Como Combater a Umidade na Parede Definitivamente

Como Combater a Umidade na Parede Definitivamente
Como Combater a Umidade na Parede Definitivamente

A umidade na parede é um problema comum em casas, apartamentos e até escritórios. Além da má aparência, as pessoas que frequentam o local podem sofrer com uma série de sintomas. Espirros, tosse seca e dor de cabeça são alguns deles, um prato cheio para agravar o mal-estar de quem convive com problemas respiratórios e alergias.

Não dar a devida atenção à umidade prejudica a saúde e compromete até mesmo a estrutura da casa. A solução definitiva do problema passa pelo reconhecimento da sua origem e a tomada de decisão para mudar essa situação.

As causas da umidade na parede

A umidade relativa do ar é a quantidade de vapor de água existente em determinado ambiente, que pode variar de 0% (ausência de vapor d'água) a 100% (quantidade máxima de vapor d'água). Quando essa umidade está em excesso, começam a surgir problemas como mofo, bolor e mau cheiro. O principal indício é o surgimento de manchas no local. A umidade alta no cômodo é fator determinante para a proliferação de microrganismos.

Parede branca com rachadura e indícios de infiltração

Um dos fatores que contribui para a umidade excessiva no ambiente é a pouca incidência solar e/ou pouca circulação de ar no local. Em locais onde há muita umidade e pouca luz solar, como em banheiros de residências, por exemplo, é mais comum que haja condensação da água, processo de transformação do vapor d´água para seu estado líquido. Ambientes que ficam muito tempo fechados, com pouca luz solar e muito úmidos, precisam de um equipamento que controle o nível de umidade.

Umidade na parede: O que fazer?

Mulher com a mão direita no queixo esboçando dúvida

O investimento em equipamentos que evitam a formação dos microrganismos, tais como desumidificadores de ar, é uma ótima alternativa. Isso irá garantir a qualidade do ar e evitar as crises de doenças respiratórias.

O Desidrat regula a umidade relativa entre 50% e 60%, padrão estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Produto impermeabilizante resolve?

Quando o problema é umidade na parede, muito se fala sobre o uso de tintas impermeabilizantes, mas elas apenas auxiliam no aspecto da aparência. Pintar a parede é uma iniciativa paliativa, temporária. As características da tinta podem também inibir a proliferação de microrganismos nas paredes, mas não resolvem o problema dos que já estão presentes no ar daquele local.

Já o desumidificador Desidrat irá controlar a umidade do ambiente como um todo, inibindo o aparecimento de mofo, bolor, ácaros e fungos.

Dicas para tirar umidade da parede

Acabar com a umidade é sinônimo de zelo pela qualidade de vida. Esse controle é fundamental para evitar doenças e sintomas desagradáveis.

Obviamente, o ponto mais crucial e básico é resolver a causa de possíveis infiltrações, falhas estruturais, rachaduras e falta de vedação contra as chuvas. Uma vez sanadas essas causas e corrigidas as falhas, é importante utilizar o equipamento adequado ao ambiente em questão.

A linha residencial da Desidrat tem vários modelos eficazes para controlar os níveis de umidade dos cômodos. Com o equipamento certo e com a reparação das causas estruturais, a saúde das pessoas e a preservação do patrimônio ficarão asseguradas contra mofo, bolor, microorganismos e crises respiratórias.

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar