Controle de Umidade na Indústria do Vidro

Controle de Umidade na Indústria do Vidro
Controle de Umidade na Indústria do Vidro

Para garantir a qualidade e resistência de cada tipo de vidro, é preciso muito mais do que uma boa matéria – prima. Os fabricantes e processadores devem dar atenção à climatização dos ambientes, já que o menor sinal de temperatura e umidade alta pode significar a perda das chapas de vidro. A qualidade de todos os tipos de vidro depende diretamente do cuidado e cumprimento das normas desde a fabricação até o armazenamento. Levando em consideração o faturamento, número de empregos, produção e a balança comercial de importação e exportação, conclui-se que depois de três anos em queda, os resultados voltaram a crescer. Mas, para se manter vivo nesse mercado, é preciso entregar produtos que de fato sejam capazes de garantir privacidade, segurança e conforto térmico e acústico.

 

 

De acordo com o Panorama 2019 da ABRAVIDRO – Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos, a produção nacional gira em torno de:

 

 

 

Defeitos no vidro

Todo tipo de vidro está sujeito a danos: eles podem ser lascados, apresentar falhas na espessura e nas bordas, ter bolhas, desgastes na superfície e até quebrar de repente. Por isso, todo cuidado é pouco. E, embora os processos de produção sejam diferentes no que diz respeito aos equipamentos e aos materiais utilizados, todos têm uma necessidade em comum: manter temperatura e umidade controlada em alguma fase.

Além das precauções que devem ser tomadas ao manusear o maquinário e usar produtos químicos para limpeza, é preciso controlar a umidade para evitar problemas. Quando o ambiente não é controlado, as chances de manchas e riscos aparecerem são bem maiores. E qualquer imperfeição, por menor que seja, pode levar a perda das chapas e ao prejuízo financeiro de clientes e fabricantes.

 

 

Um problema comum e conhecido há tempos pelos vidraceiros é a “Irisação” e surgem quando as chapas são estocadas em locais úmidos. Nesse caso, acontece condensação entre as laminas e a película de água formada entre as chapas inicia o processo de corrosão no vidro. O problema geralmente é detectado quando as manchas semelhantes a um arco-íris aparecem, elas são mais comuns em vidros laminados escuros e de proteção solar.

Como consequência do excesso de umidade, a capacidade de reflexão e resistência diminui e os vidros laminados perdem sua função, já que película de PVB absorve toda água presente no ambiente.

Regras criadas pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas alertam sobre o armazenamento das chapas e indicam as condições ideais do ambiente em que elas devem ser colocadas. Para vidros usados na construção civil, por exemplo, a NBR 7199 determina que “Cada unidade de acondicionamento deve identificar o tipo de vidro e suas dimensões, bem como conter símbolos convencionais de manuseio, proteção contra umidade e choques mecânicos”.

Caso isso não aconteça, resta então aos engenheiros, técnicos e inspetores de qualidade apenas descartar esses produtos. E apesar do vidro ser um material 100% reciclável, ninguém quer que horas de trabalho e investimento financeiro sejam perdidos.

Para manter a produtividade em cada etapa sem que os problemas citados anteriormente aconteçam, é preciso controlar a umidade do ar. E só através da eficiência e alta tecnologia dos desumidificadores da Thermomatic é possível fazer isso.

O emprego desse equipamento garante que a produção de vidro não seja afetada por mudanças climáticas, diminui a variação na qualidade das chapas de vidro e de investimento em manutenção. Além de tudo, o uso do equipamento permite maior controle de todos os processos dentro da fábrica e da processadora.

O desumidificador remove a umidade do ar de forma moderna e fácil, podendo chegar a um percentual de 20%. Através de alta tecnologia, o equipamento promove um controle meticuloso e garante a alta qualidade para que cada vidro cumpra sua função.

Agende uma visita técnica!

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet