Mau Cheiro Mofo

Mau Cheiro Mofo
Mau Cheiro Mofo

Entrar em um ambiente que está com mau cheiro não é nada agradável, principalmente quando o problema acontece dentro de casa. O inconveniente causa mal-estar em algumas pessoas e pode até afastar visitas de amigos e familiares.

O mau cheiro provocado pelo mofo, não vai embora tão facilmente e causa incômodo em quem frequenta aquele local. Além disso, podem danificar móveis, roupas e desencadear alergias respiratórias, já que indicam a presença de microrganismos no ambiente.

O que causa o mau cheiro

O mau cheiro provocado pelo desenvolvimento de mofo no ambiente não demora muito para ser percebido. Ao abrir a porta do guarda-roupa, por exemplo, já é possível sentir a presença de fungos dentro do móvel apenas pelo aroma forte, comumente conhecido como “cheiro de coisa guardada”. Isso acontece por conta da contaminação que aconteceu dentro do armário, causada pelo excesso de umidade.

O problema de mofo dentro do armário é capaz de deteriorar roupas e sapatos. A contaminação nos tecidos acontece rapidamente e, em itens de couro, pode causar a perda total da peça.

Quando os níveis de umidade do ambiente ultrapassam os 60%, os fungos se desenvolvem e provocam o mau cheiro no local. Essa umidade aparece por conta de uma série de razões. São elas:

  • Regiões litorâneas

    Regiões litorâneas

  • Casas ou cômodos fechados

    Casas ou cômodos fechados

  • Ambientes pouco ventilados

    Ambientes pouco ventilados

  • Guardar roupas molhadas

    Guardar roupas molhadas

  • Pendurar toalhas molhadas

    Pendurar toalhas molhadas

  • Vapor da cozinha ou banheiro

    Vapor da cozinha ou banheiro

Manter a casa fechada por muito tempo pode resultar no acúmulo de umidade dentro dela, principalmente no litoral, por conta da maresia. Como a casa de praia é um local que não é visitado frequentemente em algumas épocas do ano, é comum que, ao abri-la pela primeira vez após um longo tempo, o ambiente esteja com um cheiro forte.

Porém, o problema também é recorrente longe da serra. É comum deixar um cômodo da casa fechado quando ele não tem mais uso. Esse é o principal fator para que a umidade em excesso se forme, causando também o acúmulo de poeira domiciliar e microrganismos que fazem mal à saúde.

Além de deixar o ambiente com mau cheiro, o mofo ainda danifica a aparência dos ambientes, formando manchas escuras nas paredes, móveis e estofados. Se não for evitada, a contaminação pode ser irreversível e causar o descarte de bens materiais.

Pesquisas na internet para saber como tirar cheiro de mofo da parede são frequentes e é provável que, ao menos uma vez, essa dúvida já tenha passado pela sua cabeça.

É comum que sejam usados métodos paliativos para evitar o mofo ou tirar o cheiro forte dos ambientes. Alguns exemplos são: utilizar potes de sílica ou bolinhas de madeira de cedro, que absorvem a umidade de guarda-roupas e gavetas; fazer receitas caseiras de limpeza com cravo da índia, bicarbonato de sódio e vinagre; manter copos de água sanitária dentro de armários por até 24 horas; ou pintar as paredes por cima das manchas com tintas impermeabilizantes.

Todas essas soluções são eficazes, mas apenas por um período de tempo. Depois de acabar sua “validade”, a dor de cabeça volta e o mofo continua a se desenvolver, pois o problema de umidade alta ainda não foi resolvido.

Como tirar cheiro de mofo

Para que os fungos não se proliferem e sua casa fique livre do mau cheiro, é muito importante realizar o controle de umidade. Somente com a umidade do ar entre 50% e 60% é garantido conforto e qualidade do ar que você e sua família respiram, além de evitar problemas estruturais na casa e em bens materiais.

O uso do desumidificador de ar Desidrat é essencial para manter estes níveis, auxiliando no combate à proliferação de fungos e ácaros que fazem mal à saúde, provocando crises de rinite e asma, além de deixarem os ambientes com um cheiro desagradável.

A linha Compact da Desidrat é ideal para compartimentos pequenos, você pode utilizar dentro do guarda-roupa, gavetas e closets. Já as linhas Smart e Design atendem espaços de até 500m³, com equipamentos modernos e eficientes, que garantem a distribuição de um ar saudável para o ambiente e impede a infestação dos microrganismos. Além disso, podem retirar até 20 litros de água do ar por dia.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Desumidificadores Desidrat.

Quem usou, aprovou!

Confira abaixo alguns de nossos desumidificadores de ar para controle da umidade no ambiente:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar