pixel

O Que São Sistemas Supervisórios?

O Que São Sistemas Supervisórios? - FOTO 1
O Que São Sistemas Supervisórios? - FOTO 1

Independente do ramo de atuação, toda indústria precisa lidar com um grande volume de dados diariamente. Somente através da análise de tendências é possível avaliar o andamento do processo produtivo e tomar ações para otimizar os procedimentos.

No entanto, esses dados precisam ser capturados e armazenados corretamente para que possam ser utilizados posteriormente. E é aí que o sistema supervisório entra como uma solução prática e moderna.

Homem acessando dados do sistema supervisório

O que é um sistema supervisório?

Os sistemas supervisórios, como o próprio nome já indica, são sistemas de supervisão e controle de dados. São uma peça chave em vários setores industriais.

Os sistemas supervisórios são conhecidos também como HMI/SCADA (Interface Homem Máquina e Supervisory Control and Data Acquisition ou Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados, respectivamente).

Eles obtêm informações e organizam as informações relevantes para o segmento, através de sensores que fornecem os dados. O responsável pelo monitoramento tem acesso a essas informações geradas em tempo real.

Assim, é possível obter comunicações precisas sobre o que acontece na fábrica mesmo de forma remota, identificando falhas e aperfeiçoando as tomadas de decisão.

No caso da indústria farmacêutica, por exemplo, um sistema supervisório pode ser útil para manter sob controle contínuo, as condições de temperatura e umidade relativa do ar, aspectos fundamentais para a boa conservação dos medicamentos e para atender aos requisitos exigidos por lei.

Quais são as principais funções de um sistema supervisório?

Os sistemas supervisórios fazem a leitura das informações do ambiente e permitem a análise de dados através da geração de relatórios e gráficos em telas customizáveis.

Essas informações são armazenadas em um banco de dados que pode ser acessado posteriormente para conferir se as condições climáticas estipuladas da produção industrial estão sendo cumpridas corretamente.

Além disso, eles também possuem alarme que sinaliza falhas em tempo real toda vez que as variáveis saem do padrão, indicando a necessidade de uma ação corretiva.

Homem verificando dados remotamente através de um sistema supervisório

Vantagens do sistema supervisório

Com o uso de dispositivos de controle como o supervisório, os processos podem ser monitorados com maior eficácia, encontrando problemas mais rápido e assim tendo uma solução mais prontamente. Dessa forma, há maior ganho produtivo.

A qualidade dos produtos também aumenta, já que a supervisão constante permite manter o padrão de qualidade definido, evitando oscilações ambientais que possam prejudicar os materiais, sejam perecíveis ou não. Os problemas relacionados ao erro humano são reduzidos consideravelmente.

Mas não é só isso: o sistema supervisório também pode ter comunicação com outros sistemas através de um protocolo comum trazendo simplicidade ao uso dos dados.

Conheça o sistema supervisório industrial da Thermomatic! O Super-V é uma solução tecnológica que dispensa a interferência humana para a coleta de informações referentes à umidade relativa e temperatura do ambiente, otimizando processos com alto índice de confiabilidade, assim adequando a indústria às normas de cada setor.

Produtos que recomendamos

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar