pixel

Desumidificadores para Embarcações Marítimas

Desumidificadores para Embarcações Marítimas - FOTO 1
Desumidificadores para Embarcações Marítimas - FOTO 1

Se você é dono de um barco ou planeja comprar um, fique atento a este artigo, que oferece orientações valiosas sobre preservar a sua embarcação dos efeitos da umidade.

Com o aumento da demanda por embarcações de luxo nos últimos anos, muitos clientes tiveram que esperar devido às restrições na fabricação de matérias-primas no Brasil e no exterior durante a pandemia.

À medida que a pandemia foi passando, o setor náutico ganhou mais força, apresentado um desempenho acima da média, com um crescimento de 25% em 2022, de acordo com o último balanço divulgado pela Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar).

Trata-se de um setor em constante crescimento que gerou receitas bilionárias nos últimos anos, com R$ 2,5 bilhões de faturamento registrados no ano passado.

Com um público cada vez mais apaixonado por barcos, o investimento para adquirir um iate ou qualquer outra embarcação geralmente é alto, e, por isso, seja de pequeno ou grande porte, todo tipo de embarcação exige cuidados especiais.

Se você deseja se manter informado sobre o controle de umidade e temperatura no setor, disponibilizamos um e-book gratuito de embarcações para você! 

Excesso de umidade em barcos

O excesso de umidade em barcos pode ser uma fonte significativa de problemas e preocupações para os proprietários e operadores marítimos. A umidade excessiva a bordo pode levar à corrosão de componentes metálicos, danificar eletrônicos sensíveis, causar mofo e bolor, apodrecer closets e gavetas, madeiras e enfraquecer a estrutura da embarcação.

Engana-se quem pensa que, por estar em contato direto com a água, barcos, iates e outras embarcações não sofrem com o excesso de umidade. Muito pelo contrário, tanto o interior quanto o exterior dos barcos podem ser afetados.

Trata-se da ação da umidade do ar que, quando elevada, pode provocar condensação do vapor da água dentro dos equipamentos, resultando em mau contato dos componentes eletrônicos e mecânicos ou até mesmo um curto-circuito.

Já pensou como seria encontrar portas e janelas emperradas, peças de madeira apodrecidas dentro do barco e, pior que isso, tentar dar partida no motor e não conseguir?

A prevenção e a gestão adequadas da umidade a bordo são essenciais para manter a integridade e a durabilidade de uma embarcação, bem como o bem-estar das pessoas a bordo. Isso pode envolver a ventilação adequada, a impermeabilização de superfícies, o uso de desumidificadores e a manutenção regular para evitar os efeitos prejudiciais doexcesso de umidade.

Identificamos diversos problemas associados à alta umidade em barcos:

Alergias respiratórias

A umidade excessiva pode resultar no desconforto dos ocupantes, aumentando o risco de problemas respiratórios como rinite alérgica, asma, sinusite e alergias ao próprio mofo da embarcação.

Risco ao patrimônio

A umidade pode causar a deterioração de materiais a bordo, como espelhos (podem causar manchas e perdas do objeto), madeira, couro, tecido e eletrônicos, diminuindo a durabilidade e o valor do patrimônio da embarcação.

Problemas elétricos

A umidade é uma fonte de curtos-circuitos e outros problemas elétricos, o que pode comprometer a funcionalidade e a segurança dos sistemas elétricos a bordo.

Formação de bolor e mofo

A alta umidade favorece o crescimento de bolor e mofo, que não apenas danificam materiais, mas também representam riscos à saúde dos ocupantes.

Além disso, a formação de condensação em superfícies frias, como vidros e janelas, pode danificar o interior das embarcações, causando manchas e ferrugem. Também acelera significativamente o processo de corrosão de metais, como aço e alumínio, comprometendo a estrutura e a integridade da embarcação. Portanto, a gestão adequada da umidade é crucial para preservar o conforto, a segurança e a durabilidade de um barco.

Clique no link abaixo para receber um orçamento de nossos produtos.

 

Solução para climatização e controle de umidade

Com o uso de sistemas de climatização e controle de umidade, evita-se o surgimento de mofo, bolor e mau cheiro. O desumidificador mantém os níveis de umidade do ar nos parâmetros adequados, acabando com a proliferação de ácaros e fungos, microrganismos responsáveis pelas manchas desagradáveis que insistem em aparecer devido a umidade excessiva.

Os modelos indicados para transportes marítimos ou de recreio possuem umidostato, componente que mede o nível de umidade relativa. Com ele, os proprietários de barcos podem acionar o modo contínuo de desumidificação ou configurar para 50%, que é indicado pela OMS.

 Além dessas vantagens, o desumidificador ajuda a preservar estruturas contra os efeitos da umidade e a ação de ácidos presentes na água do mar. Do mesmo modo, pisos, revestimentos, estofados, objetos e roupas de cama estarão 100% protegidos da proliferação de mofo e de bolor que causam mal à saúde respiratória dos passageiros.

Clique no link abaixo e solicite agora mesmo o contato de um de nossos especialistas.

 
Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar