Dúvidas Frequentes

Qual é a importância do desumidificador numa residência? Por que se deve retirar o excesso de umidade do ar?

O desumidificador é importante porque ajuda a proteger a saúde dos moradores e objetos de valor, como por exemplo, aparelhos eletrônicos. Na verdade, a umidade em si não é prejudicial, exceto pelo fato de que ela proporciona uma condição muito favorável para a vida e proliferação de micro-organismos como os fungos e ácaros. Algumas espécies de fungos e ácaros podem fazer mal à saúde humana, além de prejudicar obras de arte, livros, eletro eletrônicos, etc.

Explicando melhor sobre os fungos e ácaros. Fungos não são nem animais e nem vegetais eles pertencem ao reino Fungi e podem existir mais de 30.000 espécies. Os fungos são muito importantes no sistema ecológico, pois sua função é a decomposição dos materiais orgânicos. Fungos comem de tudo: couro, papel, madeira, metal, seu quadro predileto ou livros raros, sua bolsa de couro ou tevê de última geração, carpetes, cortinas, armários, enfim, qualquer coisa. Eles estão aí para isso mesmo.

Os fungos podem fazer mal à saúde porque, normalmente o ciclo de vida deles é de 30 dias. Quando chega à fase adulta, liberam milhões de esporos (seus órgãos reprodutores), que ficam em suspensão no ar. Ao serem inalados podem desencadear crises de alergias respiratórias. Quanto maiores a umidade e temperatura, maior a condição de vida para eles, mais rapidamente e em maior volume se proliferam. Os seres humanos, mesmo os mais saudáveis, em contato contínuo com agentes agressores, desenvolvem problemas alérgicos.

Já os ácaros, são animais microscópicos que se alimentam de pele humana. Também necessitam de umidade, mas geralmente retiram seu suprimento de água do suor das pessoas, pois habitam preferencialmente as camas e travesseiros. O controle mais eficaz de ácaros é a higienização bem feita dos ambientes.

Produtos que recomendamos:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet