Dúvidas Frequentes

O Que é Umidostato e Para que Serve? Como Funciona o Modo Contínuo?

Umidostato é um componente de alguns modelos dos equipamentos da linha Desidrat, que faz a leitura da quantidade de umidade presente em um ambiente. Em outras palavras, ele mede o percentual de umidade relativa do ar. Nos desumidificadores de ar, ele atua no desligamento automático quando o índice de umidade selecionada é atingido, e também como um moderador de consumo de energia elétrica, pois ele controla o funcionamento da desumidificação e o modo standby, desligando automaticamente quando o equipamento atinge o índice desejado. O umidostato é usado ​​para controlar amortecedores, válvulas e outros interruptores do sistema de climatização que regula o fluxo de ar, controlando assim o nível de umidade em ambientes específicos.

Quando o equipamento não possui umidostato, dizemos que ele só funciona no modo CONTÍNUO, podendo baixar a umidade em índices que podem chegar até 30% de umidade relativa. De acordo com a Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura)  umidade abaixo dos 30% é prejudicial à nossa saúde devido a:

  • Agravamento de alergias e doenças respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
  • Sangramento do nariz;
  • Ressecamento de pele;
  • Irritação dos olhos;
  • Aumento da corrente estática nas pessoas e equipamentos eletrônicos;
  • Aumento de incêndios em áreas verdes.

Os desumidificadores que possuem umidostato, também possuem a opção de funcionar em modo CONTÍNUO caso o cliente deseje baixar a U.R. em percentuais mais baixos, mas o range ideal para seres humanos, animais e plantas gira em torno de 50 a 60% de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), pois nesses níveis você garante qualidade de ar e evita a proliferação de ácaros e fungos.

O umidostato é um instrumento preciso e confiável, além disso ajudam o desumidificador a trabalhar com o máximo de eficiência, mantendo sua casa, negócio ou indústria livre de impurezas sem prejudicar a saúde ou causar desconforto.

Existem dois (2) tipos de umidostatos no mercado, o mecânico e o digital.

O umidostato mecânico afere a umidade usando um polímero que fica ligado a um circuito elétrico. Esse polímero retém ou libera água dependendo das condições de umidade no ambiente, assim libera um sinal para o relé ativando e desativando o compressor do equipamento.

Já o umidostato de sensor digital é formado por um C.I. (circuito integrado) e um NTC (Negative Temperature Coeficient), que tem por característica transformar grandezas físicas (umidade e temperatura) em grandezas elétricas. A alta sensibilidade em mudanças de temperatura e umidade neste tipo de sensor é um ponto importante.

A Thermomatic possui equipamentos com umidostato mecânico e também digital. Consulte nossos vendedores para indicação da melhor solução para seu ambiente.  

Produtos que recomendamos:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet