Dúvidas Frequentes

O que é umidade?

A umidade é a quantidade de água em forma de vapor dispersa pelo ar. A umidade é um dos elementos mais importantes da atmosfera e influencia a temperatura, a sensação térmica e os períodos de chuva. É o vapor de água que determina a umidade relativa do ar e sofre influência direta da temperatura. Trata-se da relação entre a quantidade máxima de vapor que o ar pode admitir na mesma temperatura. É o que denominamos ponto de saturação.  Quando a umidade está baixa, a amplitude térmica (diferença entre a maior e a menor temperatura em um determinado período de tempo) costuma ser maior, fazendo com que os dias sejam quentes e as noites muito frias.

O movimento das massas de ar, a maritimidade e o tipo de vegetação em cada região, influenciam diretamente o nível de umidade. A incidência de partículas é ainda mais acentuada em regiões de maior densidade demográfica, muito em função dos quadros de poluição presentes nos mais longínquos pontos do planeta.

A umidade relativa do ar é a relação entre quantidade de água que existe no ar (umidade absoluta) e quantidade máxima de água que poderia existir na mesma temperatura (ponto de saturação), tudo isso de acordo com o CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências. Essa quantidade máxima de água é o limite que pode ser absorvido pelo ar. O instrumento usado para medir a umidade relativa do ar é o higrômetro. Ele é fundamental para que se tenha com exatidão a umidade em um determinado local.

Tanto o excesso de umidade quanto a umidade baixa podem prejudicar você. Apesar de a baixa umidade provocar irritação na garganta e sangramento no nariz, a umidade alta afeta sua saúde, sua casa e seus bens. Já imaginou um ambiente deteriorado e cheio de pessoas com problemas respiratórios? Ninguém quer isso, não é mesmo?  A umidade em excesso pode causar ou desencadear uma série de doenças do trato respiratório, entre elas a rinite e a temível asma. Provoca ainda a proliferação de microrganismos como a proliferação de fungos causadores do bolor e do destrutivo mofo.

Por isso o controle de umidade é tão importante. Mantê-la entre os níveis indicados pela OMS – Organização Mundial da Saúde (entre 50% e 60%), garante um ambiente seguro para sua saúde.

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet