Bolor

Bolor
Bolor

É comum associarmos o bolor ao mofo, já que ambos são tipos de fungos. Porém, o bolor é apenas o estágio inicial do mofo. Seu desenvolvimento acontece em ambientes úmidos, com pouca luz e umidade alta, e pode afetar tanto a saúde quanto os bens materiais.

Apesar de o bolor ser apenas o início do problema, é com ele que devemos tomar cuidado, já que o mofo aparece em seguida e, muitas vezes, faz com que a contaminação de objetos, alimentos, temperos e estruturas seja irreversível.

A contaminação por bolor pode acontecer de diversas formas, seja dentro do guarda-roupa ou em alimentos mal conservados. A deterioração é causada pelas enzimas produzidas pelos fungos, que provocam a decomposição da matéria orgânica, principalmente de alimentos.

As características do bolor

O bolor possui diferentes aspectos, todos de acordo com o material que foi contaminado. Ele pode se desenvolver tanto na forma branca ou acinzentada, como acontece em roupas e estofados, ou esverdeado, comum em alimentos.

Independente do lugar em que apareça, o bolor ainda assim é prejudicial, podendo desencadear alergias respiratórias e crises de doenças graves, como rinite alérgica e asma. Além disso, a falta de cuidados pode fazer com que a contaminação por bolor vire uma infestação de mofo, tornando ainda mais difícil seu controle e intensificando o problema.

Onde o mofo aparece?

  • Bolores em alimentos

    Bolores em alimentos

    O Penicillium é o tipo de fungo que contamina os alimentos. Mais conhecido como “bolor de pão”, ele pode contaminar também frutas e queijos. Apesar de alguns tipos de fungos serem utilizados intencionalmente nos alimentos, como nos queijos brie e gorgonzola, o consumo de algumas espécies é considerado prejudicial.

    É comum encontrar manchas esverdeadas no pão após um longo período de armazenamento, ou quando ele está estocado em um local pouco arejado. O correto é descartar este alimento, já que remover a parte embolorada não garante que ele não tenha sido contaminado por completo.

    A ingestão de bolor pode causar dores estomacais, alergias e intoxicação alimentar, podendo ainda resultar em problemas graves de saúde.

  • Bolor na parede

    Bolor na parede

    A formação de bolor em paredes é comum em cômodos como, por exemplo, o banheiro. O vapor do chuveiro torna o ar úmido e, se não for dissipado rapidamente, faz com que os microrganismos se desenvolvam na estrutura, principalmente se o banheiro não tiver janela.

    O bolor provoca manchas escuras na parede, rejunte dos azulejos e também no teto, fazendo com que o ambiente também fique com mau cheiro. Além disso, a contaminação facilita o descascamento da tinta e resulta em um prejuízo muito maior caso não seja resolvido logo no início.

  • Bolor em armários

    Bolor em armários

    Tanto os armários da cozinha quanto os do banheiro estão sujeitos à contaminação por bolor. Por ficarem fechados a maioria do tempo, os fungos se proliferam facilmente, ainda mais por serem ambientes residenciais que retêm bastante umidade. Além disso, os armários são feitos de madeira, o que facilita ainda mais a absorção da umidade no móvel.

    O vapor causado durante o banho ou na preparação de alimentos faz com que a umidade dos ambientes seja maior que 60%, aumentando 40 vezes mais a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais à saúde.

  • Bolor em móveis

    Bolor em móveis

    A proliferação de bolor em móveis de madeira acontece frequentemente em ambientes úmidos. Além da deterioração por conta da umidade em si, a contaminação por microrganismos faz com que os móveis fiquem manchados e estufados, podendo até mesmo causar seu descarte total.

    O problema é comum por conta da proximidade dos móveis com a parede, como no caso das estantes, que ficam encostadas o tempo todo. Se a parede estiver contaminada com bolor, ele facilmente vai se proliferar no objeto mais próximo e pode causar mais perdas.

    Em estofados, também é comum haver contaminação por bolor, principalmente na parte traseira. Sofás e poltronas apresentam mau cheiro e manchas que, se não forem removidas rapidamente, atingem o interior do objeto e causam danos irreversíveis.

  • Bolor em roupas

    Bolor em roupas

    Quando o inverno está chegando, já temos o costume de procurar nossas roupas mais quentes. Porém, como elas ficam guardadas por bastante tempo no guarda-roupa, a contaminação por bolor e mofo pode acontecer sem que você perceba.

    O problema só é conhecido ao tirar as roupas do armário. O mau cheiro típico pode vir acompanhado de manchas brancas que são difíceis de remover. Além disso, também é comum espirrarmos ao retirar a peça do armário, pois aquele pó que está presente na roupa é inalado por nós, ocasionando crises de espirros e coceiras.

    Alguns materiais, como o couro, podem apresentar manchas esverdeadas pela peça.

Como acabar com o bolor dentro de casa

A contaminação por bolor pode e deve ser evitada, já que ela causa a proliferação de mofo, que é mais difícil de solucionar. Receitas caseiras, como o uso de vinagre na limpeza, podem até resolver o problema por um certo tempo, mas não impedem totalmente o desenvolvimento dos microrganismos. Isso faz com que eles retornem e contaminem novamente o ambiente, facilitando crises de rinite alérgica e asma, que fazem mal à saúde e podem desencadear problemas mais graves.

Para que a contaminação seja evitada, é necessário manter os ambientes com a umidade controlada entre 50% e 60%. Esses níveis só são garantidos com o uso de um desumidificador de ar.

A Thermomatic oferece equipamentos ideais para todo o tipo de uso dentro de sua casa através do Desidrat. A linha compact controla a umidade em compartimentos pequenos e fechados, como armários e gavetas, enquanto as linhas smart e design garantem o conforto em ambientes como salas de estar, cozinhas e banheiros, impedindo que os móveis sofram deterioração e que os fungos e ácaros prejudiquem a saúde de sua família.

Entre em contato com um de nossos consultores e escolha o melhor Desidrat para sua casa!

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Confira desumidificadores de ar que evitam e bolor e mofo no ambiente:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet