pixel

O desumidificador é eficaz contra fungos?

Sim. O uso do desumidificador de ar é eficaz contra a proliferação de fungos, pois ao controlar a umidade relativa do ar em níveis adequados para a saúde humana (de 50% a 60% de acordo com a Organização Mundial da Saúde), o equipamento torna o ambiente inóspito para o desenvolvimento desses microrganismos, que precisam da alta umidade para viver.

Existem mais de 80 mil espécies de fungos na natureza e muitos deles possuem um papel fundamental na decomposição de matéria orgânica. Mas apesar da grande importância para o ecossistema, alguns deles podem oferecer sérios riscos à nossa saúde, principalmente quando inalados ou ingeridos.

O ciclo de vida dos fungos normalmente é em torno de 30 dias. Muitas vezes, podem ser vistos a olho nu quando há a formação de mofo e bolor no ambiente. São elementos alérgenos e podem causar crises respiratórias em quem já possui rinite, asma ou bronquite, pois liberam micotoxinas, substâncias tóxicas que fazem mal à saúde.

Além disso, caso sejam ingeridos em grandes quantidades, podem causar uma série de patologias estomacais e, em alguns casos, até levar ao óbito. Também podem causar uma série de doenças de pele e unhas, como pano branco, tinha, micose, entre outros.

Não é só a saúde que sofre com os efeitos dos fungos. O mofo e bolor que aparecem sobre a superfície de vários bens, como itens de couro, paredes, alimentos, roupas, ou móveis de madeira, por exemplo, causando perdas e prejuízos financeiros.

Altos teores de umidade são fatores determinantes para tornar o ambiente favorável à proliferação de fungos. Portanto, ao controlar a umidade relativa do ar utilizando os desumidificadores de ar Desidrat, diminui-se a frequência destes microrganismos. Veja os dados do estudo abaixo realizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP:

Tabela - média do nº de UFC de fungos e umidade relativa do ambiente

Confira o relatório completo clicando aqui.

Produtos que recomendamos:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar