Desumidificador para Conservação de Temperos e Condimentos

Desumidificador para Conservação de Temperos e Condimentos
Desumidificador para Conservação de Temperos e Condimentos

Presentes em restaurantes e cozinhas profissionais (hotéis, bares, pubs e lanchonetes), até na mesa de nossas casas os temperos e condimentos são essenciais para sabores e aromas. Por isso, todo cuidado é pouco quando se trata da conservação contra a umidade.

Embora os temperos não componham a parte principal do cardápio, são eles que potencializam o sabor e sem dúvida dão distinção a cozinha. Muitas vezes, os condimentos são comprados em grandes quantidades, variedades, e um ou outro podem acabar por ser esquecidos nas prateleiras ou em armários, o que aumenta a chance de retenção de umidade, gerando os fungos causadores de mofo e bolor. E quando isso acontece a única saída é descartá-lo.

Segundo estudos da REBRAPA (Brazilian Journal of Food Research) os fungos que estão presentes em especiarias com maior frequência são Penicillium spp, Absidia spp, Aspergillus spp. Esses microrganismos são capazes de produzir diferentes micotoxinas que apresentam efeitos tóxicos, cancerígenos, mutagênicos e teratogênicos se ingeridos pelo ser humano.

Recomendações para a preservação de temperos contra umidade

Existem uma série de medidas que podem contribuir na guarda e preservação de temperos, uma delas é evitar usar um mesmo recipiente para guardar tipos diferentes. O de pimenta do reino, por exemplo, deve ser sempre reservado para pimenta do reino e assim com os demais, além de evitar a contaminação, ajuda na preservação do sabor original.

Além disso, outra recomendação é nunca deixá-los dentro da geladeira. Uma vez esquecidos lá, a chance de retenção de umidade dentro dos potes aumenta drasticamente. Sempre armazenados em potes de vidro, dentro de armários e prateleiras longe da luz solar.

Contudo, essas são medidas paliativas, que não vão resolver o problema da umidade a médio e longo prazo. Sendo necessário então, um controle de umidade do ambiente.

Solução contra umidade, mofo e bolor para temperos e condimentos

A pimenta por exemplo, é um alimento muito sensível a umidade, podendo facilmente ser contaminada por mofo, assim como a canela. Os primeiros sinais, como o surgimento de bolor em algum condimento traz bem mais que uma imagem ruim. É sinal de que a umidade já está presente e que providências urgentes devem ser tomadas.

Para garantir que essas especiarias estejam no nível exigido de umidade, é necessário um rígido controle de umidade do ambiente em que elas serão mantidas.

O Desidrat representa evitar desperdícios, consequentes perdas materiais pois controla a umidade do ambiente, mantendo-a entre 50% e 60%, níveis estabelecidos pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

Existe um desumidificador Desidrat para cada aplicação. Entre em contato com um de nossos consultores para saber qual o modelo ideal.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores de ar para preservação de temperos e condimentos:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar