Desumidificadores para Salas de Radiologia

Desumidificadores para Salas de Radiologia
Desumidificadores para Salas de Radiologia

Responsável por apontar doenças e fraturas nos ossos, a radiologia é uma área de extrema importância para a medicina. Por ser um processo importante para o paciente e para o laboratório, devem ser tomados alguns cuidados com o ambiente onde é feito o exame. O mau armazenamento de filmes e máquinas pode ser prejudicial, já que os resultados não serão recebidos de forma correta.

É essencial que seu laboratório ou hospital realize um controle rigoroso de umidade no local onde são realizadas as radiografias. Um simples descuido e uma leva de materiais podem ser descartados, causando demora na entrega de resultados para os pacientes e prejuízos financeiros.

Tanto os filmes virgens como os já revelados, assim como as máquinas podem sofrer com a umidade muito alta ou muito baixa. A falta desse controle pode resultar em oxidação e proliferação de fungos no ambiente, que também prejudica a saúde dos pacientes e funcionários.

Os problemas causados pela umidade em laboratórios de radiologia e hospitais

Ao solicitar um diagnóstico médico, o paciente busca pela certeza. Se tratando de saúde, os resultados devem estar corretos para que o tratamento seja feito prontamente, ou para acabar com suspeitas de doenças ou fraturas.

Para isso, é necessário que os locais onde são realizados os exames façam o controle de umidade, temperatura e a higienização correta do ambiente. Tudo isso, colabora para que o paciente tenha um tratamento de qualidade e não sofra as consequências da má conservação do local.

A principal precaução a ser tomada é no armazenamento dos filmes. Se forem guardados em locais com a umidade muito alta, acima de 60%, o contraste nas radiografias é reduzido, causando alteração no resultado. Já a umidade baixa, inferior a 40%, faz com que a imagem apresente artefatos estáticos.

Outro problema causado pela umidade excessiva é o desenvolvimento de fungos. Os microrganismos, que auxiliam na proliferação de mofo e bolor, podem contaminar o ambiente e causar uma série de prejuízos. A umidade acima de 60% contribui para a contaminação das paredes e do teto, que ficam com aspecto escuro, esverdeado e podem causar mau cheiro.

A umidade alta também pode causar danos às máquinas e instrumentos utilizados em seus laboratórios. As partículas de água presentes no ambiente se condensam dentro dos equipamentos e causam oxidação, corrosão e ferrugem, que diminuem a vida útil dos aparelhos e podem até mesmo resultar em seu descarte.

Em 2017, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Rio Claro, interior de São Paulo, teve de encaminhar pacientes para outro posto, pois a máquina de radiografia havia sido danificada. A alta umidade na sala de raio-x fez com que a instalação elétrica do equipamento desse pane nas placas eletrônicas, causando prejuízo a quem esperava pelo exame e também para a Prefeitura da cidade.

Para evitar dores de cabeça tanto para você quanto para seu paciente, é preciso seguir as normas da Portaria n° 453 da Anvisa, que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica no país e exige que os laboratórios realizem controle de temperatura e umidade para evitar problemas com os resultados dos exames.

Os filmes virgens devem ser armazenados com temperatura entre 10°C e 21°C e umidade entre 50% e 55%. Já os filmes revelados, prontos para serem entregues aos pacientes, devem ser guardados em ambientes com temperaturas de 18°C a 24°C e umidade a 55% e 60%.

O uso do desumidificador em salas de radiologia

Realizar o controle de umidade de seu laboratório de radiologia significa prezar pela precisão dos resultados, conservação de instrumentos e, principalmente, pela saúde dos pacientes e funcionários. O desumidificador de ambiente Desidrat combate os focos de umidade e a proliferação de microrganismos, que são prejudiciais ao ser humano e também às máquinas utilizadas para realizar esses exames.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores para controle de umidade em salas de radiologia:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet