A indústria náutica produziu mais de 4,1 mil embarcações em 2022, segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar).
Por ser um setor que atende áreas estratégicas, como Forças Armadas e Transporte – e por ser um mercado de luxo crescente no Brasil, segmentos como estaleiros e fabricantes de materiais de fibra de vidro podem esperar uma alta demanda.
E para ganhar eficiência na produção, o segmento de construção naval (como embarcações marítimas e estaleiros) deve resistir ao vento, à força da água e a mudanças bruscas de umidade e temperatura.
Nesse sentido, a umidade deve ser controlada para evitar retrabalhos na estrutura da embarcação durante alaminação, onde qualquer contato com a umidade pode afetar o processo de polimerização da resina e das fibras, aumentando os custos operacionais do negócio e prejudicando os prazos previamente estabelecidos.
Ação da umidade na construção de barcos
Para garantir a produção de qualidade e atender às demandas do setor, é necessário ter uma estrutura capaz de suprir a fabricação sob as melhores práticas de construção de barcos, com o intuito de evitar danos ocasionados pelo excesso de umidade.
A alta umidade provoca a perda de propriedades importantes, como a alteração das estruturas de fibra devido ao processo de laminação e polimerização. O interior dos rolos de fibra também pode ser um problema, já que um pequeno contato com a umidade compromete a colagem da resina com a fibra.
Os danos se estendem também à aplicação das tintas em regiões de solda, reentrâncias e cantos vivos. O processo é prejudicado pela formação de bolhas na superfície pintada.
Além disso, o excesso de umidade resulta no surgimento de fungos que causam mau cheiro e podem contaminar o ambiente. Tanto na fase de construção como na de manutenção das embarcações, é necessário controlar a umidade para evitar que os móveis do interior do barco sofram com o crescimento de mofo e bolor, bem como a oxidação dos equipamentos eletrônicos.
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Principais efeitos da umidade nos estaleiros
Apresentamos uma lista dos principais problemas causados pelo excesso de umidade em estaleiros. Confira:
Processo de laminação e polimerização
Como mencionado anteriormente, controlar a umidade na área de laminação e polimerização evita prejuízos futuros na compra de novos materiais, além de retrabalho dos profissionais envolvidos.
Problemas de pintura e revestimento
A umidade pode afetar a aderência e a durabilidade dos revestimentos e pinturas aplicados nas embarcações. Pinturas podem descascar facilmente, e os revestimentos se soltar devido a cola não aderir bem com a umidade.
Degradação de materiais
A exposição prolongada à umidade pode causar a deterioração de materiais usados na construção de barcos - madeira,fibra de vidro e metal – e a corrosão de metais, enfraquecendo a estrutura da embarcação.
Crescimento de mofo e fungos
A umidade excessiva pode criar um ambiente propício para o crescimento de mofo e fungos no interior das embarcações, comprometendo a qualidade do ar interno, a saúde dos ocupantes e a preservação do patrimônio.
Eletrônica danificada
A umidade também pode afetar os sistemas eletrônicos a bordo, como GPS, sistemas de comunicação e painéis de controle, causando falhas nos componentes ou até curtos-circuitos.
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Solução para climatização e controle da umidade em estaleiros
Para minimizar qualquer risco provocado pela umidade e evitar atrasos na entrega ou na manutenção das embarcações, é essencial contar com equipamentos de alta tecnologia que permitam o controle contínuo da umidade.
A Thermomatic, líder no mercado de desumidificadores no país, tem equipes especializadas para o desenvolvimento de projetos de climatização e controle da umidade em estaleiros.
Com a umidade controlada, nenhuma etapa do processo de produção precisa ser refeita ou descartada. Um sistema desenvolvido para cada tipo e porte de estaleiro mantém os níveis de umidade estipulados para cada etapa da produção, evitando danos na construção das embarcações.
E mesmo após a sua entrega final ao cliente, os desumidificadores se fazem muito necessários para conservar o interior da embarcação, evitando inúmeros problemas com usuário e com a experiencia dele com a marca escolhida.
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