pixel

Desumidificador para Equipamentos de Paraquedismo

Desumidificador para Equipamentos de Paraquedismo - FOTO 1
Desumidificador para Equipamentos de Paraquedismo - FOTO 1

Pular de paraquedas é uma atividade essencial para quem gosta de sentir a alta adrenalina que só a prática de esportes radicais pode proporcionar. Além disso, a sensação de liberdade causada pelo salto em queda livre é um dos principais motivos que levam milhares de pessoas a procurarem pela experiência do paraquedismo.

Somente em Boituva, capital nacional do paraquedismo, são realizados, em média, 19 mil lançamentos por mês, de acordo com dados do Centro Nacional de Paraquedismo. E a tendência é que a quantidade de saltos continue a aumentar ano a ano.

O paraquedismo passou por diversos avanços tecnológicos para otimizar o processo do salto e torná-lo cada vez mais seguro e viável. Atualmente, existe uma série de equipamentos de segurança e instrutores capacitados para tornar a viagem mais segura, desde os cuidados com a aeronave no hangar, até o momento da aterrissagem do paraquedas.

Prezar pela infalibilidade dos equipamentos é fundamental para eliminar os riscos de acidentes durante o percurso. E um dos fatores principais, que colaboram para isso, é o controle da umidade nas salas de armazenamento.

Os danos da alta umidade nos equipamentos de paraquedismo

Ainda que seja invisível, a umidade relativa do ar pode causar inúmeros danos aos equipamentos. Quando está em níveis elevados (acima de 60%) no ambiente de armazenagem, ela pode causar:

Ferrugem nos materiais de metal

As fivelas e demais dispositivos de metal dos trajes e equipamentos de paraquedismo podem sofrer corrosão provocada pela ferrugem, que acontece devido à alta umidade relativa do ambiente.

Perda de qualidade dos tecidos

Os tecidos também estão suscetíveis a perder sua qualidade, inclusive os tirantes, peças importantíssimas para a segurança do paraquedista, e que devem ficar firmes durante o salto, mas por conta do excesso de umidade também são prejudicados.

Proliferação de microrganismos

A presença de mofo e bolor na superfície dos materiais é sinal de que a umidade está acima dos padrões corretos. São resultados da presença de fungos, responsáveis pela degradação dos materiais e diminuição de vida útil dos equipamentos.

Por conta do risco à vida que essas avarias podem oferecer, é necessário controlar a umidade do ambiente, uma vez que os trajes e equipamentos são danificados, o descarte é certeiro, gerando prejuízos para a empresa.

Como controlar a umidade no armazenamento de equipamentos para paraquedismo

Com o propósito de garantir a durabilidade e eficiência dos equipamentos de paraquedismo, o local de armazenamento deve estar sempre limpo e seco, sendo assim, livre do excesso de umidade. E para manter o controle da umidade de forma adequada, a solução é fazer o uso de um desumidificador de ar Desidrat.

O Desidrat realiza a desumidificação do ambiente, deixando a umidade dentro dos níveis apropriados. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 60% para evitar a proliferação de microrganismos e propiciar uma melhor conservação dos materiais.

O uso do desumidificador de ar Desidrat evita a corrosão dos materiais, preserva a qualidade dos tecidos e prolonga a vida útil dos equipamentos, deixando-os livre de mofo e bolor.

A Thermomatic possui linhas completas de desumidificadores de ar, comercial e industrial, capazes de atender áreas de até 25.000m³.

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar