7 Dicas de Limpeza Doméstica para Alérgicos

7 Dicas de Limpeza Doméstica para Alérgicos
7 Dicas de Limpeza Doméstica para Alérgicos

No sofá, nos tapetes, no colchão, travesseiros, cortinas, a verdade é que os agentes causadores de reações alérgicas estão em todo lugar. É só entrar em casa e começam-se os espirros, coriza, olhos avermelhados e coceira.

Mas esse é um problema que pode ser facilmente solucionável, sendo resolvido (ou amenizado) com aquela boa faxina em casa e com a utilização de equipamentos modernos. Por isso, selecionamos 7 dicas infalíveis de limpeza doméstica para melhorar a vida dos alérgicos.

 

O que causa alergia?

A alergia é uma reação de hipersensibilidade do corpo a determinados agentes, seja por causa genética ou ambiental.

Dentre os principais agentes estão:

Os três primeiros são os mais presentes em residências. A combinação entre umidade alta e falta de luz cria um verdadeiro oásis para proliferação desses microrganismos. Eles se aderem à poeira e às fibras dos tecidos de estofados, roupas, cortinas e outras peças e passam a viver junto com você.

Além disso, os ácaros se alimentam de resíduos da pele humana, que estão presentes em todos os locais da casa.

Para reduzir e tratar as alergias, é necessária a eliminação do agente motivador e, muitas vezes, de medicamento.

Confira agora as dicas para eliminar os moradores indesejáveis e voltar a respirar melhor!

 

1. Troque com frequência as roupas de cama

A cama é o local onde sua pele mais se descama. E você já sabe que isso é superatrativo para os ácaros.

Existem mais de 3 milhões deles na sua cama, representando 10% do peso total do colchão, dormindo lado a lado com você.

O ideal é que você troque as roupas de cama toda semana e limpe o colchão sempre que possível.

Lave os lençóis, fronhas de travesseiro e cobertores regularmente e guarde-os em um local fechado e seco. Se possível, deixe-os secar no Sol e passe-os com ferro quente.

Assim, você mata os “bichinhos” e terá um sono tranquilo, em uma cama sempre perfumada!

 

2. Mantenha os ambientes arejados

Como dissemos, os microrganismos adoram um ambiente fechado, úmido e com pouca luz. Dessa forma, sempre que possível, abra as janelas e deixe o Sol entrar. A luz solar é capaz de eliminar grande parte dos ácaros.

Isso acontece porque esses seres vivos precisam de água para sobreviver. Manter ambientes arejados também facilita a circulação de ar e, dessa forma, evita o acúmulo de poeira e pó pela casa.

 

3. Remova mofo e bolor com a limpeza doméstica

Os fungos que originam o mofo adoram um ambiente úmido, escuro e fechado! O banheiro, por esse motivo, é um dos locais preferidos desses organismos, que se proliferam rapidamente.

Para removê-los, limpe os azulejos do banheiro e, claro, não se esqueça dos cantinhos durante a limpeza doméstica.

Infiltrações também contribuem muito para o aparecimento do mofo e bolor e, nesse caso, vale a pena contratar um profissional para consertar o encanamento.

Dentro dos armários e closets, também vivem milhares de microrganismos. Para evitá-los, de tempos em tempos retire todas as roupas, limpe as gavetas e prateleiras com uma mistura de água e vinagre branco.

 

4. Prefira tapetes antialérgicos

Uma boa opção para quem sofre com alergias é optar por tapetes antialérgicos, em detrimentos dos tradicionais.

Além dos tapetes de baixa pilosidade – aqueles com cerdas pequenas ou sem pelos – existem no mercado os tapetes ECO. São feitos a partir da reciclagem de garrafas PET, o que os torna antialérgicos, sustentáveis e antichamas.

Os tapetes felpudos com cerdas longas são o ambiente perfeito para acúmulo de agentes, por isso, fique longe deles!

 

5. Higienize tapetes ou carpetes

Porém, se você já possui tapetes e carpetes em casa que não são antialérgicos, não precisa se preocupar. A gente entende que eles são lindos e aconchegantes e se desfazer das peças dá aperto no coração.

Manter uma rotina de higienização em casa já ajuda bastante. Passe o aspirador de pó semanalmente e procure deixar os tapetes expostos ao Sol sempre que possível.

Grande parte dos microrganismos vão ser retirados nesse processo, principalmente os fungos que geram o mofo.

Cada tapete é de um tecido diferente, com especificidades diferentes e, geralmente, são muito delicados.

O ideal mesmo é contar com a ajuda de uma empresa especializada em limpeza de carpete e tapetes, que está acostumada com cada tipo de tecido. Veja aqui uma ótima opção!

Dessa forma, você terá os objetos completamente higienizados, sem manchas, odores, poeira, sujidades e, consequentemente, livre dos agentes alérgicos.

 

6. Remova pelos de animais de estimação

Uma a cada três pessoas no mundo têm algum tipo de alergia. Portanto não se sinta culpado se você é alérgico ao pelo do seu pet.

Animais de pelos e penas e os de sangue quente se descamam, soltando proteínas da pele e pelos. Essas substâncias podem ser alergênicas e causar diversos sintomas, caso você tenha predisposição à alergia.

Para conviver bem com seu animal de estimação e ainda manter a saúde em bom estado, é muito importante fazer uma boa limpeza.

Remova os pelos de animais de estimação diariamente, com a ajuda de uma vassoura e um aspirador de pó.

Uma boa dica para remover os pelos de estofados e tapetes é passar um objeto emborrachado sobre a peça. Rodos e luvas de borracha são boas opções e fazem com que os pelos se desprendam mais facilmente das fibras do tecido.

 

7. Controle a umidade do ar

Muita gente não sabe, mas controlar o excesso de umidade é ideal para evitar o surgimento e de ácaros e fungos. Esses microrganismos, principais causadores de crises respiratórias, se proliferam mais rápido em ambientes com nível de umidade entre 75% e 80%.

Para que você não seja obrigado a trocar móveis e objetos; fazer reformas ou gastar dinheiro periodicamente com remédios para crises de asma e rinite vale à pena investir em um desumidificador de ar.

O equipamento mantém a umidade entre 50%-60%, níveis ideais indicados pela OMS- Organização Mundial da Saúde e pode ser usado em locais que vão desde gavetas e closets até banheiros e salas de estar.

Uma ótima saída para preservar sua saúde e também seus bens materiais.

 

Esperamos que com nossas dicas você e sua família vivam de forma mais saudável!

Compartilhe essas dicas com aquele amigo ou parente que também sofre com as reações alérgicas!

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet