevadas.
A Lei Federal 13.425/17 define a obrigatoriedade da presença de extintores de incêndio em quaisquer tipos de edificações que tenham grandes concentrações de pessoas, sejam eles locais cobertos ou não.
Além disso, caminhões, caminhões-tratores, ônibus, micro-ônibus, veículos utilizados no transporte coletivo de passageiros (como táxis, por exemplo) e veículos que transportam produtos inflamáveis também devem contar com a presença do extintor de forma obrigatória, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
Esses extintores devem seguir rigorosamente às Normas Brasileiras ou Regulamentos Técnicos do INMETRO, com a finalidade de oferecer equipamentos de excelência que não coloquem a vida das pessoas em risco.
Normas que regularizam o uso do desumidificador nas indústrias de extintores
As empresas de serviços de inspeção técnica de manutenção de extintores de incêndio e recarga são impostas por lei a controlar a umidade dentro das cabines de pó químico, conforme regulamenta a portaria do INMETRO: 206/2011.
Além disso, as fábricas de extintores também devem controlar a umidade em suas dependências, sob a normatização da portaria do INMETRO N° 337 DE 29/08/2007.
A temperatura ambiente deve oscilar entre 18ºC e 30ºC e a umidade relativa do ar deve ser de no máximo 55%. No caso do pó ABC e BC, as cabines de pó devem ser individualizadas contendo um desumidificador em cada uma, para que não haja empedramento do material.
As empresas que não cumprirem com a legislação vigente podem ser autuadas por desrespeito às normas de defesa do consumidor, pois comprometem a eficácia do equipamento em momentos de incêndio.
O controle de umidade em indústrias de extintores de incêndio
Os extintores de pó químico são indicados nos casos que se tratam de incêndio em equipamentos e instalações elétricas e também quando se trata de fogo em líquidos inflamáveis.
A qualidade do material no envasamento é um critério que é levado muito a sério nas indústrias de extintores, uma vez que a ineficiência do extintor pode colocar muitas vidas em risco.
Por isso, é necessário o controle da umidade em todo o processo de fabricação de extintores, desde a estocagem dos agentes químicos, até o envasamento dos cilindros, eliminando a umidade no material e garantindo sua eficiência na hora do uso. E esse controle só pode ser feito através da desumidificação do ar.
A Thermomatic comercializa desumidificadores industriais para empresas de diversos segmentos de todo o país. Um dos segmentos onde o uso de desumidificadores é obrigatório é o de fabricação e manutenção de extintores.
A linha de desumidificadores Desidrat Industrial Light é a mais indicada para esse tipo de produção, possui 3 modelos diferentes, com variadas opções de alcance (para uso em cabines de pó químico, é imprescindível que os desumidificadores saiam de fábrica equipados com filtro de espuma).
Confira o depoimento de nossa cliente:
“Possuo dois desumidificadores da Thermomatic, estou satisfeita com os resultados, estão atendendo a minha necessidade. Tenho um em cada sala de pó que ajudam a manter o aspecto do meu produto, qualidade e requisitos exigidos por lei”
Sra. Ruth Pereira - proprietária da empresa Equipe Extintores, localizada Senador Canedo (GO).
Garanta a eliminação da umidade, entre em contato e veja qual o equipamento mais indicado para o seu negócio.