pixel

Evitando o Mofo

Evitando o Mofo - FOTO 1
Evitando o Mofo - FOTO 1

Resultado da presença de fungos e de seus esporos que ficam dispersos pelo ar, o mofo é um problema que atinge roupas, objetos, móveis, paredes, e até mesmo alimentos.

As manchas causadas por esses microrganismos surgem em ambientes com umidade alta e, com o tempo, além de acarretar prejuízos financeiros, também podem fazer mal à saúde.

A presença do mofo, patologia causada pela umidade, e também do bolor dentro de casa, se torna muito mais comum durante o inverno ou em períodos chuvosos.

Nos dias mais frios, a casa costuma ficar fechada e, com isso, os cômodos se tornam úmidos, escuros e pouco ventilados, tornando a atmosfera ideal para a proliferação dos fungos.

Desumidificador de ar para casa

Apesar de os fungos serem responsáveis pela degradação de matéria orgânica (o que é essencial para o equilíbrio da natureza), eles podem causar doenças em pessoas e até nos pets.

Mas antes de saber como evitar os danos materiais e as doenças causadas pelos fungos, é fundamental entender qual a diferença entre mofo e bolor.

O bolor tem uma cor acinzentada e afeta apenas a superfície dos objetos e não é tão difícil de ser removido, já o mofo é caracterizado por pontos pretos que aparecem em tecidos e objetos fibrosos, corroendo tudo que atinge.

Dentro de casa, o mofo aparece principalmente em

Guarda-roupa

As peças feitas de couro ou fibra são as mais suscetíveis ao desgaste causado pelas manchas. Como o clima tropical prevalece no Brasil, essas peças ficam guardadas no fundo do armário a maior parte do ano, por isso são facilmente atingidas pelo mofo.

Armário da Cozinha

Neste lugar, geralmente pequeno, sem luz e sem ventilação adequada, a umidade em excesso faz com que os alimentos estraguem.

Paredes

As paredes que costumam tomar chuva, ou são próximas ao banheiro, absorvem a umidade e sofrem diretamente com as manchas, bolhas e infiltrações que se desenvolvem rapidamente.

Doenças causadas pela presença do mofo

Os danos não param por aí: além de perdas materiais, passar grande parte do tempo em um local com mofo aumenta as chances de desenvolver uma doença respiratória ou uma alergia. Vale lembrar que crianças e idosos compõem o grupo mais propenso a sofrer com esse tipo de problema. Essas são as doenças mais comuns:

Sinusite Alérgica

Os esporos dispersos no ar são extremamente alérgenos e podem causar irritação nas cavidades nasais, provocando quadros de sinusite alérgica. Entre os sintomas mais comuns estão: congestão nasal, dores de cabeça, diminuição do olfato, mau hálito e até perda de apetite.

Rinite Alérgica

É uma das quatro maneiras em que a alergia ao mofo pode se manifestar. Coriza, coceira no nariz e olhos, e crise de espirros são alguns dos principais sintomas.

Asma

Os esporos de fungos juntos à poeira, ácaros e tantos outros microrganismos que são inalados, podem provocar uma reação alérgica no sistema imunológico, agravando casos da doença.

Como eliminar o mofo

A presença do mofo é perigosa e, por esse motivo, as pessoas tentam eliminá-la de todas as formas. Mas após algum tempo sofrendo com esse problema, fica claro que nem mesmo as melhores receitas caseiras são capazes de ajudar definitivamente.

Dentre os produtos mais recomendados em algumas dicas para acabar com o mofo, estão:

Giz

Pedaços de giz

Carvão

Carvão

Água sanitária

Água sanitária

Potes de sílica

Potes de sílica

Verniz anti-fungo

Verniz anti-fungo

Tintas anti mofo

Tintas anti mofo

Já parou para pensar em quanto dinheiro é gasto com todos esses produtos na intenção de eliminar o mofo e o mau cheiro? Apesar de o mofo aparentemente desaparecer por alguns momentos, essas soluções caseiras do tipo “tira mofo” são apenas paliativas e esses microrganismos voltam a causar incômodos posteriormente.

E se está se perguntando como tirar o cheiro de mofo do ambiente, como tirar o mofo das roupas e paredes, e ainda evitar esses problemas respiratórios, saiba que existe uma solução moderna, prática e rápida: controlar a umidade do ar. E o ideal é fazer isso usando um desumidificador de ar.

Ninguém precisa deixar de instalar os móveis que deseja, deixar portas abertas o tempo todo, nem colocar as roupas e objetos para tomar sol diariamente.

Existem equipamentos que você pode usar para solucionar os problemas causados pelo excesso de umidade, que tiram o cheiro de mofo e tornam o dia a dia mais prático.

Afinal de contas, é melhor agir diretamente no foco do problema, do que deixar que as consequências causadas por ele afetem a tudo e a todos dentro de casa.

O desumidificador Desidrat é mais econômico que produtos antimofo descartáveis, e pode ser usado para realizar a desumidificação em mais de um tipo de ambiente.

O Desidrat é feito para funcionar por horas e é eficiente no combate aos focos de umidade, evitando assim que o mofo surja em lugares pequenos como gavetas e armários, ou até mesmo cômodos completos como salas, dormitórios e banheiros.

Para saber qual é o desumidificador de ar ideal para a sua residência e eliminar o mofo de uma vez por todas, entre em contato com nossos consultores agora.

Resolva já!

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar