Desumidificadores para Sementes

A indústria sementeira tem o papel de fornecer sementes de alta qualidade ao agricultor, para assegurar a transferência de todos os avanços tecnológicos desenvolvidos por profissionais das áreas de fito melhoramento, biotecnologia vegetal e proteção de cultivos veiculados pelas sementes. No Brasil, esse mercado movimenta R$10 bilhões ao ano e tem a 3º maior indústria do mundo no setor, atrás de EUA e China, segundo a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem).

As práticas fundamentais dos Sistemas Apropriados de Armazenamento de Sementes e Cereais para Pequenos Agricultores, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) descreve algumas implementações básicas para as boas práticas de qualidade das sementes. O teor de umidade da semente deve variar entre 6 a 15%, dependendo do tipo, e é um fator preponderante na proliferação de fungos ou de pragas em armazéns. Condições de 40% de umidade do ambiente e temperatura do ar de 20-30ºC, são, no geral, consideradas boas, no entanto com umidade de 60%, mesmo com temperatura considerada ótima, 20ºC já leva a diminuição da germinação do lote.

Um estudo realizado pelo Laboratório de Sementes do departamento de Agricultura e Horticultura da ESALQ-USP constatou que, em sementes de soja armazenadas com teores de umidade superiores a 14%, ocorreu um rápido declínio de germinação. A conclusão do estudo foi que, em ambientes de baixa umidade relativa do ar, mostrou-se favorável à conservação das sementes, que apresentaram menores índices de deterioração.

A Engenheira Agrônoma Márcia M. Rabelo Guimarães Kobori, Doutoranda da USP/ESALQ, Docente do Curso Agronomia da Fesb em Bragança Paulista alerta: “O objetivo da conservação das sementes durante estocagem é manter a qualidade ou minimizar perda. O ataque de fungos e pragas está diretamente relacionado com as condições em que as sementes estão armazenadas, sendo que numa faixa de temperatura do ar até 23ºC e teores de água da semente de 12% os riscos são baixos. Mas em condições adversas poderá levar a perda do lote de sementes se partes vitais da semente, como o embrião, forem danificados.    

Em suma, os principais danos que a umidade fora do padrão podem causar as sementes armazenadas são:

- Diminuir a longevidade 

- Aumentar o risco de ataque de patógenos e pragas

- Levar à germinação precoce

- Aumentar a taxa respiratória e a temperatura”

Para armazenagem eficiente de sementes, a Thermomatic oferece a solução com os desumidificadores da linha Desidrat, que garantem uma estocagem eficaz para longos períodos reduzindo perdas.

Entre em contato com um de nossos consultores e garanta a melhor solução.

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet