Desumidificador de Ar para Criação de Chinchila

Desumidificador de Ar para Criação de Chinchila
Desumidificador de Ar para Criação de Chinchila

O controle de umidade evita a proliferação de fungos e evita doenças em chinchilas

Negócio rentável devido adesão do mercado pet e também da moda, a criação de chinchilas exige controle rigoroso das condições climáticas no ambiente. Temperaturas altas e principalmente o excesso de umidade prejudicam não só a reprodução, mas também o desenvolvimento do animal originário de áreas frias e desérticas.

Um dos maiores produtores de chinchila do mundo, o Brasil concentra a criação do animal principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e no Sul. E apesar de ser dócil e de fácil adaptação, o criador de chinchila deve ter alguns cuidados quanto à temperatura, umidade e metros quadrados em que ele vive. Devemos deixá-los em ambientes tecnicamente adequados, com piso liso, paredes com isolantes térmicos podendo ocorrer isolamentos em todas as paredes do ambiente.

Para garantir bons resultados e lucros com o negócio, independente de ser destinado ao uso da pele das chinchilas para produção de roupas ou à venda como animais de estimação, o nível de umidade do ambiente deve ser considerado.

Sejam pequenas, médias ou grandes criações de chinchilas, em quartos ou galpões, uma série de cuidados são necessários para garantir seu desenvolvimento. Alimentação através de rações de ótima qualidade e até mesmo alfafa são providenciais para garantir qualidade e o brilho do pelo. Já a escolha do tipo de gaiolas devem assegurar espaço para que o animal se mantenha ativo.

Os processos de limpeza dos criatórios e das gaiolas algumas vezes por semana, o uso de pó para banho feito a partir de carbonato de cálcio de qualidade, a distância mantida entre a chinchila e potenciais predadores e transmissores de doenças como cães e gatos, bem como o estimo pelo silêncio, são essenciais durante todos os dias.

A umidade alta afeta a criação de chinchilas e causa perdas

Mesmo com todos esses cuidados, existem ainda alguns fatores que podem colocar a saúde desses pequenos animais em perigo. O calor e o excesso de umidade estão entre os principais riscos que criadores de chinchila podem enfrentar. Apesar de serem características do clima predominante no Brasil, temperaturas acima de 28°C e umidade acima de 60% costumam levar à morte.

O ambiente em que as chinchilas são criadas tem que ser mantido com janelas e portas fechadas. A temperatura ideal é entre 18°C e 25°C, já a umidade deve ser mantida entre 40% e 60%. Caso contrário, o que pode acontecer a partir do momento em que a umidade passa a afetar a saúde da chinchila é o chamado “golpe de calor” caracterizado pela presença de saliva espessa e uma agitação ou cansaço repentino.

Os fungos, microrganismos que se proliferam em ambientes com umidade acima de 60% podem causar infecções como a dermatofitose, de alta incidência em chinchilas e provocada principalmente pelo Trichophyton mentagrophytes. Como resultado da ação de fungos, a queda e quebra dos pelos, vermelhidão na pele e algo semelhante com caspas surgem.

Por vezes, o uso de ar condicionado é indicado, principalmente no calor. Nesses dias devemos utilizar, mas vale lembrar que esse equipamento não permite controlar a umidade do ar e que ambientes extremamente secos também são prejudiciais à saúde das chinchilas, além do consumo de energia alto.

Os benefícios do uso de um Desidrat no seu criadouro

O Brasil segue em segundo lugar entre os maiores exportadores de pele de chinchila no mundo. Casacos, estola, acessórios, entre outros. Inúmeras são as peças criadas a partir desse tipo de pelo. E para sobreviver e se destacar em um mercado tão competitivo, cabe aos criadores investir em chinchilas de pelagem única e assegurar um ambiente saudável e tranquilo para o seu desenvolvimento.

A presença de fungos em decorrência do excesso de umidade na criação de chinchilas é o que coloca em risco sua sobrevivência, a qualidade de seu pelo e a lucratividade do negócio. Se estimarmos que os primeiros resultados financeiros positivos com a criação desse tipo de animal venha em média em quatro anos, pode-se acrescer mais tempo ainda caso o criadouro não esteja devidamente controlado.

Por isso, é necessário investir na tecnologia de um Desidrat, equipamento que garante um local de criação livre de fungos, ácaros e outras impurezas causadoras de infecções. A alta tecnologia do Desidrat da Thermomatic ajuda a manter gaiolas e galpões devidamente higienizados, minimizando riscos de contaminação.

Além disso, o equipamento também pode ser usado no local em que as rações e a serragem são armazenadas, evitando também que mofo e bolor se reproduzam rapidamente e acarretem a perda dos insumos. São inúmeras as vantagens do uso de um Desidrat no seu negócio, indo desde o bem-estar dos animais até a preservação de alimentos e itens importantes para a sobrevivência das chinchilas.

Entre em contato com um de nossos consultores para a indicação do melhor equipamento.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar