Desumidificador para Indústria de Laticínios

Desumidificador para Indústria de Laticínios
Desumidificador para Indústria de Laticínios

Laticínios fazem parte da alimentação de milhares de brasileiros, mas para que cheguem às prateleiras de supermercados e à mesa dos consumidores, é preciso manter o controle de umidade durante a produção e armazenagem dos produtos.

Seja você um produtor artesanal que preza pelo sabor e aroma diferenciado dos seus alimentos, ou o responsável pelo controle de qualidade dentro de uma grande indústria que fornece laticínios para o país inteiro, o controle de umidade é essencial para garantir a qualidade e segurança de cada tipo de produto.

O contato com microrganismos nocivos pode ocorrer desde a obtenção do leite, seu transporte até seu processamento, embalagem e armazenamento. Mas em algumas dessas situações, a umidade alta provoca e acelera reações químicas responsáveis pela deterioração na aparência dos laticínios, fator determinante para a compra de qualquer alimento.

Danos causados pela umidade no queijo

Diante da pouca ventilação e do excesso de umidade, ácaros e fungos encontram nesses ambientes, o local ideal para se proliferarem. A falta de controle nas câmaras de maturação faz com que os queijos sejam contaminados e isso resulta em seu desperdício e em prejuízo para o negócio.

  • Rachaduras

    Rachaduras

    Também conhecidas como trincas, elas surgem na casca do queijo quando ele desidrata por ser colocado em um ambiente muito seco. Fazem com que os fungos entrem em contato com o queijo, causando a sua contaminação.

  • Infestação de ácaros

    Infestação de ácaros

    Esses microrganismos também atendem pelo nome de “punilha do queijo”. O excesso de umidade e as altas temperaturas favorecem uma proliferação rápida, e logo já é possível notar uma fina camada de ácaros vivos e mortos, excrementos e larvas na parte de fora das peças. O lado do queijo que está em contato com a prateleira é sempre o mais afetado. E 90 dias após a contaminação, uma infestação com mais de 3,5 milhões de microrganismos pode tomar conta da sua câmara de maturação.

  • Fungos

    Fungos

    Responsáveis por mudanças na cor da massa e na crosta, os fungos também se desenvolvem em ambientes cuja umidade é alta.

  • Alteração no gosto

    Alteração no gosto

    Queijos maturados por muito tempo tendem a sofrer alteração em seu sabor devido à contaminação de fungos. No caso de queijos azuis, onde o uso de fungos como P. Roqueforti é intencional, é necessário que a umidade seja controlada para evitar a proliferação em excesso.

  • Mudança na aparência

    Mudança na aparência

    A principal característica de queijos suíços são os furos que ele possui em seu interior, chamados de olhaduras. A falta de controle de umidade nas câmaras em que eles são produzidos fazem com que o padrão de olhaduras seja perdido, causando danos à peça.

  • Formação de limo

    Formação de limo

    A presença de mofo no queijo gorgonzola faz com que o limo apareça, dando uma coloração rosada ou alaranjada à sua casca e provocando seu amolecimento, além de mudança no sabor. A contaminação acontece durante a maturação do queijo, causada pelo excesso de umidade nas câmaras.

  • Mofo

    Mofo

    A proliferação do mofo em câmaras de maturação ou estoques acontece por conta da falta de controle de umidade no ambiente. No caso de queijos como Camembert e Brie, pode se formar o “pêlo de gato”, que cobre a peça e pode causar manchas, estrias e sabor amargo.

Para evitar esses problemas, o desumidificador de ar Desidrat já está presente nas câmaras de produção da Tirolez. A empresa, que produz mais de 100 produtos e está no mercado há 39 anos, preza pela segurança durante a maturação de seus queijos e garante que eles cheguem ao consumidor com a qualidade da marca que todos conhecem.

Temperatura, ventilação, Umidade

Contaminação de doce de leite

Apesar de pouco favorável ao desenvolvimento de microrganismos nocivos pela presença de carboidratos e pouca quantidade de água em sua composição, o doce de leite pode sim sofrer alterações em sua aparência e sabor devido o excesso de umidade.

Coliformes, leveduras e bolores encontram nos ambientes úmidos de envase e armazenamento o local ideal para se proliferarem. De acordo com o artigo “Fatores que interferem na qualidade do doce de leite pastoso: Revisão de literatura” se esses microrganismos tiverem condições de crescer, podem mudar as características físicas e químicas do alimento e podem causar sua deterioração, podendo também ser responsáveis por intoxicações e infecções transmitidas por alimentos.

Exemplo de garantia de qualidade, a produtora de doce de leite Portão de Cambuí, de Minas Gerais, realiza o controle de umidade do ambiente para que os doces sejam embalados e não entrem em contato com as partículas de água presentes no ar, muito menos com os microrganismos que podem se desenvolver com a umidade acima de 60%.

O uso do Desidrat nas indústrias de laticínios

A presença de contaminantes interfere no desempenho industrial e também artesanal. A suscetibilidade de laticínios à microrganismos nocivos, como fungos, é um alerta quanto à necessidade de controle de umidade em determinadas fases de produção, armazenamento e transporte. Assim como no caso de muitos outros alimentos, os derivados do leite exigem um nível específico de umidade para que sejam preservados. Caso contrário, além de autuação por parte dos órgãos fiscalizadores e perda de lotes, o prejuízo financeiro será certeiro.

Para eliminar qualquer um desses riscos, grandes empresas que norteiam esse mercado já fazem uso de um Desidrat. O desumidificador de ar impede a proliferação de fungos nas áreas de preparação e embalagem de alimentos. Desenvolvido para ambientes dos mais variados tamanhos, ele permite determinar a umidade relativa do ar ideal para cada fase e realiza o controle de forma contínua, mesmo diante de baixas temperaturas.

Principais Clientes Atendidos:

Alguns Clientes Atendido: Tirolez, Vigor, basel, etc.

Os desumidificadores de ar Desidrat são soluções modernas e práticas que atendem ambientes de pequeno, médio e grande porte. E garantem a qualidade e segurança da sua produção, pois:

- Mantêm o ar livre de ácaros, fungos e bactérias;

- Evitam a proliferação de mofo, bolor e mau cheiro;

- Evitam mudança na cor, consistência e sabor dos queijos;

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores para indústria de laticínios:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet