pixel

Desumidificador Para Aviários

Desumidificador Para Aviários - FOTO 1
Desumidificador Para Aviários - FOTO 1

No Brasil, as variáveis climáticas são influenciadas pelo clima tropical, que traz consigo o aumento de massas de ar quente e umidade relativa.

A umidade, por vezes correlacionada a temperatura, pode implicar diversos problemas na criação e manejo de galinhas, além de trazer um impacto direto para a saúde delas.

Acompanhe, a seguir, como ocorrem esses impactos e a solução mais eficiente para combatê-los.

Os impactos na saúde das aves ocasionados por variações de temperatura e umidade

Conforme o documento &39;, publicado pela Revista Brasileira de Zootecnia e disponível no site da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), as aves são animais homeotérmicos capazes de regular a temperatura corporal.

Aproximadamente 80% da energia ingerida é destinada à manutenção da homeotermia desses animais, enquanto apenas 20% são direcionadas à produção.

No entanto, o mecanismo de homeostase é eficiente somente quando a temperatura do ambiente está dentro de certos limites.

Por isso, é crucial evitar a entrada da temperatura externa para prevenir o aumento de calor que, quando prolongado, pode resultar em um crescimento mais lento das aves de corte e deixando-as estressadas e com dificuldade para respirar.

Se você deseja se manter informado sobre o controle de umidade e temperatura no setor, receber notícias, convites para eventos e muito mais, inscreva-se em nossa base de dados.

Para as aves poedeiras, destinadas à produção de ovos, o calor excessivo pode comprometer a qualidade dos ovos, tornando-os mais frágeis.

O documento informa que todo calor excessivo interno da ave deve ser eliminado para que ela possa manter sua temperatura interna constante.

Quando o calor produzido pela ave é maior que o dissipado pelos vários processos de eliminação, sua temperatura corporal aumenta e, ao atingir determinados graus, a ave morre por prostração.

Por outro lado, a produção de calor decorrente do metabolismo das aves pode se dissipar para o ambiente, sendo uma das formas comuns por meio do calor latente.

Esse processo ocorre por evaporação, notadamente na pele e vias respiratórias de espécies de galinhas que possuem poucas glândulas sudoríparas. A eliminação de 1g de água permite a dissipação de 530 calorias.

A quantidade de ar expelido pela ave é o principal fator que influencia a dissipação de calor, variando de acordo com o teor de umidade relativa do ar.

Em se tratando da umidade relativa, a Revista Brasileira de Zootecnia divulgou as porcentagens ideais, levando em consideração a idade das aves, em semanas.

Até a 7ª semana de vida das aves, a umidade relativa deve variar entre 60% e 70%, enquanto a temperatura deve diminuir de 32ºC para 35ºC na 1ª semana e para 20ºC na 7ª semana de vida.

Da mesma forma, as faixas adequadas de umidade relativa do ar nas fases de produção de galinhas poedeiras devem situar-se entre 40% e 60% durante a 1ª semana de criação, entre 40% e 70% da 2ª à 6ª semana, e posteriormente variando de 60% a 70% até a fase de produção, a partir da 18ª semana, de acordo com o Manual de Boas Práticas para o bem-estar de galinhas poedeiras, publicado pela Embrapa.

Entretanto, os excessos de umidade podem ser prejudiciais não só à saúde e rendimento de galinhas, como também o ambiente de armazenamento das rações, favorecendo a contaminação de cereais por micotoxinas.

A aflatoxina é gerada durante e após o processo de produção da ração, sendo correlacionada à umidade relativa elevada nos aviários e ao armazenamento prolongado de alimentos nos galpões.

Esse tipo de fungo é capaz de provocar a doença de Gumboro, uma virose que causa lesões nos órgãos internos das galinhas, além de acarretar alterações na casca do ovo, baixo consumo de ração e outros problemas, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As camas de frango devem ser monitoradas diariamente, uma vez que servem de abrigo para umidade, que, por sua vez, pode provocar lesões nos pés das galinhas, como a formação de calos.

Além disso, o excesso de umidade causa a contaminação das camas, problemas de pele no frango, enquanto a escassez de umidade resulta em poeira nas superfícies, prejudicando o sistema respiratório das aves.

O material utilizado para forrar as camas pode implicar efeitos colaterais nas aves como diarreia, ferimentos e a contaminação por fungos e bactérias.

Os adubos devem estar totalmente livres de substâncias tóxicas e bolores, também causados pelo excesso de umidade.

O excesso de umidade também pode prejudicar a compostagem, um processo que envolve a mistura de esterco, carcaças, fonte de carbono e água.

A umidade desempenha um papel determinante para a decomposição da matéria orgânica, sendo ideal que permaneça em torno de 60%, ainda segundo a Instituição.

Clique no link abaixo para receber um orçamento de nossos produtos.

Solução para controle de temperatura e umidade relativa em aviários

O Data Logger da Thermomatic é um registrador de dados de alta precisão, projetado para medir os níveis de temperatura e umidade relativa. É um dispositivo altamente recomendado, inclusive pela Embrapa, destacando-se pela sua confiabilidade e eficiência.

O Desumidificador de Ar atua em conjunto com o Data Logger e incorpora um umidostato para medir a qualidade do ar.

Essa integração permite que o desumidificador regule a umidade relativa do ambiente, mantendo-a dentro dos padrões ideais.

Isso não apenas previne a condensação em superfícies e extremidades, mas também elimina microrganismos patogênicos que podem proliferar em camas e embalagens de rações.

Além de preservar os níveis ideais de umidade, nossas soluções de climatização sob medida desempenham um papel crucial na manutenção da temperatura dentro dos aviários, otimizando assim a eficiência energética no processo de abate e evitando o estresse de galinhas.

Essa integração efetiva permite ainda uma atuação coordenada com os sistemas de ventilação e exaustores, evitando trocas térmicas indesejadas entre o ar interno e externo nos galpões.

Fale com a Thermomatic

A Thermomatic, há 40 anos com a marca Desidrat no mercado, é pioneira na fabricação de Desumidificadores de Ar, oferecendo soluções para mais de 100 segmentos.

Clique no link abaixo e solicite agora mesmo o contato de um de nossos especialistas.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar