Desumidificadores para Indústria de Chocolates

Desumidificadores para Indústria de Chocolates
Desumidificadores para Indústria de Chocolates

Criado originalmente como bebida, o chocolate foi se transformando até chegar às formas que conhecemos hoje devido os muitos tipos de produção que desenvolvemos ao longo dos anos. E para garantir a qualidade das barras, bombons e achocolatados, é imprescindível controlar a umidade do ar durante a produção e armazenamento desses doces. Chocolates defeituosos podem comprometer a imagem da marca e gerar prejuízo às fábricas.

Banner Agende sua Visita Técnica Agende sua visita técnicaAgendar

Danos da Umidade

  • FAT Bloom

    FAT Bloom

    É o aparecimento de manchas esbranquiçadas ou escuras no chocolate. Apesar de confundidas com bolor, são apenas gorduras. Podem aparecer durante a temperagem (uma das fases de produção do chocolate) e também na fase de armazenamento o que, sem dúvida alguma não é bom para a imagem do produto. Nesse caso, o ideal é que se mantenha a umidade do ar entre 45% - 65% para impedir comprometimento futuro.

    UR 45% UR 65%
  • SUGAR Bloom

    SUGAR Bloom

    Causado pelo excesso de umidade, caracterizado pela migração do açucar e facilmente reconhecido pelas manchas que aparecem. Esse tipo de alteração ocorre quando há evaporação de água, no caso o açucar do próprio chocolate de deposita na superfície em forma de cristais.

  • Empelotamento

    Empelotamento

    Após ser transformado em barra, o chocolate "sua"(cria umidade pelos pontos de condensação, são aquelas gotículas que se pode ver com facilidade). Uma barra vai aderir a outra podendo, inclusive, interromper a passagem para outras fases.

    UR

Case de Sucesso Tonttulakki Suklaat

Cliente da Thermomatic, a loja de chocolates belga Tonttulakki foi fundada em Penedo, no ano de 2000.

Desde então está na rota dos turistas e apaixonados por chocolate que visitam a região em busca de doces finos e de qualidade.

Para garantir o sabor e a beleza de cada doce e evitar prejuízos em seu negócio, Ricardo Leite, proprietário da Tonttulakki investiu nos desumidificadores de ar Desidrat. Confira o vídeo!

Como evitar umidade do chocolate?

Reinando em um paladar cada vez mais exigente, o chocolate deve ser produzido de modo criterioso, sob pena de comprometimento do resultado final.

Chocolate

A adoção do desumidificador no processo de elaboração do chocolate representou uma evolução significativa. Efeitos como o Fat Bloom e o Sugar Bloom são bons exemplos de fenômenos que se podem prevenir com o uso do desumidificador. Deparar-se com uma barra de chocolate com manchas é sempre motivo de desconforto. Ainda que se possa afirmar que tal fato não causa danos à saúde, em caso de consumo, é muito comum a rejeição ao alimento.

Tudo o que acontece durante a produção e armazenamento do chocolate tem impacto sob sua imagem, podendo ser positivo ou negativo. Quando o resultado é uma barra perfeita, com brilho e o seu sabor e aroma atendem as expectativas, com certeza o impacto é positivo.

Por outro lado, bastou olhar para uma barra e notar uma imperfeição, o consumidor procura por outra opção, causando prejuízos para os fabricantes e revendedores. Manter controle rígido sobre temperatura e principalmente níveis de umidade são, portanto, providências indispensáveis.

O que é preciso para se produzir chocolate com Qualidade

Um ambiente controlado, onde a temperatura e principalmente a umidade relativa do ar estejam sob completo domínio. Se houver variação da umidade na fase de produção na fábrica, o formato e a aparência do chocolate podem ser comprometidos, gerando perdas e retrabalho. A atenção deve ser redobrada também desde os pontos de estoque do produto até seu transporte e armazenagem, independente do tamanho do estoque.

Além de evitar com precisão os problemas citados acima, o desumidificador mantém a umidade de acordo com a exigência de cada operação e impede ainda a proliferação de mofo, leveduras e bactérias, outro aspecto levado em conta para garantia das Boas Práticas de Fabricação.

Chocolate

Os desumidificadores de ar Desidrat estão presentes em fábricas de chocolate e lojas de doces para garantir a qualidade dos produtos e evitar perdas. Nossos clientes comprovam que controlar a umidade do ambiente é essencial para evitar Fat Bloom e Sugar Bloom.

Principais Clientes da Indústria do Chocolate

  • Tonttulakki
  • Chocolat Du Jour
  • L'or Noir Chocolaterie
  • Oficina do Chocolate
Logo Thermomatic

Saiba como a Thermomatic controla a umidade.

  • Ícone Tecnologia Tecnologia
  • Ícone Solução Solução Rápida
  • Ícone Atendimento Atendimento Personalizado
  • Ícone Inovação Inovação

Os Desumidificadores Desidrat da Thermomatic conferem qualidade e segurança na produção e armazenagem dos melhores chocolates.

Compactos e silenciosos, os desumidificadores de ar estão há 30 ano no mercado para atender ambientes dos mais diversos tamanhos e trabalhar de forma contínua para proteger produtos e evitar prejuízo.

A Thermomatic oferece soluções eficazes com os desumidificadores de ar da linha Desidrat, pois:

  • Evita proliferação de mofo e bolor nas áreas de estocagem;

  • Evita mudança na cor, formato e aspecto dos chocolates;

  • Garante a qualidade da produção à armazenagem;

  • Evita prejuízos, aumentando a lucratividade do negócio.

Banner Indústria de Chocolate

Agende sua Visita Técnica

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

DESUMIDIFICADORES PARA INDÚSTRIA DO CHOCOLATE

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet