A evolução do desumidificador e do ar-condicionado
O Brasil é um país de extensão continental e por esse motivo apresenta diferentes tipos de clima. O relevo e a ação das massas de ar também influenciam diretamente na temperatura, pluviosidade e umidade de cada região. Para lidar com isso e evitar problemas, é muito comum recorrer a um aparelho de ar condicionado e ao desumidificador de ar.
Esses equipamentos já existem há um bom tempo, mas muita gente ainda não sabe qual a função que cada um exerce e quais as diferenças entre ambos. Vale ressaltar que essas são questões importantes justamente para garantir o resultado desejado seja ele controlar a temperatura, ou controlar a umidade relativa do ar.
Apesar de ter sido criado em 1902, esse equipamento só passou a ser considerado um eletrodoméstico em 1952, época em que o mercado mundial se deu conta de seu potencial.
Já o desumidificador de ar tem uma história mais recente e muitas dúvidas sobre ele ainda pairam pelo ar. Desde 1989, quando foi lançado, por obra dos empreendedores Zdenko Herbert Kirsner e sua esposa Cristina Kirsner, o Desumidificador Desidrat da Thermomatic foi escrevendo uma escalada de sucesso e crescimento no mercado.
A percepção de um mercado em evolução, ávido por tecnologias ainda mais avançadas, fez com que a empresa desse um grande passo. Além da fabricação de equipamentos próprios, a empresa optou também por trazer equipamentos produzidos na Ásia, que se encaixaram perfeitamente nas necessidades do consumidor brasileiro. Visão apurada das necessidades de um mercado em expansão, aliados à competência empresarial coloca hoje a Thermomatic no patamar de liderança na comercialização de desumidificadores.
Como funciona o ar condicionado?
O ar condicionado, devido ao processo pelo qual desempenha sua função de regulagem da temperatura ou condicionamento do ar, acaba “naturalmente” retirando umidade do ar. Seu papel é baixar ou aumentar a temperatura, ou seja, exercer efeito constante sobre ela, de forma a nos proporcionar sensação de conforto térmico.
A função desumidificação do ar condicionado é suficiente para controlar a umidade do ambiente?
Geralmente o ar-condicionado vem dotado de muitas funções, como desumidificação, arrefecimento, aquecimento, purificação do ar e ventilação, que podem ser reguladas através de controles remotos, mas sua capacidade de controlar a umidade do ar não é a mesma do desumidificador.
Através do controle remoto, você consegue acionar a função desumidificação e, a partir desse momento, o equipamento começará a trabalhar de modo a controlar a umidade, porem o risco de deixar o ambiente seco é grande, uma vez que não é possível determinar o nível de umidade que você deseja.
Além disso, essa função foi projetada para ser usada no verão, visto que na medida em que a temperatura ambiente cai, o aparelho passa a ter mais dificuldade em condensar água nas placas de resfriamento, devido à menor diferença de temperatura entre placas e o ar.
Durante o inverno, o ar condicionado não costuma ser utilizado e é justamente nesta estação do ano que o controle de umidade é ainda mais necessário.
Durante o inverno o ar condicionado não costuma ser utilizado e nesta estação do ano o controle de umidade é ainda mais necessário.
Como funciona o desumidificador de ar?
O desumidificador, por sua vez retira o excesso de umidade do ar, mantendo-a nos níveis ideais que cada ambiente exige. Cada vez mais torna-se evidente a necessidade dos desumidificadores em nosso cotidiano, seja em casa, no trabalho, na academia ou qualquer outro ambiente social. Eles são fundamentais para manter o equilíbrio da umidade, evitar a proliferação de fungos e ácaros e o surgimento de mofo, bolor e mau cheiro.
No Brasil, desumidificador tem nome e história – Desidrat da Thermomatic. A umidade é a grande responsável pelo surgimento de microrganismos como fungos (mofo, bolor, etc) e ácaros. Os Desumidificadores Desidrat da Thermomatic são aliados poderosos no combate a umidade, desenvolvidos dentro da mais alta tecnologia, sobressaem-se também pelo seu design moderno e inovador, além de manterem a umidade relativa do ar dentro dos patamares desejáveis, livram o ambiente de impurezas.
Se tomarmos uma residência como exemplo, verificamos que a umidade, por vezes faz-se presente. O banheiro é um dos locais onde a umidade impera, principalmente nos dias mais frios quando tomamos banhos quentes e o vapor dos chuveiros se torna um desencadeador de umidade. Como resultado comum, temos paredes e tetos escurecidos (dependendo do tipo de construção) e em outros casos os chamados rejuntes de azulejos e pisos.
Se engana quem imagina que o banheiro é o único foco de umidade em uma residência (seja casa ou apartamento). As demais dependências como quarto, closets e despensas também estão sujeitas, principalmente em regiões onde a umidade relativa do ar é maior.
Silenciosa, a umidade através da formação de fungos principalmente, pode deteriorar quadros, livros, fotos, paredes, portas e até equipamentos eletroeletrônicos e causar sérios prejuízos.
Benefícios do desumidificador de ar: Saúde e Bem-estar
Quando elimina os microrganismos - fungos, ácaros e bactérias, o desumidificador está agindo em prol da saúde. Já que doenças respiratórias como asma e rinite normalmente são desencadeadas por um desses microrganismos. Desumidificadores, diferentemente do ar condicionado não alteram a temperatura e tem um papel muito importante na melhora das condições do ar. Inclusive a transmissão de vírus, como o da gripe, é dificultada com a adoção desses equipamentos.
Dentre as doenças respiratórias mais comuns e que podem ser evitadas com os desumidificadores de ar estão à asma, bronquite, sinusite e a famigerada rinite alérgica que a cada dia faz novas vítimas.
Paulatinamente, o desumidificador vai deixando de ser visto como luxo, passando a ter sua imagem real, de um equipamento amigável, que age na manutenção da saúde e na preservação de bens patrimoniais (sua casa, seu escritório, sua empresa, sua academia, enfim todos os ambientes).
Qual é melhor? O ar-condicionado ou o desumidificador de ar?
É possível ter os dois equipamentos no seu ambiente, portanto um complementa o outro. Ter um ar condicionado garantirá regulação de temperatura que deseja, já ter um desumidificador garantirá a desumidificação no nível que você precisa. Assim, é possível garantir um ambiente agradável e saudável para todos.