Ar Condicionado X Desumidificador

Ar Condicionado X Desumidificador
Ar Condicionado X Desumidificador

O Brasil é um país de extensão continental e por esse motivo apresenta diferentes tipos de clima. O relevo e a ação das massas de ar também influenciam diretamente na temperatura, pluviosidade e umidade de cada região. E para lidar com isso e evitar problemas, é muito comum recorrer a um aparelho de ar condicionado e ao desumidificador de ar. Esses equipamentos já existem há um bom tempo, mas muita gente ainda não sabe qual a função que cada um exerce e quais as diferenças entre ambos. Vale ressaltar que essas são questões importantes justamente para garantir o resultado desejado seja ele controlar a temperatura, ou controlar a umidade relativa do ar.

O ar condicionado é muito conhecido, pelo menos em centros urbanos. Criado em 1902, para ser usado em uma fábrica de Nova Iorque, o ar-condicionado demorou para se tornar conhecido. Sua produção em série começou mesmo só em 1952, época em que o mercado mundial se deu conta de todo potencial do equipamento.

Já o desumidificador de ar tem uma história mais recente e muitas dúvidas sobre ele ainda pairam pelo ar. Desde 1989, quando foi lançado, por obra dos empreendedores Zdenko Herbert Kirsner e sua esposa Cristina Kirsner, o Desumidificador Desidrat da Thermomatic foi escrevendo uma escalada de sucesso e crescimento no mercado. A percepção de um mercado em evolução, ávido por tecnologias ainda mais avançadas, fez com que a empresa desse um grande passo. Além da fabricação de equipamentos próprios, a empresa optou também por trazer equipamentos produzidos na Ásia, que se encaixaram perfeitamente nas necessidades do consumidor brasileiro. Visão apurada das necessidades de um mercado em expansão, aliados à competência empresarial coloca hoje a Thermomatic no patamar de liderança na comercialização de desumidificadores.

 

Como funciona o ar condicionado?

O ar condicionado, devido ao processo pelo qual desempenha sua função de regulagem da temperatura ou condicionamento do ar, acaba “naturalmente” retirando umidade do ar.

Muitos clientes nos perguntam: “O ar condicionado substitui a função de desumidificação do ar?” A resposta é NÃO. Você pode ter os dois equipamentos dentro de casa ou no ambiente profissional, mas é importante ter claro os benefícios de um e de outro. O papel do ar condicionado é baixar ou aumentar a temperatura, ou seja, exerce efeito constante sobre ela, de forma que nos proporciona uma sensação de conforto térmico.

O ar condicionado assegura a regulação da temperatura dentro do ambiente. A grande maioria dos aparelhos no mercado têm muitas funções como arrefecimento, aquecimento, purificação do ar e ventilação, que podem ser reguladas através de controles remotos.

Aparelhos de ar condicionado também possuem a função “DESUMIDIFICAÇÃO”, porém, nesta seleção o aparelho não tem a função de controlar a umidade, apenas executa ciclos periódicos de resfriamento, para condensar água nas placas frias e deixar escorrer esta água. Esta função foi projetada para ser usada no verão, visto que na medida que a temperatura ambiente cai, o aparelho passa a ter mais dificuldade em condensar água nas placas de resfriamento, devido à menor diferença de temperatura entre placas e o ar.

Durante o inverno o ar condicionado não costuma ser utilizado e nesta estação do ano o controle de umidade é ainda mais necessário.

 

 Como funciona o desumidificador de ar?

O desumidificador, por sua vez retira o excesso de umidade do ar, mantendo-a nos níveis ideais que cada ambiente exige. Cada vez mais torna-se evidente a necessidade dos desumidificadores em nosso cotidiano, seja em casa, no trabalho, na academia ou qualquer outro ambiente social. Eles são fundamentais para manter o equilíbrio da umidade, evitar a proliferação de fungos e ácaros e o surgimento de mofo, bolor e mau cheiro. No Brasil, desumidificador tem nome e história – Desidrat da Thermomatic. A umidade é a grande responsável pelo surgimento de microrganismos como fungos (mofo, bolor, etc) e ácaros. Os Desumidificadores Desidrat da Thermomatic são aliados poderosos no combate a umidade. Desenvolvidos dentro da mais alta tecnologia, sobressaem-se também pelo seu design moderno e inovador. Além de manterem a umidade relativa do ar dentro dos patamares desejáveis, livram o ambiente de impurezas. Se tomarmos uma residência como exemplo, verificamos que a umidade, por vezes faz-se presente. O banheiro é um dos locais onde a umidade impera, principalmente nos dias mais frios quando tomamos banhos quentes e o vapor dos chuveiros se torna um desencadeador de umidade. Como resultado comum, temos paredes e tetos escurecidos (dependendo do tipo de construção) e em outros casos os chamados rejuntes de azulejos e pisos. Mas, se engana quem imagina que o banheiro é o único foco de umidade em uma residência (seja casa ou apartamento). 

As demais dependências como quarto, closets e despensas também estão sujeitas, principalmente em regiões onde a umidade relativa do ar é maior.

Silenciosa, a umidade através da formação de fungos principalmente, pode deteriorar quadros, livros, fotos, paredes, portas e até equipamentos eletroeletrônicos e causar sérios prejuízos.

 

Mas qual é melhor? O ar condicionado ou o desumidificador de ar?

É possível ter os dois equipamentos no seu ambiente, portanto um complementa o outro. Ter um ar condicionado garantirá regulação de temperatura que deseja, já ter um desumidificador garantirá o controle da umidade no nível que você precisa. Assim, é possível garantir um ambiente agradável e saudável para todos.

 

Benefícios do desumidificador de ar: Saúde e Bem-estar

Quando elimina os microrganismos - fungos, ácaros e bactérias, o desumidificador está agindo em prol da saúde. Já que doenças respiratórias como asma e rinite normalmente são desencadeadas por um desses microrganismos. Desumidificadores, diferentemente do ar condicionado não alteram a temperatura e tem um papel muito importante na melhora das condições do ar. Inclusive a transmissão de vírus, como o da gripe, é dificultada com a adoção desses equipamentos. Dentre as doenças respiratórias mais comuns e que podem ser evitadas com os desumidificadores de ar estão à asma, bronquite, sinusite e a famigerada rinite alérgica que a cada dia faz novas vítimas.

Paulatinamente, o desumidificador vai deixando de ser visto como luxo, passando a ter sua imagem real, de um equipamento amigável, que age na manutenção da saúde e na preservação de bens patrimoniais (sua casa, seu escritório, sua empresa, sua academia, enfim todos os ambientes).

Ficou com dúvidas? Entre em contato com um de nossos consultores para indicação do melhor equipamento para seu ambiente.

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet