pixel

Data Logger: Para Que Serve?

Data Logger: Para Que Serve? - FOTO 1
Data Logger: Para Que Serve? - FOTO 1

Diversos setores da indústria e do transporte de mercadorias necessitam de um rígido controle sobre as variáveis climáticas, com a finalidade de garantir que os produtos permaneçam com a alta qualidade com a qual eles foram produzidos.

É o caso de alimentos perecíveis, cosméticos e vacinas, por exemplo. Esses produtos são extremamente sensíveis a oscilações das características do ambiente.

Por isso, esses e outros segmentos precisam ter um clima controlado durante todo o processo produtivo até chegar ao seu destino, sob risco de descartes e prejuízos, caso os procedimentos não sejam realizados corretamente.

É então que equipamentos como o data logger surgem como uma solução para avaliar e medir a temperatura e umidade em diversos espaços.

Data Logg 9103 da Thermomatic monitorando temperatura e umidade

O data logger é um dispositivo eletrônico que possui sensores internos, que medem e monitoram as informações fornecidas a partir de parâmetros expostos em um certo ambiente, como umidade e temperatura.

O data logger pode ser usado em amplas faixas de medição, tanto de temperatura, podendo ir de -30 °C a 70 °C, quanto de umidade, mensurando de 0 a 100% UR.

As amostras são registradas periodicamente pelo equipamento, com uma faixa pré-estabelecida que varia entre um segundo e 24 horas. Através dele, é possível fazer o registro de dados e armazená-los em sua memória para verificação posterior.

Os dados podem ser baixados em documentos de diversos formatos e transferidos para computadores para análise a longo prazo. Os registradores de dados podem gerar gráficos, listas de registros, ou outros detalhes para facilitar a compreensão das informações coletadas.

Os data loggers são muito conhecidos no ramo de processos de automação industrial. Fazem parte do controle de qualidade, uma vez que são fundamentais para oferecer um registro detalhado das oscilações do ambiente e ajudam a mensurar os resultados.

Alguns segmentos possuem leis que exigem medições constantes de temperatura e umidade, como a indústria farmacêutica, que deve seguir as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as Boas Práticas de Fabricação para controlar e monitorar a umidade e a temperatura durante cada etapa do processo de produção, uma vez que os medicamentos são altamente sensíveis a variações dos fatores ambientais.

Órgãos como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entre outros, também implementam leis e normas que determinam o monitoramento constante da umidade e temperatura em diversos setores da indústria.

Embora não existam leis que exijam os registros de temperatura e umidade em alguns segmentos, eles são de extrema importância para evitar danos. Um exemplo disso, são os museus: para evitar a deterioração do patrimônio histórico, é fundamental manter um rígido controle sobre as condições climáticas.

O uso de um data logger é essencial para garantir que os padrões de umidade e temperatura adequados estejam sendo atingidos e mantidos, evitando penalidades. Só assim é possível obter a conservação dos produtos e atender às exigências legislativas.

Conheça o Data Logger da Thermomatic, com alta precisão no registro de dados de temperatura e umidade relativa do ambiente. Fale agora com um de nossos consultores e saiba as vantagens que este equipamento pode oferecer para o seu negócio.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar