pixel

Desumidificador para Clínica Médica

Desumidificador para Clínica Médica - FOTO 1
Desumidificador para Clínica Médica - FOTO 1

As instalações de saúde, clínicas médicas, odontológicas ou ortopédicas, buscam acima de tudo garantir a saúde e o bem-estar para todos os pacientes, promovendo um local de atendimento que traga o máximo conforto e cuidado ao ser humano.

Nesse sentido, o controle adequado da umidade desempenha um papel fundamental para tornar os ambientes de cuidados de saúde eficientes e seguros. Manter os níveis ideais de umidade é indispensável para preservar instrumentos e equipamentos médicos sensíveis, além de ajudar na remoção de microrganismos presentes no ambiente.

Muitas pessoas acreditam que infecções cruzadas ocorrem apenas dentro de hospitais, porém os consultórios médicos, odontológicos e ortopédicos, também são ambientes que precisam de atenção frente aos fungos, bactérias e vírus.

Se você deseja se manter informado sobre o controle de umidade e temperatura no setor, receber notícias, convites para eventos e muito mais, inscreva-se em nossa base de dados.

Como A Umidade Afeta as Clínicas Médicas, Odontológicas e Ortopédicas
imagem de uma sala de dentista

A umidade relativa do ar, quando se encontra em níveis altos, pode causar sérios danos à saúde, de pacientes aos funcionários das clínicas, sem contar, aos prejuízos causados nos equipamentos e materiais utilizados.

Por exemplo, nos ambientes odontológicos, os materiais dentários como as resinas, são sensíveis a umidade, podendo alterar as suas propriedades físicas e químicas quando expostos a ambientes com umidade excessiva, comprometendo a qualidade dos procedimentos.

Em clínicas médicas e ortopédicas, a higiene é uma prioridade absoluta. O controle da umidade desempenha um papel importante na prevenção e no combate à proliferação de bactérias e fungos. Ambientes excessivamente úmidos criam condições favoráveis para o crescimento desses microrganismos, o que pode afetar a saúde dos pacientes durante os procedimentos, onde a vulnerabilidade é ainda maior.

Além disso, quando se trata de alguns materiais para imobilização como o gesso, muito utilizados na ortopedia, a umidade pode comprometer a sua integridade, já que este absorve água facilmente, e a sua aplicação pode ser afetada, comprometendo a eficácia da imobilização e prolongando o tempo de secagem.
Imagem de um pé sendo imobilizado com gesso

Por conta disso, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), criou a NBR nº: 7256/2005 que exige requisitos para tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS). Nela, há níveis específicos de temperatura e umidade para todas as alas médicas.

Salas Para Exames de imagem

Se a umidade não estiver entre 40% e 60%, os equipamentos utilizados para exames de imagem como a radiografia, pode provocar o diagnóstico incorreto do paciente.

Além disso, as máquinas são fabricadas com peças metálicas. Todos os componentes internos e externos dos equipamentos estão sujeitos a sofrer corrosão por conta da umidade em excesso.

Salas de oftalmologia

As salas de oftalmologia contam com equipamentos essenciais para o dia a dia de consultas e exames.

Por serem compostos quase que completamente de partes metálicas, que se deterioram facilmente quando a umidade está acima de 60%, é preciso manter os equipamentos em uma sala climatizada, com controle de umidade e temperatura para evitar a corrosão, oxidação e ferrugem do aparelho.

Os fabricantes da lâmpada de fenda (tipo de lâmpada utilizada nesses aparelhos) recomendam a umidade relativa do ambiente entre 30% e 70%.

Clique no link abaixo para receber um orçamento de nossos produtos.

Benefícios do Controle De Umidade

Além dos aspectos de saúde e higiene, o controle da umidade proporciona proteção aos equipamentos, qualidade nos procedimentos e um ambiente confortável e agradável para todos.

Um ar com a umidade relativa adequada evita o desconforto causado pelo ar seco ou muito úmido, reduzindo o ressecamento da pele, dos olhos e das vias respiratórias dos profissionais.

Documentos importantes, como registros médicos, radiografias e outros documentos de papel, também são preservados quando o controle de umidade é feito. Não havendo perda de informações cruciais e dificuldades na gestão de dados médicos.

Os desumidificadores Desidrat são uma excelente opção para o controle da umidade em clínicas médicas, odontológicas e ortopédicas.

Como os Desumidificadores Desidrat Ajudam a Controlar a Umidade nas Clínicas

A Marca Desidrat da Thermomatic, está há 40 anos no mercado e seus desumidificadores de ar oferecem soluções modernas e práticas que atendem clínicas de pequeno, médio e grande porte.

O uso de um desumidificador de ar Desidrat é ideal para remover as partículas em suspensão no ar, trabalhando também para impedir que os microrganismos afetem a saúde dos pacientes e os equipamentos das clínicas odontológicas, médicas e ortopédicas, de alto custo.

Além disso, o Desidrat controla a umidade do ar, deixando dentro dos níveis recomendados pela norma da ABNT, que devem ser seguidas nos estabelecimentos de saúde para garantir a qualidade do ar e segurança aos pacientes.

Clique no link abaixo e solicite agora mesmo o contato de um de nossos especialistas.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar