pixel

Desumidificador De Ar No Controle De Umidade Em Laboratórios.

Desumidificador De Ar No Controle De Umidade Em Laboratórios. - FOTO 1
Desumidificador De Ar No Controle De Umidade Em Laboratórios. - FOTO 1

Sejam laboratórios de análises clínicas, de pesquisas, industriais, metrológicos, farmacêuticos ou mesmo alimentícios, o controle sobre as condições ambientais é essencial. Aspectos como temperatura e umidade relativa do ar (U.R.) interferem de modo direto nos resultados das atividades executadas.

O controle da umidade do ar é procedimento padrão em laboratórios, e possui alta relevância para garantir que os resultados dos testes formulados sejam confiáveis e precisos. Isto porque, em excesso, a umidade pode causar inúmeros efeitos adversos, desde erro no diagnóstico até interrupção do funcionamento dos equipamentos.

Se você deseja se manter informado sobre o controle de umidade e temperatura no setor, receber notícias, convites para eventos e muito mais, inscreva-se em nossa base de dados.

Os impactos do excesso de umidade em laboratórios

As condições do laboratório podem variar conforme sua área de atuação, porém, quando a umidade relativa do ar está acima de 60%, o ambiente torna-se suscetível a sofrer por fatores como:

Contaminação biológica

A proliferação de fungos e bactérias é amplamente beneficiada com ambientes úmidos, possibilitando a contaminação biológica dos materiais orgânicos, alterando o resultado dos experimentos, que perdem a confiabilidade

A presença de fungos no ambiente também é responsável pela origem do mofo e do bolor, capaz de deteriorar matérias primas, estruturas (tais como parede e teto) e até mesmo superfícies de madeira.

Corrosão de equipamentos

Os equipamentos de laboratório tais como balança de precisão, balança analítica, agitador magnético, agitador mecânico, microscópios, entre outros, sofrem o risco de oxidação e ferrugem, diminuindo a vida útil dos instrumentos.

A corrosão causada pela ferrugem em materiais metálicos é irreversível e pode levar a perdas a longo prazo. Além disso, a umidade alta também pode prejudicar equipamentos eletrônicos.

Alteração nas medições realizadas

Pode haver inconsistências nas análises realizadas, uma vez que a umidade é capaz de causar alterações físico-químicas em matérias, estimular reagentes químicos e modificar materiais higroscópicos (como insumos em pó, por exemplo), comprometendo a validade dos experimentos.

Danificação de registros e documentos

Devido à higroscopia da celulose, principal componente do papel, os documentos podem apresentar rugas, ondulações, manchas e até mesmo bolor. Com isso, perdem-se registros e documentos.

Clique no link abaixo para receber um orçamento de nossos produtos:

O que a legislação determina para o controle de umidade em laboratórios

Para evitar que estes danos acometam os laboratórios, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) implementou a ISO 17025:2017, que dispõe sobre as instalações e condições ambientais dos laboratórios.

A norma informa que as instalações e as condições ambientais devem ser adequadas às atividades do laboratório em questão, e não podem afetar adversamente a validade dos resultados.

De acordo com o item 6.3.1 do regulamento, os aspectos que podem influenciar as análises são:

    Contaminação microbiológica;
    Poeira;
    Distúrbios eletromagnéticos;
    Radiação;
    Umidade;
    Alimentação elétrica;
    Temperatura;
    Som e vibração.

Além disso, o laboratório precisa monitorar, controlar e registrar as condições ambientais de acordo com as especificações, métodos ou procedimentos pertinentes. Ou mesmo quando os aspectos exercerem influência sobre a validade dos resultados.

Para alcançar os níveis de umidade necessários de cada procedimento e evitar danos, é ideal fazer o uso de equipamentos que promovam a desumidificação dos ambientes laboratoriais.

Se você deseja se manter informado sobre o controle de umidade e temperatura no setor, receber notícias, convites para eventos e muito mais, inscreva-se em nossa base de dados.

O uso de desumidificadores de ar para controle de umidade em laboratórios

Os desumidificadores de ar são importantes equipamentos laboratoriais que atuam com a finalidade de realizar o monitoramento e controle das condições ambientais, mantendo a umidade relativa do ar abaixo de 60%, ou nos níveis desejáveis para cada procedimento.

Ao controlar os índices de U.R., os desumidificadores impedem que os impactos da alta umidade afetem o laboratório e as análises ali realizadas, respeitando a legislação vigente e oferecendo vantagens como:

    Evitar a proliferação de fungos e bactérias;
    Auxiliar na conservação de equipamentos e instrumentos;
    Impedir a formação de ferrugem
    Impossibilitar o empedramento dos insumos em pó
    Preservar documentos e registros, artigos de madeira e materiais higroscópicos, em geral;
    Reter as partículas em suspensão que podem prejudicar a calibração;
    Contribuir para aumentar a confiabilidade e precisão dos resultados.

Fale agora com um de nossos consultores e agende já uma visita técnica para a indicação de um desumidificador para laboratório.

Clique no link abaixo e solicite agora mesmo o contato de um de nossos especialistas.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar