pixel

Desumidificador de Ar para Estúdios Musicais

Desumidificador para Estúdios Musicais - FOTO 1
Desumidificador para Estúdios Musicais - FOTO 1

Seja para uma banda de muito sucesso ou para um cantor em início de carreira, estúdios musicais são necessários para o desenvolvimento de todo mercado fonográfico. E dotados de muitos instrumentos e ferramentas para gravação, mixagem e finalização da produção musical, eles exigem cuidados especiais quanto à umidade do ar.

O bom planejamento e o gerenciamento de um negócio representam sua lucratividade. E, no caso dos estúdios, ambos fatores incluem cuidados com as condições do ambiente, a infraestrutura e a preservação dos instrumentos colocados ali dentro. Afinal, qualquer variação de umidade pode afetar o processo de gravação e deteriorar os equipamentos eletrônicos.

Em proporções maiores ou menores, estúdios caseiros e profissionais atendem a grandes demandas do mercado audiovisual e fonográfico. Além de músicas, ali também são produzidos podcasts, trilhas sonoras, vinhetas, entre outros conteúdos. Para alcançar o objetivo de ter sucesso na difusão desses produtos, a qualidade do ar no ambiente em que são gravados é fundamental.

Esses são espaços fechados, acusticamente isolados e contam com muitos instrumentos, cabos e equipamentos de trabalho. São locais que recebem um fluxo muito grande de pessoas, fatores que provocam aumento da umidade do ar naquele ambiente. Essa situação, como consequência, acarreta perdas materiais, diminui a produtividade e ainda afeta a saúde de quem estiver ali.

Efeitos do excesso de umidade na produção sonora

Apesar de ser invisível aos nossos olhos, a umidade afeta toda cadeia de produção musical, desde a emissão e captação dos sons, até sua edição e entrega do produto final.

No caso dos instrumentos de madeira (guitarra, violão, piano), a alta umidade do ar interfere na qualidade do som e do produto, fazendo com que seu material danifique com o tempo.

A guitarra e o violão, por exemplo, devem ser armazenados em um local com a umidade entre 30% e 50%. Pois, apesar de ser recomendado guardar instrumentos musicais em cases e bags para sua preservação, ainda assim o nível de umidade pode afetá-los e podem surgir fungos.

Já o piano pode ter sua afinação alterada se o ambiente não for mantido nestes níveis. Na bateria, o mofo pode crescer rapidamente dentro e na pele dos tambores, fazendo com que o som seja alterado com pouca possibilidade de reverter o dano. E os microfones também são objetos afetados pela umidade que provoca presença de bolor e diminui a vida útil do aparelho.

Nas espumas, caixas de ovos, tapetes e carpetes colocados para garantir isolamento acústico, a proliferação dos fungos e ácaros são certeiros, e acarretam o surgimento de manchas, mau cheiro e ataque das crises alérgicas.

Torna-se então difícil produzir materiais de qualidade dentro de estúdios que tenham sua infraestrutura prejudicada pelo excesso de umidade, fator que afeta a imagem do negócio perante antigos e novos clientes.

Preserve equipamentos e garanta a qualidade sonora

O bom projeto de um estúdio inclui a preocupação em preservar ao longo do tempo todo valor investido ali. Planejamento e preocupação para manter um ambiente como esse intacto exigem controle das condições climáticas para que seja possível oferecer serviços de qualidade.

A partir do momento em que a umidade afeta instrumentos musicais, equipamentos de captação de áudio e infraestrutura, o prejuízo financeiro é certeiro. E todo valor que poderia ser investido em tecnologia é redirecionado à manutenção, troca e reforma de equipamentos.

Aos gerentes e proprietários cabe a conscientização de que esses são ambientes que naturalmente acumulam umidade, pois necessitam ser fechados e isolados. E o melhor a se fazer diante desse fato é usufruir de um Desidrat, equipamento que permite manter o controle da umidade do ar.

A utilização frequente do Desidrat permite que o estúdio mantenha sua umidade relativa entre 30% e 50%, evitando a proliferação de fungos, mofo e bolor em seus instrumentos e equipamentos, prolongando a vida útil do produto até mesmo quando ninguém estiver por perto.

Consulte um de nossos vendedores para mais informações sobre os desumidificadores Desidrat.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar