Desumidificador para Controle de Umidade em Embalagens de Papelão

Desumidificador para Embalagens de Papelão
Desumidificador para Embalagens de Papelão

Para fornecer papelão para embalagem de alimentos, materiais de escritório, equipamentos eletrônicos, vidros e outros milhares de itens que fazem parte do dia a dia dos consumidores, é preciso contar com matéria-prima e equipamentos de qualidade além de se manter atento às condições de armazenagem dentro das fábricas.

O papelão ondulado é responsável pelo transporte e pela proteção de aproximadamente 75% dos produtos embalados no mundo todo. Qualquer falha ou descuido durante sua produção pode acarretar atraso em entregas, desfalque para diversos tipos de estabelecimentos comerciais e prejuízo financeiro.

Para atender a demandas tão altas, estoques e armazéns são abastecidos com milhares de caixas. E, apesar de ser resistente, reaproveitável e de fácil manuseio, o papelão é um material higroscópico e a umidade pode provocar inchaço das chapas e caixas. Por isso, é necessário manter controle de temperatura e umidade dentro desses ambientes já que possuem pouca luz e falta de ventilação.

Assim como na gestão de qualquer outra indústria, o planejamento estratégico da produção desse tipo de caixa deve contar com adoção de medidas preventivas capazes de evitar redução na produtividade, danos às instalações e até desperdícios. O controle da umidade é indispensável quando se busca ações efetivas no combate às perdas em todas as operações.

A relação da umidade com a deterioração do papelão

O desempenho das embalagens depende diretamente da forma como as mesmas são armazenadas. Apesar de ser a última etapa do processo de produção, a armazenagem é tão ou mais importante quanto as outras fases, uma vez que qualquer erro ou problema aqui pode gerar retrabalho.

Além de determinar o tipo de empilhamento ideal e o tempo de estocagem, é preciso se manter atento à influência das condições externas e internas dentro do local de armazenamento. Afinal, o produto é higroscópico e além de temperatura, ele sofre também com a ação da umidade.

Fundamental para que a estrutura de papelão construída seja 100% aproveitada, o local para salvaguarda das caixas, mesmo que momentânea, deve ser arejado e seco. No que diz respeito ao empilhamento, a formação de uma coluna única, alinhada verticalmente ou ainda o uso de pallets são providenciais.

Mas apenas isso não é suficiente para preservar esses produtos. Além do tempo de estocagem, tipo de manuseio, empilhamento e das características do produto, a umidade relativa também é um fator que merece a devida atenção.

A deterioração do papelão acontece graças à celulose, matéria-prima do papel e inimiga da água. Se os níveis de umidade do ambiente passarem de 50%, o material corre o risco de sofrer com o inchamento de fibras. Quanto maior a umidade, menos qualidade o papelão terá. Em 60%, o material perde 10% de sua resistência. Em níveis altos de umidade, causados pela chuva e pela falta de controle e ventilação em estoques, por exemplo, a resistência perdida pelas caixas de papelão poderá ser de até 52%.

Além disso, o mofo e bolor surgem em formato de manchas esverdeadas e acinzentadas na superfície das chapas e caixas de papelão. E, por menor que sejam os sinais dados por esses microrganismos, em contato com outros produtos eles podem levar a contaminação.

No caso dos alimentos, por exemplo, é necessário que estes estejam embalados em plástico e não entrem em contato direto com as caixas de papelão. Pois, caso a embalagem de papelão esteja contaminada, o problema não passará para o produto guardado em seu interior, evitando o desenvolvimento de microrganismos no produto.

Segundo a RDC 216, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, os equipamentos utilizados em embalagens, armazenamento e transporte de alimentos devem estar isentos de imperfeições que comprometam a higienização dos mesmos, impedindo que sejam fontes de contaminação para os produtos.

O transporte das embalagens também é importante e deve ser levado em conta na hora de armazenar alimentos. Frutas, verduras e carne são alguns dos produtos que fazem uso de caixas de papelão para seu transporte em caminhões frigoríficos. Se a umidade das câmaras estiver muito alta, o material é danificado e permite que os alimentos se contaminem com microrganismos presentes no ar.

O desumidificador de ar no armazenamento de papelão

Manter o crescimento do setor responsável pela produção do tipo de embalagem mais usada no mundo, requer controle de todas as fases de produção através do uso de tecnologia. Materiais sensíveis à ação do ambiente exigem cuidados específicos para preservar seu aspecto físico e garantir sua durabilidade.

Para isso, o controle de umidade é essencial. E determinar o nível ideal a cada ambiente só é possível através do uso de um Desidrat. Toda a umidade em excesso do ambiente é retirada, impedindo que o papelão perca qualidade e ocorra deterioração. Equipamento moderno e prático, o Desidrat é um desumidificador de ar utilizado para preservar também outros tipos de papel usados no mercado editorial, como gráficas que utilizam o substrato como matéria-prima.

A Thermomatic desenvolve equipamentos com tecnologia de ponta, que atendem a todo tipo de ambiente. A linha industrial funciona em locais de até 25.000m³, garantindo a qualidade do ar e das embalagens de papelão, que não perdem sua resistência e podem durar por mais tempo.

Consulte um de nossos vendedores para mais informações.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores para controle de umidade no armazenamento de papelão:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar