pixel

Desumidificadores para Teatros

Desumidificadores para Teatros - FOTO 1
Desumidificadores para Teatros - FOTO 1

Casas de espetáculo, como o teatro, normalmente recebem um número elevado de pessoas. É preciso que esse ambiente seja tratado com seriedade, tendo em vista que o bem-estar das pessoas que ali transitam é importante para que desfrutem de bons momentos e, por isso, deve ser levado em plena consideração.

Dentre as exigências nessas casas está o controle da temperatura, a qualidade do ar e a umidade, considerando-se, primordialmente, o número de visitantes. Se por um lado, algumas alojam pequeno público, por outro há as grandes casas, onde o número de presentes pode passar de mil.

Assim como o ar condicionado, praticamente imprescindível nos estabelecimentos de espetáculos, o desumidificador vai se firmando como excelente opção de conforto, preservação de ambiente e saúde.

O trânsito elevado, a permanência por horas do público e do próprio elenco e produção já são responsáveis pela elevação da umidade no ambiente e também da deterioração na qualidade do ar. Cada pessoa produz dentro do ambiente 15% a mais de umidade. Soma-se a isto outros fatores, como localização do imóvel. Como qualquer imóvel, uma sala de teatro em cidade litorânea, por exemplo, tem naturalmente uma carga de umidade extra. O mesmo ocorre próximo a locais com densidade fluvial. Outras ocorrências da umidade, mesmo nos centros urbanos, pelo nosso clima tropical, é o excesso de chuvas, principalmente no verão, estendendo-se até março.

Quais são os problemas mais comuns de umidade?

Os efeitos da umidade do ar em geral podem ser bem percebidos em ambientes com poltronas estofadas, carpetes, tapetes, cortinas, coxia e locais onde figurinos costumam ser guardados.

Mau cheiro, bolor e mofo estão entre as principais consequências. Todos esses problemas são causados por fungos que se reproduzem em locais fechados, com umidade relativa do ar acima de 70%, pouca ventilação e sem luz. Os teatros são locais fechados na maior parte do tempo e apesar da limpeza frequente no local, não diminuem o risco de proliferação de fungos.

Além disso, os ácaros, microrganismos microscópicos, alojam-se em carpetes, sofás, cortinas e se proliferam com umidade acima de 60%. Nesses locais, além de ácaros vivos, também ficam os esqueletos e excrementos, que são agentes altamente alérgenos.

Outro efeito da umidade alta é a degradação de móveis, principalmente os higroscópicos, aqueles que absorvem umidade, como madeira MDF, por exemplo. Locais mais antigos possuem móveis de grande valor e que precisam ser conservados.

Construções antigas também sofrem, pois podem aparecer infiltrações e vazamentos no prédio, além de doenças estruturais reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde como a Síndrome do Edifício Doente.

Como se prevenir do excesso de umidade?

Forte aliado no combate ao excesso de umidade, o Desidrat é a melhor solução para as salas de teatro. Equilibram a umidade, mantendo-a entre 50% e 60%, inclusive, conforme prescreve a OMS – Organização Mundial da Saúde, previnem a proliferação de microrganismos como fungos, responsáveis pela disseminação de elementos com o bolor e o mofo, além de eliminarem o ácaro, nocivo em qualquer ambiente.

Devido ao seu processo de funcionamento, o desumidificador de ar, além de controlar a umidade, devolve ao ambiente um ar mais saudável, livre das partículas em suspensão, aquela famosa poeira que vemos quando bate a luz.

Importante considerar também que o próprio corpo humano exala umidade e desta forma contribui para o seu excesso numa casa de espetáculos.

Desidrat, o desumidificador da Thermomatic foi desenvolvido com a mais refinada tecnologia e encaixa-se perfeitamente em qualquer teatro. Além do mais, ele é silencioso e não interfere nas apresentações ou eventos que possam acontecer.

Para um teatro, uma casa de espetáculos, como para qualquer outro ambiente, é preciso dimensionar para se saber o equipamento mais indicado e também o número de equipamentos necessários para atender a determinada área. Isso é feito com um cálculo relativamente simples da metragem cúbica (comprimento x largura x altura), mas tem que se considerar volume de pessoas, vazão de ar e temperatura.

Entre em contato com um de nossos consultores e conheça o melhor equipamento para o seu ambiente.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar