Desumidificador para indústria Têxtil

Desumidificador para indústria Têxtil
Desumidificador para indústria Têxtil

A indústria têxtil tem grande importância para a economia brasileira. O país possui a maior cadeia têxtil completa do Ocidente, com produção média de 1,2 milhão de toneladas de materiais e US$ 2,6 bilhões em exportação no ano de 2019. Para garantir que o segmento obtenha lucro nos próximos anos, é essencial oferecer um produto de qualidade ao consumidor.

Hoje, a produção têxtil é majoritariamente automatizada, com o uso de máquinas que processam fibras têxteis de diversos tipos e os transformam em tecidos, que serão distribuídos posteriormente para a fabricação de roupas, revestimento de móveis, produtos de higiene pessoal e até mesmo materiais hospitalares.

O controle de umidade relativa do ar é um fator essencial para manter a qualidade de tecidos como algodão, couro e seda durante sua fabricação e armazenamento. A falta dele, resulta na deterioração dos materiais, causada pela proliferação de microrganismos, como os fungos, que se alimentam das fibras e alteram o aspecto mais importante dos tecidos: a aparência.

Como a umidade alta interfere na produção da indústria têxtil

Durante a fabricação de tecidos, os cuidados com o ambiente devem ser tomados para que fatores como a umidade não interfiram na linha de produção. Problemas com a separação dos fios são comuns em indústrias têxteis, causando inúmeros prejuízos para o setor e o desperdício de material.

Equipamentos também podem sofrer com a umidade alta, pois o contato das peças metálicas com as partículas de água presentes no ar são responsáveis pela oxidação, corrosão e ferrugem das máquinas. A deterioração pode ser evitada antes de seu último estágio se a umidade for controlada, permitindo que os equipamentos funcionem com produtividade total.

Os níveis de umidade acima de 60% também afetam a coloração dos tecidos. A secagem não é feita corretamente se a umidade estiver muito alta, alterando a cor e, consequentemente, sua qualidade. Todas essas informações estão contidas na Cartilha de Costurabilidade, Uso e Conservação de Tecidos para Decoração, organizado pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e pela ABNT.

O controle de umidade para a armazenagem têxtil

Assim como a produção, a armazenagem dos tecidos também é de extrema importância para garantir os lucros de sua empresa. Um espaço com controle de umidade é o primeiro passo para que os produtos cheguem ao consumidor final sem defeitos.

Os problemas no estoque de tecidos afetam diariamente a indústria têxtil mundial. Cerca de 175 mil toneladas de lixo têxtil são produzidas por ano, causando desperdício de material e problemas para o meio ambiente. Isso acontece por conta da umidade excessiva, que permite condições de vida no desenvolvimento de microrganismos, como fungos. A contaminação por mofo e bolor em tecidos causa mau cheiro e manchas, fazendo com que percam qualidade e fiquem impedidos de serem comercializados.

As traças também podem causar dor de cabeça ao produtor. Fora os insetos da ordem dos Lepidópteros que se desenvolvem facilmente em locais com a umidade alta, os principais gêneros encontrados são: Plodia, Ephestia e Cadra. A base de sua dieta é a queratina, proteína presente em tecidos feitos de fibras animais, como a seda e a lã natural. O resultado é a deterioração dos materiais e surgimento de furos nos produtos, que afetam sua qualidade.

O uso do desumidificador de ar na indústria têxtil

Garantir a qualidade de seus produtos para a distribuição ao consumidor final é essencial para evitar prejuízos, manter o crescimento do setor e prolongar a relação com o cliente. Todos esses objetivos podem ser alcançados com o controle de umidade durante todo o processo.

O desumidificador de ar Desidrat trabalha para manter a umidade do ar entre 40% e 60%, impedindo a contaminação dos tecidos pelos fungos e outros seres. Além disso, o equipamento também retém as partículas presentes no ar através do filtro.

A Thermomatic possui desumidificadores de ar para atuar em espaços empresariais e industriais de diversos tamanhos, de 300m³ até galpões de 25.000m³.

Principais Clientes Atendidos:

Principais Clientes Atendido: Sipel, Sete Oito etc.

 

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores para controle de umidade na indústria têxtil:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet