Doenças Causadas pela Poluição do Ar

Doenças Causadas pela Poluição do Ar
Doenças Causadas pela Poluição do Ar

Uma das maiores preocupações do mundo atualmente é a grande quantidade de poluição concentrada em grandes cidades. Além de apresentar danos gravíssimos para o meio ambiente, a poluição atmosférica também pode causar inúmeros problemas de saúde.

De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 92% da população mundial está exposta à inalação de poluição em níveis alarmantes. Esses poluentes podem exercer impactos tanto nos pulmões, quanto nos sistemas cardiovasculares.

Principais doenças causadas pela poluição do ar

Mulher jovem tossindo

Os altos níveis de poluição, provenientes principalmente da liberação de fumaça e partículas inaláveis das indústrias, queima de combustíveis fósseis pelos automóveis e até mesmo incêndios, podem dar origem a uma série de doenças, tais como:

1. Asma

A asma é uma doença crônica que causa estreitamento das vias do pulmão. Pode surgir devido à predisposição genética (ou seja, a pessoa já nasce com essa condição), ou manifestar-se ao longo da vida, devido ao contato com a poluição, fator que contribui para a diminuição da capacidade pulmonar.

Cerca de 300 milhões de pessoas no mundo são portadoras de asma, segundo a OMS. Seus principais sintomas são a falta de ar, dificuldades respiratórias, aperto no peito e tosse.

2. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Essa é uma síndrome clínica que abrange duas outras doenças respiratórias: o enfisema pulmonar e a bronquite. É caracterizada pela destruição dos alvéolos pulmonares (sacos aéreos microscópicos onde acontecem trocas gasosas entre o sangue e o ar) e a inflamação dos brônquios, causando lesões irreversíveis e reduzindo a capacidade pulmonar progressivamente.

É uma doença que atinge amplamente as pessoas que vivem em áreas de grandes cidades, onde estão concentradas maiores focos de poluição. Seus sintomas mais recorrentes são a tosse, falta de ar, cansaço, e excesso de muco.

3. Bronquite

Menino recebendo inalação

A bronquite é a inflamação dos brônquios, vias responsáveis por conduzir o ar do nariz ao pulmão. Pode ser aguda (geralmente causada por infecção) ou crônica (em que a poluição é a maior responsável pelo surgimento).

Afeta, sobretudo, o nariz, a garganta e posteriormente os pulmões. Costuma causar tosse com muco, falta de ar, coriza, chiado no peito e lábios roxos.

4. Câncer de pulmão

Apesar de ter maior incidência em pessoas fumantes, o contato com a poluição do ar é um dos fatores principais que levam a tumores de pulmão no mundo, conforme a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer.

O início da doença pode ser impulsionado por um acúmulo de partículas no pulmão, gerando um broto canceroso. Os sintomas incluem dor no peito, tosse com sangue e perda de peso, porém só costumam aparecer em estágios mais avançados.

5. AVC

Doenças veiculadas pelo ar não são as únicas facilitadas pela poluição abrangente, vinda de grandes polos industriais.

O Acidente Vascular Cerebral, ou simplesmente AVC, é uma das maiores causas de morte e internações em todo o mundo, segundo o Ministério da Saúde. Ocorrem quando há o entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos que abastecem o cérebro, provocando paralisia na área.

Estudos comprovam que a poluição possui grande influência neste processo de entupimento das artérias do cérebro, deixando de prover sangue aos grupos de neurônios. Seus indícios são: alteração no equilíbrio, formigamento em um lado do corpo, confusão mental e dor de cabeça súbita.

Como evitar as doenças causadas pela poluição do ar

Ir morar no campo, longe dos poluentes, é ótimo para melhorar a qualidade de vida, mas nem sempre é uma alternativa viável.

A maneira mais adequada de fazer a prevenção de todas as doenças causadas pela poluição do ar, é cuidando da atmosfera onde se vive. E para isso, hoje em dia, é possível contar com auxílio tecnológico, através dos purificadores de ar, que ajudam a fornecer um ar muito mais saudável para se respirar.

O Purifik Air, através de seu sistema de filtragem triplo, retém 99,9% das impurezas suspensas no ambiente, contribuindo para uma melhor qualidade do ar. É ideal para promover o bem-estar a pessoas que já possuem doenças respiratórias e também para se precaver contra os efeitos da poluição.

Adquira já o seu purificador de ar!

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar