Como Eliminar os Ácaros

Como Eliminar os Ácaros
Como Eliminar os Ácaros

Um dos maiores especialistas em alergia no Brasil, o Dr. Júlio Croce, endossou um estudo sobre o habitat e hábitos sexuais de ácaros. Foi comprovado através de inúmeras pesquisas feitas pela USP e cedidas à Thermomatic, que praticamente dois terços dos fenômenos alérgicos do homem, como asma, rinites e algumas manifestações cutâneas de hipersensibilidade, são decorrentes da presença, não só de micro ácaros ambientais, mas também de seus restos corpóreos e dejetos por eles deixados no ambiente onde o homem habita ou trabalha.

O que são ácaros?

Os ácaros são animais minúsculos que se alimentam de células mortas de pele humana e de animais como cães e gatos. São resquícios presentes nas roupas de cama, nos colchões, travesseiros, sofás e almofadas.Além do ácaro, os seus excrementos e os seus restos mortais também são elementos desencadeantes de processos alérgicos. Eles ficam em suspensão no ar e compõem a famosa poeira domiciliar.

Onde os ácaros vivem?

Os ácaros domésticos vivem em travesseiros, lençóis de cama, dentro das fibras de tapetes, carpetes, cortinas, almofadas, sofás e até bichinhos de pelúcia. Por isso, a limpeza para evitar o acúmulo de pó deve ser redobrada e constante. Pó é outro item a ser destacado. Como os ácaros se disseminam com o pó é preciso que se evite dispersá-lo. Eles precisam de umidade acima de 50% e temperatura acima de 20º para sobreviver e proliferar.

Tipos de Ácaros

  • Ácaro siro e Tyrophagus putrescentiae

    Ácaro siro e Tyrophagus putrescentiae - Estão presentes em produtos armazenados como cereais, legumes e sementes. Também estão em domicílios. Podem causar reações alérgicas em pessoas que tenham contato ou inalem o produto contaminado. Conhecido também como ácaro de farinha.

  • Blomia Tropicalis (Oshima)

    Blomia Tropicalis (Oshima) - Presentes no pó doméstico. Muito comum em regiões tropicais ou semi tropicais.A incidência ocorre em produtos armazenados e na poeira. É responsável pelas crises alérgicas de doenças respiratórias como: rinite, asma, bronquite e dermatite atópica.

  • Dermatophagoides farinae

    Dermatophagoides farinae, pteronyssinus, Euroglyphus maynei e Lepidoglyphus destructor –Comum e numeroso dentro de casa, presentes nos carpetes, tapetes, colchões, travesseiros e roupas de cama. É a segunda espécie mais numerosa e pode causar diversos tipos de alergia. Considerado o principal agente causador de asma e dermatites.

  • Glycyphagus domesticus

    Glycyphagus domesticus – Comum em armazéns de alimentos e grãos. Presente também no pó doméstico. Além de perdas no estoque, trabalhadores desses ambientes podem desenvolver dermatites.Produz sintomas alérgicos em pacientes com imunidade baixa.

  • Tetranychus ludeni

    Tetranychus ludeni - Causa amarelamento e necrose nas folhas e frutos. Conhecido popularmente como ácaro vermelho. Esse micróbio chega a causar perdas de até 75% de produtividade.

    Afetada: Algodão, Alho, Amendoim, Cebola, Ervilha, Feijão, Pimenta, Pimenta-do-reino, Pimentão, Quiabo e Tomate.

  • Sarcoptes scabiei

    Sarcoptes scabiei - Conhecido também como ácaro da sarna. São responsáveis pela transmissão da sarna em animais como cães, gatos, carneiros, cabras, aves, entre outros. O ácaro da sarna é uma aranha menor que uma cabeça de alfinete, ela é fêmea. Depois de fecundada, ela aprofunda sob a pele da vítima, cuja extremidade pões seus ovos. Desses ovos nascem larvas de seis patas, que passam a viver sobre a pele inchada.

    A sarna é uma patologia cutânea e algumas são zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos. As lesões abrangem: eritema, crostas hemorrágicas e escoriações.

  • Demodex folliculorum e demodex brevis

    Demodex folliculorum e demodex brevis - São ácaros que moram em ou próximo de folículos de mamíferos. Mais de 65 espécies são conhecidas. Apesar de não provocar sintomas no paciente, ocasiona doenças de pele. O ácaro do folículo, conhecido popularmente por este nome, é encontrado na pele dos cães. Na pluralidade dos cães, a imunidade mantém os ácaros do folículo sob controle, mas os cães com imunidade baixa, incluindo filhotes, pode acontecer de crescerem de forma descontrolada, resultando em doenças

  • Cnemidocoptes ssp, Dermanyssus spp, Sternostoma

    Cnemidocoptes ssp, Dermanyssus spp, Sternostoma - Parasitas externos podem afetar os pássaros. Os passeriformes (canários, diamantes) e os periquitos são os que mais sofrem com os ácaros.

Existem 3 tipos de ácaros dos pássaros:

  • Cnemidocoptes ssp - Proliferação cutânea anormal, nas patas, bico, cera e às vezes no rosto e nas pálpebras. Os sintomas demoram para aparecerem. Já teve casos de aparecimento de escamas nas patas e escamas no dedo.

  • Dermanyssuss spp ou ácaro vermelho – Não é frequente em aves, mas pode afetar pássaros jovens. Os sintomas são nervosismo, penas menos brilhantes e fraqueza. O período de vida deste ácaro é rápido, pode completar até 7 dias.

  • Sternostoma tracheacolum ou ácaro da traqueia – Afeta os pulmões, traqueia e siringe dos pássaros. Os sintomas são a micoplasmose e clamídia (doenças respiratórias). Além disso, perda de canto ou mudanças na fonação também são as reações causadas.

  • Dermansyssus Gallinae

    Dermansyssus Gallinae - Popularmente chamado de “piolho de galinha” ou de ácaro vermelho, causa coloração avermelhada em aves. Essa cor muda ao longo do processo, passando para vermelho escuro e chegando a cinza depois de todo sangue ingerido. Pode ser encontrado em perus, pombos, pardais, galinhas, entre outros. O principal problema é o estresse. Aves criadas em gaiolas são submetidas à condições de estresse constantes e ficam muito agitadas.

  • Tetranychus spp

    Tetranychus spp - Esse tipo de ácaro se reproduz depressa. É conhecido como ácaro aranha pela formação de teias que sugam a seiva da planta. Atacam a parte de baixo das folhas e bebem toda energia da planta. Além de possuir coloração vermelha, também pode apresentar outra cor.

    O primeiro passo para eliminá-los é a prevenção, por isso não reproduza condições favoráveis como umidade, calor e abrigo.

Ácaro faz mal para saúde?

Os ácaros estão em todos os lugares e são os principais causadores de doenças como rinite, asma alérgica, dermatite atópica, conjuntivite, blefarite e escabiose.

É possível conviver com ácaros, mas há um limite para isso. Mesmo pessoas não alérgicas podem ser afetadas quando expostas a um número excessivo de ácaros.

Roberto Martins, diretor biomédico da Microbiotécnica em São Paulo, alerta que após 2 anos cerca de 25% do peso do travesseiro é composto por ácaros vivos, mortos e pela sua excreção ocasionando uma possível alergia respiratória.

Os excrementos dos ácaros ficam em suspensão no ar e quando inalamos, esses agentes alérgenos entram em contato com o nosso sistema de defesa liberando uma substancia chamada histamina. Essa substância desencadeia todos os sintomas de alergia, como coceira, espirros e até o fechamento dos brônquios.

 

Como acabar com os ácaros?

A melhor maneira de eliminar os ácaros é o cuidado com o ambiente. Com os Desumidificadores da Linha Desidrat, você controla a umidade do ambiente eliminando a principal condição de sobrevivência e proliferação desses e outros micro-organismos que tanto prejudicam à nossa saúde. Além disso, elimina até 90% das impurezas do ar que respira. Comprovado pela Cetesb, o equipamento filtra, através de uma cortina úmida, todo o ar (poeira domiciliar) que passa através dele. Com isso, você terá também uma percepção sensorial mais agradável do ambiente.

 

Algumas outras medidas também podem ajudar, como:

- Ventilar os cômodos da casa, principalmente quartos;

- Lavar com frequência roupas de cama com temperaturas elevadas;

- Colocar capas protetoras nos travesseiros;

- Almofadas e colchões devem ser higienizados semanalmente com aspirador de pó.

 

Essas ações, no entanto, não serão suficientes se a umidade excessiva estiver no ambiente, favorecendo à proliferação dos ácaros. O cuidado com a saúde vai muito além de bons médicos e tratamentos de doenças já existentes. A prevenção é o melhor remédio para garantir bem-estar à sua família.

 

Confira desumidificadores de ar para melhor saúde e bem-estar:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet