pixel

Umidificador de Ar Resolve?

Umidificador de Ar Resolve? - FOTO 1
Umidificador de Ar Resolve? - FOTO 1

Tratando-se de qualidade do ar, a umidade relativa é um fator muito importante a ser considerado, já que está diretamente relacionado com a saúde. Quando começa o tempo seco, os noticiários alertam a população sobre os riscos da baixa umidade, já que podem gerar uma série de problemas respiratórios.

Sendo assim, muitas pessoas buscam por equipamentos para melhorar o clima e para atingir níveis mais saudáveis. O umidificador de ar surge então como uma solução prática para aumentar a umidade do ar rapidamente.

Umidificador de ar funcionando em cima da mesa de trabalho em casa

O que é um umidificador de ambiente?

O umidificador é um equipamento desenvolvido para tornar a atmosfera do cômodo mais úmida. Pode ser usado especialmente durante épocas mais secas como o inverno, em que as chuvas são menos frequentes, ou mesmo em conjunto com o ar-condicionado, para evitar que o ar fique ressecado.

Como funciona um umidificador de ar?

O umidificador de ar funciona transformando a água do reservatório em pequenas gotículas que vão para o ar. Esse processo pode ser realizado de algumas formas, como:

  • Vaporização - onde o equipamento dispara um vapor através do aquecimento da água em seu interior;

  • Geração ultrassônica - produz uma névoa de vapor frio ao vibrar a água do reservatório em uma alta frequência;

  • Impulsor - lança água em um difusor para que as gotículas se espalhem pelo ambiente.

Umidificador de ar resolve?

Se o ar estiver muito seco (abaixo de 30% de umidade relativa), utilizar um umidificador pode ajudar. Mas é preciso tomar cuidado, já que a alta umidade faz tão mal à saúde quanto a baixa.

Em geral, o aparelho deve ser usado com cautela para não elevar a umidade demais, já que deixar o umidificador ligado por muitas horas pode ocasionar a proliferação de microrganismos, como bactérias, ácaros e os fungos, responsáveis pelo mofo e bolor.

O que esses seres têm em comum? Além de serem extremamente prejudiciais para a saúde respiratória, eles se reproduzem quando a umidade do ambiente está alta (acima de 65%).

São altamente alérgenos e ao entrar em contato com as vias aéreas, desencadeiam crises de doenças respiratórias como asma, bronquite, rinite e sinusite alérgica, afetando o sistema imunológico e prejudicando a qualidade de vida.

Importante notar que muitas vezes o uso de umidificador de ar é desnecessário, pois atividades do dia a dia como tomar banhos quentes, lavar roupas, cozinhar, e até mesmo reunir várias pessoas no mesmo cômodo, já são capazes de aumentar a umidade interna naturalmente. Por isso, cada caso deve ser avaliado.

Assista ao vídeo do Dr. Bactéria explicando os perigos do umidificador de ar:

Qual é a umidade do ar ideal?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis de umidade ideais para os seres humanos estão entre 50% e 60%. Dentro deste padrão, é possível evitar tanto o ressecamento das mucosas, quanto a proliferação de microrganismos nocivos.

Manter a umidade do ar equilibrada é fundamental, e é sinônimo de um ambiente saudável e seguro, principalmente para quem possui doenças respiratórias ou mesmo o sistema imunológico mais frágil, como bebês e idosos.

Para saber se o ambiente está em níveis salubres, o ideal é contar com equipamentos de medição como higrômetros, que são encontrados facilmente, e indicam com precisão o percentual de umidade dos espaços. Ou ainda um desumidificador de ar, já que possui umidostato que mede a U.R. e mantém nos níveis adequados, desligando automaticamente ao atingir a faixa pré-estabelecida.

Umidificador x desumidificador de ar

Quando se fala de umidade do ar, a primeira coisa que vem à mente é o umidificador, certo? Mas o que muita gente não sabe, é que existe outro equipamento que atua diretamente no controle de umidade: o desumidificador de ar.

Os desumidificadores de ar são equipamentos que foram projetados para controlar a umidade. Eles retiram o excesso de umidade do ar através da condensação da água e armazenam em um reservatório.

E ao contrário dos umidificadores, os desumidificadores de ar Desidrat possuem mecanismos que regulam a umidade relativa do ambiente.

Dessa forma, o desumidificador atinge o equilíbrio perfeito da umidade, não deixando o ambiente úmido e nem ressecado. Somente através dele é possível alcançar e manter os níveis recomendados pela OMS.

Assim, o Desidrat evita a proliferação de fungos, ácaros e bactérias, com eficiência atestada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. É essencial para quem tem doenças respiratórias, garantindo um ar mais saudável e livre dos males causados pelo desequilíbrio da umidade.

Além disso, também preserva os bens materiais contra o mofo e a ação da alta umidade, prevenindo o descascamento da tinta de paredes, o estufamento de móveis de madeira, a deterioração de papéis e muito mais.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar