pixel

Desumidificador para Armazéns Logísticos

Desumidificador para Armazéns Logísticos - FOTO 1
Desumidificador para Armazéns Logísticos - FOTO 1

Diante do cenário atual, com o aumento das vendas online devido à pandemia da COVID-19, o mercado logístico está em grande expansão. A utilização de grandes locais para armazenamento tem se popularizado nos últimos anos.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 12 milhões de m² de construções em galpões logísticos, sendo que 60% estão localizados no estado de São Paulo.

Segundo o Ebit (Nielsen), o setor do e-commerce movimentou R$38,8 bilhões entre janeiro e junho de 2020 em cerca de 90,8 milhões de pedidos. Foram 7,3 milhões de brasileiros comprando online pela primeira vez.

Frente a tantas oportunidades e desafios, os armazéns logísticos precisam se adequar para manter em segurança e boa qualidade, as mercadorias que ali transitam, garantindo um ambiente livre de microrganismos que degradam matéria orgânica.

Colaboradores em um galpão logístico

O que é necessário para ter uma boa segurança dentro do contexto logístico?

Na estocagem e armazenagem de diversos produtos, a segurança e qualidade do ambiente sempre devem vir em primeiro lugar, pois dentro dos armazéns podem acontecer acidentes, como queda de materiais, incidente com substâncias inflamáveis ou tóxicas e intempéries climáticas, que atrapalham ou inviabilizam o negócio.

Para garantir um local ideal, um ponto importante a se considerar é a segurança das instalações, principalmente no que diz respeito à ventilação e iluminação, organizando os materiais de forma a não danificá-los.

Galpão logístico com controle de umidade do ambiente

Quais são os cuidados no armazém de materiais?

Devido ao armazenamento de cargas ter características de acondicionamento para cada item, como toxicidade, validade, temperatura, umidade do ar e exposição à luz, os materiais podem precisar de cuidados específicos para que a qualidade e propriedade dos produtos não sejam alteradas.

Além disso, produtos como medicamentos e alimentos, que são facilmente afetados por variações climáticas, precisam ser protegidos também durante o transporte.

Reservar locais específicos respeitando as características, necessidades e exigências por lei de cada item, são alguns pontos que devem ser considerados analisando características como:

  • temperatura adequada;

  • umidade relativa do ar;

  • exposição à luz;

  • perecibilidade;

  • toxicidade;

  • manuseio

A alta umidade nos galpões pode trazer consequências nos materiais que ali estão armazenados, como também na estrutura da construção. Quando a umidade do ar está acima de 65%, aumenta em 40x a proliferação de fungos, responsáveis por ocasionar o mofo e o bolor.

O excesso de umidade em galpões logísticos também pode levar à perda de embalagens. As caixas de papelão são sensíveis à umidade devido à sua matéria-prima, a celulose, que é higroscópica, ou seja, possui propriedades que absorvem a água do ambiente. Quando isso ocorre, o material da embalagem pode ficar frágil, inchado e perder sua resistência.

A primeira imagem que o consumidor terá da mercadoria é a caixa, um material que vai além da simples identificação do produto, pois é através da embalagem de papelão que é feito o manuseio, a proteção do produto e até mesmo o posicionamento da marca.

Operador realizando vistoria nas caixas de papelão

Normas que determinam o controle de umidade em cada tipo de armazém

Alguns órgãos regulamentadores como ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinam a realização do controle de umidade em segmentos específicos. Para a Indústria Farmacêutica, a RDC n.º 430 indica a utilização de equipamentos e instrumentos necessários ao controle e monitoramento de temperatura e umidade requeridas.

Outro segmento é o de Cosméticos, a RDC n.º 48 determina que as áreas de armazenamento devem ter condições de umidade controladas e monitoradas.

Por último, o segmento da Indústria Alimentícia, que vem crescendo ano a ano, precisa de locais com controle de umidade, principalmente em alimentos congelados, como câmaras frias e alimentos pré-prontos.

Como ter a prevenção do ambiente do armazém?

A utilização de um sistema de desumidificação nos armazéns logísticos é de extrema importância, já que ajuda a preservar a integridade das mercadorias, evitando a presença de microrganismos no ambiente capazes de deteriorar os materiais.

Por serem locais muito grandes e fechados, o desumidificador de ar é ideal para controlar a umidade nos níveis desejados que, de acordo com o estudo da USP, está entre 50% e 60% para impedir a proliferação de fungos e bactérias. Assim, garante-se um local saudável e um ar ambiente livre de partículas em suspensão.

Há mais de 36 anos no mercado, a Thermomatic fabrica e distribui desumidificadores de ar da marca Desidrat que atendem ambientes de diversos tamanhos. Os modelos variam de acordo com o tamanho do local, umidade relativa desejada no ambiente e também com os materiais que ali são armazenados.

A Thermomatic também comercializa data loggers, de fácil utilização, conseguem alta precisão no registro de dados de temperatura e umidade.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar