Tipos de Sistemas de Desumidificação Industrial

Tipos de Sistemas de Desumidificação Industrial
Tipos de Sistemas de Desumidificação Industrial

A desumidificação é uma função que pertence aos sistemas de climatização do ar, e tem como objetivo controlar a umidade relativa, promover maior conforto e evitar a proliferação de microrganismos nocivos tais como fungos e ácaros.

É um processo de extrema importância em indústrias que utilizam de matérias-primas orgânicas, tais como as indústrias alimentícia, farmacêutica e de cosméticos, já que são suscetíveis ao desenvolvimento de mofo e bolor – que ocorre amplamente quando a umidade relativa está acima de 65%.

Materiais higroscópicos (com alta capacidade de absorção da umidade do ar), como é o caso da madeira, do papel, do mel e até do algodão, também precisam do controle constante da umidade para que a qualidade dos produtos finais não seja comprometida. É então que se faz necessário o uso de um sistema de desumidificação industrial.

Indústria com a umidade controlada por sistemas de desumidificação

Tipos de sistemas de desumidificação industrial

Para controlar a umidade do ar em indústrias, existem dois principais sistemas de desumidificação: por condensação e através de equipamentos dessecantes.

Sistema de desumidificação industrial por condensação

O sistema de desumidificação industrial por condensação funciona por meio de um ciclo refrigerador, que transforma o vapor de água contido no ar para o estado líquido (condensação), escoando em seguida através de um dreno. Consequentemente, o ar retorna ao ambiente com a umidade relativa do ar controlada nos níveis estabelecidos previamente.

Pode ser utilizado tanto em galpões, armazéns e indústrias de portes e segmentos variados, com a temperatura média do local entre 17 °C a 35 °C.

As vantagens dos desumidificadores industriais por condensação é que eles podem ser instalados no entreforro através da rede de dutos, como a linha Desidrat Tetus, que realiza o controle da umidade sem o equipamento aparente, ou de forma independente, como os equipamentos da linha Desidrat Industrial.

 Galpão com sistema de desumidificação industrial por condensação

Sistema de desumidificação industrial dessecante

Já o sistema de desumidificação dessecante utiliza de um material higroscópico (geralmente sílica gel), para adsorver do ar o excesso de umidade e devolvê-lo controlado nos níveis necessários.

A vantagem do uso de um dessecante é que ele consegue trabalhar em grandes variações de temperaturas, desde -20 °C até 60 °C, além de ter capacidade para manter baixos níveis de umidade, auxiliando nos processos industriais de locais como frigoríficos (evitando, inclusive, o efeito de condensação), indústria de laticínios e vidros, por exemplo.

Além disso, os dessecantes auxiliam no processo de secagem e protegem materiais sólidos, porosos, elétricos e eletrônicos.

Conheça a linha completa de desumidificadores de ar Desidrat da Thermomatic. Com mais de 36 anos de experiência no mercado, a Desidrat é pioneira em desumidificação no Brasil e oferece soluções industriais para mais de 80 segmentos, controlando a umidade de forma personalizada para atender às necessidades mais específicas de cada empresa.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar