Poluição atmosférica e seus efeitos na saúde
Uma das maiores preocupações do mundo atualmente é a grande quantidade de poluição concentrada em grandes cidades. Além de apresentar danos gravíssimos para o meio ambiente, a poluição atmosférica também pode causar inúmeros problemas de saúde.
De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 92% da população mundial está exposta à inalação de poluição em níveis alarmantes. Esses poluentes podem exercer impactos tanto nos pulmões, quanto nos sistemas cardiovasculares.
Se você deseja se manter informado sobre o controle de umidade e temperatura, receber notícias, convites para eventos e muito mais, inscreva-se em nossa base de dados.
Principais doenças causadas pela poluição do ar
Os altos níveis de poluição, provenientes principalmente da liberação de fumaça e partículas inaláveis das indústrias, queima de combustíveis fósseis pelos automóveis e até mesmo incêndios, podem dar origem a uma série de doenças, tais como:
1. Asma
A asma é uma doença crônica que causa estreitamento das vias do pulmão. Pode surgir devido à predisposição genética (ou seja, a pessoa já nasce com essa condição), ou manifestar-se ao longo da vida, devido ao contato com a poluição, fator que contribui para a diminuição da capacidade pulmonar.
Cerca de 300 milhões de pessoas no mundo são portadoras de asma, segundo a OMS. Seus principais sintomas são a falta de ar, dificuldades respiratórias, aperto no peito e tosse.
2. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
Essa é uma síndrome clínica que abrange duas outras doenças respiratórias: o enfisema pulmonar e a bronquite. É caracterizada pela destruição dos alvéolos pulmonares (sacos aéreos microscópicos onde acontecem trocas gasosas entre o sangue e o ar) e a inflamação dos brônquios, causando lesões irreversíveis e reduzindo a capacidade pulmonar progressivamente.
É uma doença que atinge amplamente as pessoas que vivem em áreas de grandes cidades, onde estão concentradas maiores focos de poluição. Seus sintomas mais recorrentes são a tosse, falta de ar, cansaço, e excesso de muco.
3. Bronquite
A bronquite é a inflamação dos brônquios, vias responsáveis por conduzir o ar do nariz ao pulmão. Pode ser aguda (geralmente causada por infecção) ou crônica (em que a poluição é a maior responsável pelo surgimento).
Afeta, sobretudo, o nariz, a garganta e posteriormente os pulmões. Costuma causar tosse com muco, falta de ar, coriza, chiado no peito e lábios roxos.
A Thermomatic é especialista em soluções para a saúde e bem-estar de milhões de pessoas. Solicite um orçamento dos nossos produtos abaixo:
4. Câncer de pulmão
Apesar de ter maior incidência em pessoas fumantes, o contato com a poluição do ar é um dos fatores principais que levam a tumores de pulmão no mundo, conforme a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer.
O início da doença pode ser impulsionado por um acúmulo de partículas no pulmão, gerando um broto canceroso. Os sintomas incluem dor no peito, tosse com sangue e perda de peso, porém só costumam aparecer em estágios mais avançados.
5. AVC
Doenças veiculadas pelo ar não são as únicas facilitadas pela poluição abrangente, vinda de grandes polos industriais.
O Acidente Vascular Cerebral, ou simplesmente AVC, é uma das maiores causas de morte e internações em todo o mundo, segundo o Ministério da Saúde. Ocorrem quando há o entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos que abastecem o cérebro, provocando paralisia na área.
Estudos comprovam que a poluição possui grande influência neste processo de entupimento das artérias do cérebro, deixando de prover sangue aos grupos de neurônios. Seus indícios são: alteração no equilíbrio, formigamento em um lado do corpo, confusão mental e dor de cabeça súbita.
Como evitar as doenças causadas pela poluição do ar
Ir morar no campo, longe dos poluentes, é ótimo para melhorar a qualidade de vida, mas nem sempre é uma alternativa viável.
A maneira mais adequada de fazer a prevenção de todas as doenças causadas pela poluição do ar, é cuidando da atmosfera onde se vive. E para isso, hoje em dia, é possível contar com auxílio tecnológico, através dos purificadores de ar, que ajudam a fornecer um ar muito mais saudável para se respirar.
O Purifik Air, através de seu sistema de filtragem triplo, retém 99,9% das impurezas suspensas no ambiente, contribuindo para uma melhor qualidade do ar. É ideal para promover o bem-estar a pessoas que já possuem doenças respiratórias e também para se precaver contra os efeitos da poluição.
Converse com um especialista e adquira já o seu Purifik.