Alimentos funcionais na indústria: Como aplicar o controle de umidade e temperatura

Alimentos funcionais na indústria: Como aplicar o controle de umidade e temperatura - FOTO 1
Alimentos funcionais na indústria: Como aplicar o controle de umidade e temperatura - FOTO 1

Alimentos funcionais na indústria: Como aplicar o controle de umidade

Os alimentos funcionais são aqueles que, além de suas funções nutricionais básicas, oferecem benefícios adicionais à saúde, graças à presença de bioativos, antioxidantes, fibras, probióticos e ácidos graxos. Esses compostos contribuem para o fortalecimento imunológico do organismo e, por conta disso, têm sido cada vez mais incluídos na dieta diária de pessoas do mundo todo.

O aumento no consumo desse tipo de alimento e as rígidas regulamentações aplicadas ao setor têm exigido mais atenção da indústria quanto aos processos de beneficiamento e de armazenamento, principalmente em relação ao controle de qualidade. Nesse caso, os critérios fundamentais para garantir a integridade física, química e a durabilidade dos produtos são a adequação da temperatura e do nível de umidade do ar, durante as etapas industriais.

Há 40 anos, consolidando expertise em controle de umidade, a Thermomatic atua com um portfólio completo de soluções projetadas para atender às necessidades específicas de cada área fabril, desde a produção, passando pelo armazenamento e chegando ao transporte de insumos.

Nesta matéria, apresentamos como a ausência de controle da umidade e da temperatura comprometem a qualidade de alimentos funcionais e trazemos soluções para esse problema.

A sensibilidade dos alimentos funcionais à umidade e temperatura

Devido à própria composição, os alimentos funcionais são altamente suscetíveis às variações de umidade e temperatura. Quando em contato com níveis elevados de umidade no ambiente, os alimentos absorvem água alterando características originais. Em farináceos, por exemplo, ocorre a formação de grumos, dificultando o consumo. Já os snacks e cereais, que devem se manter secos, acabam perdendo a crocância, provocando muitas vezes o descarte do produto.

Além desses problemas, o excesso de umidade também cria condições favoráveis para o crescimento de microrganismos, como fungos e bactérias, que deterioram o alimento e acarretam riscos à saúde.

A temperatura é outro fator crítico para a conservação dos alimentos funcionais. Elementos como vitaminas e probióticos são termossensíveis e podem se degradar rapidamente quando expostos ao calor, resultando em perda de suas propriedades nutricionais. O calor também acelera processos químicos, como a oxidação de lipídios, e ainda compromete o sabor e o aroma dos alimentos.

Abaixo, listamos outros produtos que necessitam de maior atenção sobre as condições do ambiente:

  • Bebidas ricas em probióticos: (iogurtes, leites fermentados, kefir): As bactérias vivas (Lactobacillus, Bifidobacterium) morrem em temperaturas elevadas, reduzindo os benefícios à saúde intestinal;
  • Pães enriquecidos: Em locais quentes e abafados, a proliferação de fungos ocorre mais rapidamente. Além disso, o calor pode desestabilizar compostos bioativos adicionados, como vitaminas e proteínas.
  • Frutas secas: Absorvem água do ambiente, comprometendo sua textura firme e promovendo condições para o desenvolvimento de microrganismos, como fungos. Em temperaturas altas, os açúcares podem cristalizar, alterando a textura e o sabor.

Acondicionamento em câmaras frias

Produtos funcionais como lácteos e frutas devem permanecer refrigerados para manter suas propriedades nutricionais, sensoriais e bioativas.

Os desumidificadores são ideais para ambientes que necessitam de controle de umidade na faixa de 40% a 60%, oferecendo eficiência e baixo consumo energético. Esses equipamentos mantém o ambiente estável, evita a condensação dentro das câmaras e aumenta o tempo de vida útil dos produtos, além de protegê-los da contaminação por microrganismos.

Já em câmaras de congelamento negativo, os desumidificadores dessecantes são a solução mais indicada. O dessecante garante a estabilidade dos produtos no acondicionamento, permitindo o controle de umidade igual ou inferior a 30%.

Saiba mais como podemos otimizar a preservação de alimentos e bebida em câmaras frias.

Fale com a Thermomatic

As soluções da Thermomatic promovem a otimização de processos industriais e redução de custos, garantindo a qualidade, a eficácia do produto final e a conformidade de parâmetros regulatórios exigidos.

Realizamos visitas técnicas in loco para avaliar as necessidades do cliente, emitimos laudo técnico e indicamos os protocolos e equipamentos adequados ao caso. Para atender às particularidades de cada processo, desenvolvemos soluções customizadas em controle de umidade e temperatura.

Você enfrenta problemas na produção, envase e armazenamento na sua indústria? Envie sua mensagem para nossos especialistas de engenharia industrial.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar