Como controlar a umidade em climas secos e quentes?

Como Controlar A Umidade Em Climas Secos E Quentes? - FOTO 1
Como Controlar A Umidade Em Climas Secos E Quentes? - FOTO 1

Climas secos e quentes

As mudanças na temperatura e na umidade relativa do ar, que ocorrem a cada estação do ano, trazem efeitos muito diferentes, de acordo com a região do País. Enquanto em algumas áreas o verão é quente e seco, como no interior do Sudeste, em outras o clima é bastante chuvoso, aumentando a quantidade de vapor no ar em ambientes fechados. Já no inverno, muitas áreas passam por um período de estiagem, porém no Norte, ocorrem as chuvas elevando a umidade do ar.

E é por conta dessas particularidades relacionadas à temperatura, umidade e localização que surge a dúvida: qual é a melhor solução para garantir a qualidade do ar e evitar problemas respiratórios? Elaboramos um conteúdo com dicas certeiras sobre esse tema. Confira e compartilhe!

Mantenha-se informado sobre o controle de umidade e temperatura. Clique em inscrever-se e receba nossos conteúdos.

Umidade: Um desafio em cidades brasileiras

O Brasil é um país com dimensões continentais, cobrindo 8,5 milhões de quilômetros quadrados, localizados entre a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. Devido à vasta extensão territorial, o país experimenta uma grande diversidade climática, com variações de latitude, maritimidade e massas de ar. Isso resulta em diferentes condições de umidade relativa e temperatura, com ocorrências diferentes a cada estação do ano. Em todas as situações, a saúde pode ser afetada:

  • Alta umidade favorece o crescimento de fungos e mofo nas superfícies e potencializa a multiplicação de ácaros, provocando alergias e agravando doenças respiratórias, como a asma;
  • Baixa umidade resseca mucosas, provoca irritações na pele, nos olhos, nariz e garganta, criando uma condição favorável para gripes e resfriados.

Qual é a umidade ideal?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como ideal, um percentual de umidade entre 50% e 60% em ambientes internos, porém alcançar esse patamar pode ser desafiador e exigir soluções para além do ar-condicionado, que por sua vez, foi projetado apenas para controlar a temperatura e não atua com mecanismo para manter a umidade ideal do ambiente.

Portanto, se você já se acostumou a ativar a função Dry do ar-condicionado, recomendamos que você se atente às informações abaixo:

Modo Dry do ar-condicionado: cuidado na hora de reduzir a umidade

O modo Dry do ar-condicionado serve para reduzir a umidade do ar, no entanto, em muitos casos, o uso desta função por longos períodos reduz a umidade a níveis tão baixos, que provocam o ressecamento de olhos e nariz. Isso acontece porque, à medida que a temperatura ambiente cai, o equipamento passa a ter mais dificuldade em condensar água nas placas de resfriamento.

Por conta desse sistema é aconselhável o uso de desumidificadores em conjunto com o ar-condicionado, pois são estes equipamentos que oferecem a melhor solução para regular os índices de umidade na faixa ideal.

A Thermomatic tem uma linha residencial de desumidificadores Desidrat, com umidostato, um componente que monitora e regula com precisão os percentuais de umidade; função timer para programar o acionamento; e defrost para desligar o compressor e evitar a formação de gelo em temperaturas menores que 17°C.

Confira os benefícios do Desidrat:

  • Previne a proliferação de ácaros, mofo e bolor nos ambientes e enxovais, reduzindo os problemas respiratórios;
  • Preserva a condição de bens como móveis, documentos e livros;
  • Acelera a secagem de roupas na lavanderia e de pintura em parede;
  • Evita que o vapor do chuveiro se acumule no ambiente.

Com o Desidrat Max 500 Wi-Fi, por exemplo, é possível controlar a umidade à distância pelo aplicativo da Thermomatic, Alexa e Google Assistente.

Peça agora mesmo um orçamento dos desumidificadores Desidrat para casa.

Como solucionar os problemas com ar seco?

Apesar de muitas pessoas recorrerem ao umidificador de ar em períodos de clima seco, sabemos que para melhorar a qualidade do ar dentro de casa, o ideal é utilizar o desumidificador, já que o equipamento tem a capacidade de reter alérgenos e controlar a umidade em níveis ideais.

Quando a umidade relativa ultrapassa 60%, o ambiente deixa de ser confortável e pode favorecer problemas respiratórios. Nessas situações, o uso de um desumidificador se torna essencial para restabelecer o equilíbrio.

Além disso, manter o corpo hidratado é a melhor forma natural de combater os efeitos do tempo seco.

Lembre-se: a umidade varia em todas as estações do ano. Assim como a temperatura, é essencial controlá-la para assegurar conforto e bem-estar.

Quer conhecer o Desumidificador Desidrat? Envie sua pergunta e seja atendido por um de nossos consultores:

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar