Desumidificador de Ar para Cervejarias

Desumidificador para Cervejarias
Desumidificador para Cervejarias

De valor crescente para indústria alimentícia, o mercado cervejeiro vem se consolidando cada vez mais, sendo o Brasil o terceiro maior fabricante mundial com 13,3 bilhões de litros produzidos anualmente.

Para atingir os padrões de qualidade exigidos e agradar o paladar dos consumidores, os cervejeiros devem se atentar aos fatores ambientais, já que estes podem causar alterações no aroma, cor e sabor dos produtos.

Uma vez que as características da bebida são modificadas, nem mesmo a escolha de matérias-primas de boa origem e o uso de máquinas da mais alta tecnologia são capazes de inibir esses e outros defeitos indicados através de análises sensoriais.

Produção de cerveja livre do excesso de umidade

Excesso de umidade compromete produção de cervejas

O excesso de umidade é responsável pela proliferação de microrganismos como fungos, que dão origem ao mofo e ao bolor. Por mais que a cerveja seja considerada estável e de baixo risco microbiológico, o ambiente ainda pode desenvolver esse problema, tornando-o impróprio.

Em 2019, uma das fábricas de uma grande cervejaria foi interditada por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SIPOV), diante de problemas como a presença de mofo nas paredes, causado pela umidade em abundância.

A fabricação de bebidas em ambientes insalubres resultou em uma multa de R$117 mil, interdição da fábrica por tempo indeterminado, além de apreensão e descarte das cervejas que estavam sendo produzidas naquele local.

A falta de controle da umidade relativa do ar, que resulta no crescimento dos microrganismos no ambiente, também prejudica a cerveja em seu ato de produção desde sua matéria-prima.

Cevada (malte) armazenada para a preparação de cerveja

O malte deve ser armazenado em condições estáveis de umidade, ou então estará sujeito ao desenvolvimento de fungos e bolores, ou até mesmo carunchos que destroem o grão, causando grandes perdas à produção.

Uma cerveja com gosto azedo, por exemplo, é resultado do uso de malte armazenado em ambientes úmidos. Assim como outros grãos, nesse tipo de situação ocorre a proliferação de micotoxinas provenientes dos fungos, Penicillium e Aspergillus.

Além disso, se a cerveja é exposta a áreas muito úmidas durante o período de fermentação, pode ser contaminada por mofo preto. Isso causa alterações em seu aroma e sabor, e oferece riscos à saúde dos consumidores.

Para o bom funcionamento de um estabelecimento, deve-se garantir proteção contra contaminação por resíduos e controlar as condições climáticas do ambiente. A obtenção de bons resultados exige adequação às condições higiênico-sanitárias necessárias ao manuseio, elaboração e armazenamento da bebida.

Para tanto, só é possível assegurar tais condições diante do controle de umidade relativa em até 55%. Caso contrário, em pouco tempo, não apenas a bebida terá seu aroma e sabor alterados, mas seu rótulo e sua embalagem serão perdidos em decorrência da presença de mofo e bolor.

Garrafa de cerveja servindo copo

A solução para o controle de umidade em cervejarias

Sem o controle de umidade na produção de cervejas, a ameaça de perdas de matérias-primas e até mesmo de autuação por parte dos órgãos responsáveis pela vigilância é iminente.

Para assegurar a qualidade das bebidas e proporcionar um produto de excelência para o mercado que agrada o paladar dos consumidores e não ofereça riscos à saúde, é necessário contar com um desumidificador de ar industrial.

A Thermomatic possui desumidificadores Desidrat capazes de atender desde as menores cervejarias artesanais, até os maiores produtores industriais, mantendo a umidade controlada em 45% constantemente. Assim proporciona uma atmosfera salubre e livre de microrganismos impróprios para a produção e armazenagem.

Protege também os armazéns de malte e cevada contra o desenvolvimento de fungos, bactérias e carunchos, assegurando maior qualidade da matéria-prima e assim, para o produto final. Trata-se de segurança para armazenagem do malte, fermentação do líquido e estoque das bebidas já prontas.

Já aplicado no armazenamento de outras bebidas, como o vinho, o Desidrat atua há mais de 36 anos oferecendo soluções em desumidificação que aceleram processos, diminuindo gastos e evitando prejuízo financeiro.

Principais Clientes

Principais Clientes Atendido: Logo da Ambev, Mercado do Mate, etc.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores para controle de umidade na fabricação de cervejas:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar