Como Funciona um Desumidificador Industrial?

Como Funciona um Desumidificador Industrial?
Como Funciona um Desumidificador Industrial?

Os desumidificadores industriais cumprem um papel fundamental no controle de umidade relativa do ar em indústrias de diversos segmentos e portes, contribuindo para a estabilidade das condições climáticas, durante o processo produtivo, transporte e fase de armazenagem dos produtos.

Atualmente, há uma série de leis e normas estabelecidas por órgãos fiscais, que determinam um padrão de umidade do ar, com a finalidade de garantir a qualidade dos produtos e evitar riscos à saúde dos consumidores.

Indústrias como a alimentícia, farmacêutica, de cosméticos, grãos, papel e celulose, e vidros, são alguns exemplos de segmentos que precisam do controle constante das variações climáticas para evitar perdas. Em geral, o controle de umidade é essencial em qualquer ambiente fabril, seja para conservação dos produtos ou do maquinário. Faz-se, então, necessário, o uso de um desumidificador industrial.

Indústria de cosméticos

Como funciona um desumidificador industrial por condensação

O desumidificador industrial por condensação funciona por meio de um ciclo frigorífico (composto por compressor, condensador, capilar e evaporador). O equipamento realiza a sucção do ar úmido e o conduz até a superfície fria do evaporador, transformando o vapor do ar em água.

Por sua vez, a água que foi retirada é instantaneamente direcionada através de mangueira conectada ao dreno para um local de escoamento escolhido.

O ar retorna ao ambiente desumidificado e continuará trabalhando para manter a umidade relativa do ar dentro dos níveis pré-estabelecidos no painel.

Sistema de desumidificação industrial

Funcionamento de um desumidificador de ar industrial

As vantagens do uso de um desumidificador industrial

Além de possibilitar os níveis de umidade adequados para que as leis e normas que regularizam a climatização sejam cumpridas, o desumidificador industrial proporciona vários benefícios para os processos fabris, tais como:

  • Evitar a proliferação de microrganismos que ocasionam a contaminação biológica dos produtos, como fungos (responsáveis pelo mofo e bolor) e os ácaros;

  • Proteger materiais sólidos, porosos, entre outros;

  • Impossibilitar o acúmulo de umidade e a condensação de silos;

  • Impedir o surgimento de traças, insetos e outras pragas que se desenvolvem em atmosferas úmidas;

  • Evitar alterações físicas e químicas em matérias-primas causadas pela umidade em excesso (como medicamentos, cosméticos e até alimentos);

  • Prevenir a corrosão do maquinário e prolongar a durabilidade de equipamentos eletrônicos;

  • Manter a qualidade de produtos higroscópicos como madeira, papelão, mel e outros.

De forma sucinta, os desumidificadores de ar são equipamentos que reduzem perdas de produção e, consequentemente, aumentam a lucratividade, em inúmeros setores da indústria.

Conheça os desumidificadores industriais da Thermomatic, desenvolvidos para atender aos mais variados ramos da indústria com eficiência, auxiliando a manter a qualidade dos processos industriais desde a matéria-prima até o armazenamento.

A linha conta com equipamentos potentes capazes de cuidar de diversos ambientes e todos os tamanhos. Garante uma atmosfera com a umidade minuciosamente controlada, 24h por dia, durante todas as etapas da cadeia produtiva.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar