Desumidificador para Academia

Desumidificador para Academia
Desumidificador para Academia

Como um ambiente de academia pode controlar a umidade ideal para prática de esportes?

Cada vez mais difundida, a utilização de desumidificadores vai se colocando no patamar que é seu por direito. Encontrado hoje nos mais variados ambientes sociais, o Desidrat vai se mostrando necessário também na academia.

Trata-se de um ambiente onde a movimentação física é intensa, independente da modalidade a qual se destina. Exercício físico implica esforços, que por sua vez traduzem-se, de grosso modo, em suor.

Tomemos por exemplo uma sala de musculação, onde muitas pessoas transitam, costumam suar, ingerir líquidos e respirar geralmente ofegantes. Anexo a estas atividades, ainda existe a parte de infraestrutura, como piscinas, banheiros, bebedouros, etc.

O movimento e a circulação de água nesses espaços costumam ser espantosos. Há que se considerar o número de frequentadores do local. Quanto maior a academia, maior é a circulação de pessoas e consequente circulação de água. Cada ser humano colabora por volta de 15% de umidade no ambiente que ele ocupa.

E os banhos pós-exercícios também na academia, são com água quente, o que se traduz em vapor, que significa mais umidade.

Como a umidade interfere na prática de exercícios físicos?

A umidade relativa do ar está diretamente ligada à capacidade do homem em regular a temperatura corporal. Um ambiente com umidade relativa controlada é muito mais saudável, trazendo qualidade de vida e bem-estar para quem pratica exercícios naquele ambiente.

De maneira simplificada, a temperatura ambiente e a umidade relativa do ar estão ligadas à capacidade do homem em regular a temperatura corporal e à captação do oxigênio. Como a temperatura central do corpo oscila pouco, a exposição ao calor ou frio faz com que o corpo crie mecanismos de termorregulação para gerar ou manter calor nas baixas temperaturas e dissipar calor em altas temperaturas.

A temperatura central do corpo em repouso é de 37°C e aumenta para 38,5°C a 75% de esforço durante o exercício. Esse valor não aumenta mais porque existem os mecanismos de termorregulação; sem eles, a temperatura central do organismo subiria 1°C a cada cinco minutos de exercício intenso.

Dentre esses mecanismos, a evaporação (suor) é o meio mais eficaz de se dissipar o calor, lembrando que o que refresca é a evaporação e não a transpiração.

Para que o suor vença a barreira da pele, é preciso que a sua pressão seja maior que a pressão externa da água contida no ar, mais conhecida como vapor de água. A quantidade de vapor de água contida no ar reflete em umidade relativa no ar (UR); quanto mais vapor, maior umidade.

Nesse sentido, quanto maior for à umidade mais difícil será transpirar e resfriar a temperatura corporal. Exercícios em dias quentes e úmidos não favorecem a perda de calor e, consequentemente, prejudicam o desempenho e podem comprometer a saúde.

Durante a atividade física, existem vários tipos de mecanismos termorregulatórios, mas o mais eficaz é a evaporação do suor, este contendo sais minerais e água. Mas, para maior eficiência de dissipação de calor, esta evaporação depende da diminuição da umidade relativa do ar.

Além da interferência na saúde dos praticantes de esporte, todo ambiente úmido se torna um lugar perfeito para a proliferação de microrganismos, que se inalados com frequência podem desencadear crises alérgicas.

A circulação de ar, o ambiente limpo e o uso de ar condicionado também ajudam, mas geralmente não são suficientes para manter os níveis ideais de umidade, que é entre 50% e 60%, como estabelecido pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

Para sanar esses problemas e evitar a proliferação de fungos e bactérias que ficam suspensos no ar, principalmente em locais fechados como salas de ginásticas, a Thermomatic oferece o Desidrat, equipamento de última geração para o segmento, capaz de manter a umidade recomendada constantemente, em ambientes de todos os tamanhos.

Umidade Relativa

Confira outros benefícios com o uso do desumidificador para academias.

Esses microrganismos citados acima são os responsáveis por toda decomposição de matéria orgânica do nosso planeta. São mais de 80 mil espécies de fungos que se alimentam de qualquer tipo de material. Os fungos se proliferam em ambiente com umidade acima de 70% de UR. Na academia, além de portas e janelas no ambiente, também tem um tráfego grande de pessoas que produz mais umidade dentro do mesmo.

Por isso, para que os equipamentos de academias e salas de ginástica estejam sempre em perfeitas condições de uso e sem oxidação, evitando assim possíveis acidentes ou até mesmo interferindo na opinião dos clientes sobre marca, segurança do ambiente, e adequação às normas da Anvisa no Art. 28° e Par. 1° do “Manual de Orientações para Fiscalização Sanitária em Estabelecimentos Prestadores de Atividade Física e Afins” é indispensável o controle rigoroso da umidade relativa do ar.

Veja também como as academias utilizam o desumidificador em piscinas.

Na sua grande maioria, as academias são dedicadas às atividades terrestres – praticadas a seco. Entretanto, vem crescendo o número de academias que oferecem também atividades aquáticas, com aulas de natação, hidroginástica e recreação. Por uma série de fatores, as academias que oferecem atividades aquáticas, o fazem com a disponibilização de piscinas aquecidas, e elas mesmas acabam gerando umidade alta em seu ambiente.

Projetados especialmente para piscinas indoor, o uso do desumidificador para piscinas em academias está se tornando cada vez mais comum. Isso se dá porque o vapor da água aquecida condensa nas paredes e nos vidros em ambientes fechados. A fim de evitar esse embaçamento nos vidros, gotas geladas caiam sobre os clientes durante o uso da piscina e principalmente a conservação estrutural de paredes, vidro e piso, o controle de umidade é feito.

Veja o depoimento do Eduardo Santana sobre a piscina indoor do Hotel Villa Rosa:

"Nós temos três grandes preocupações que são: a temperatura da água ser confortável para nossos clientes, o controle de temperatura de ambiente para não dar sensação de sauna e ser um ambiente confortável para os hóspedes e por último, o controle de umidade para que a estrutura do local seja preservada. Por isso, a Thermomatic entrou como nossa parceira para solucionar esses problemas."

Conheça o desumidificador, fique a frente nas tendências e ofereça um diferencial importante no seu negócio.

Produzido com tecnologia de ponta, o Desidrat da Thermomatic, constitui solução para as academias, independente do seu porte. Além de equilibrar a umidade, o Desidrat desempenha papel importante não só para a saúde, mas também para evitar perdas materiais. Dentro do processo ao qual reduzem a umidade do ar, em acordo com as necessidades, acabam eliminando microrganismos, como fungos e partículas suspensas no ar, através de filtros que combatem também a poeira.

Essa ação representa lá na frente saúde, e melhor qualidade de vida. São deixados para trás doenças respiratórias como, rinite, asma, bronquite, sinusite etc.

Quem frequenta uma academia, com certeza busca qualidade de vida. Ganhos também para o estabelecimento que se livra de paredes escuras (mofadas), danos em mobiliário dentre outros.

Entre em contato com um de nossos consultores para indicação do melhor equipamento para seu negócio.

 

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores de ar para academia:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar