Como Funciona um Desumidificador de Ar

Como Funciona um Desumidificador de Ar
Como Funciona um Desumidificador de Ar

O desumidificador de ar é usado para retirar o excesso de umidade do ambiente e assim evitar doenças respiratórias e perdas materiais. E apesar de saber que controlar a umidade é importante para garantir a qualidade do ar, algumas pessoas ainda não entenderam muito bem como funciona esse equipamento.

Um ambiente não pode ser nem muito seco e nem muito úmido, o ideal é que a umidade fique sempre entre 50% e 60% como indicado pela OMS – Organização Mundial da Saúde para nós seres humanos. Mas por causa da quantidade de informações veiculadas na TV, na internet e do uso já disseminado do ar condicionado e do umidificador de ar, muita gente fica com uma ideia um tanto quanto errada na cabeça e replica a umidade alta externa para dentro de casa.

Para manter a qualidade do ar e garantir conforto para todos dentro de um ambiente, é necessário controlar a temperatura e umidade relativa. É muito bom ficar em um ambiente fresquinho, principalmente no calor, mas vale lembrar que um lugar com temperatura pré-determinada não é sinônimo de um ambiente saudável (Veja as diferenças do ar condicionado x desumidificador de ar).

Ventilação e iluminação são dois dos fatores que interferem na qualidade do ar interno e podem influenciar no bem-estar das pessoas dentro de casa e afetar a produtividade de funcionários dentro de um escritório. A SED - Síndrome do Edifício Doente é um exemplo de problema causado nos ocupantes quando o prédio apresenta condições internas ruins. As irregularidades, os erros no projeto e a falta de manutenção são alguns dos fatores que levam ao desenvolvimento de novas doenças e estimulam alergias.

A qualidade do ar que nós respiramos depende diretamente da umidade relativa do ar. É isso que vai favorecer ou não a proliferação de microrganismos nocivos à saúde e levar à degradação de móveis e objetos, por exemplo. Além do ar condicionado, do umidificador e do purificador de ar que conta com filtro de ar para reter impurezas, existemoutros equipamentos de sumária importância na manutenção do ar que respiramos.

Se o seu interesse é em primeiro lugar saber como anda o ar dentro da sua casa, pode usar um monitor. Através do uso desse pequeno equipamento é possível detectar a presença de partículas, compostos voláteis orgânicos, a famosa poeira domiciliar que contém ácaros, fungos, pele morta, polén e outros agentes.

Outra opção é ainda observar como anda a saúde das pessoas dentro de casa. Sintomas como tosse, congestão nasal, espirros e dores de cabeça podem indicar alergia a algo que está solto no ar. Os ácaros, agentes microscópicos e altamente alergenos, influenciam a qualidade do ar, pois suas fezes e suas escamas quando inaladas desencadeiam alergias respiratórias. Sinais como a presença de mofo e bolor também não devem ser deixados de lado, uma vez que essas manchas só aparecem por causa da presença de fungos (Leia tudo sobre fungos).

A presença dos microrganismos listados acima e as doenças que eles costumam provocar estão diretamente ligados ao nível de umidade do ar. Ou seja, não há como manter um o ar puro em um ambiente muito úmido.

E como controlar o nível de umidade do ar?

Usar um desumidificador de ar é a opção mais segura e eficaz. Ao contrário das muitas receitas caseiras, potes de sílicas e impermeabilizantes que vemos por aí, o desumidificador de ambiente é um equipamento que age diretamente no controle de umidade e não serve apenas como medida paliativa.

E mesmo ao descobrir que o desumidificador de ar controla a umidade, algumas pessoas ainda se perguntam como funciona esse equipamento. Para entender isso, é importante lembrar que a umidade, quantidade de água em forma de vapor dispersa no ar, é variável. Além de depender do tipo de clima e vegetação da região, ela pode aumentar e diminuir de acordo com as atividades que realizamos dentro de casa. No inverno por exemplo, o ato de cozinhar e tomar banhos quentes, pode aumentar essa quantidade de vapor, porque deixamos a casa fechada por causa do frio. (Saiba como combater os perigos do inverno dentro de casa).

O desumidificador de ambiente força o ar através da turbinae conduz o ar úmido pela superfície fria do evaporador que existe dentro do equipamento, transformando o vapor em gotas de água. Essas gotas por sua vez caem no reservatório até que ele fique cheio e desligue automaticamente. Ao entrar em contato com essa cortina úmida, ele retém as impurezas em suspensão, devolvendo um ar mais limpo para o ambiente. Outro benefício do desumidificador é a opção de colocar um dreno, ou seja, em vez de retirar por diversas vezes o reservatório cheio, você coloca uma mangueira para o ralo ou para seu jardim. E ainda você tem a opção de reutilizar essa água, é isso mesmo, a água retirada do ambiente é reutilizável e você pode usar na limpeza da sua casa, para regar plantas, entre outras atividades. Essa água é destilada, e imprópria para consumo.

Como Funciona o Desumidificador de Ar

Além de ser extremamente benéfico para a saúde de toda família, o uso do desumidificador de ar pode trazer outras vantagens. O equipamento ajuda, por exemplo, a acelerar a secagem de roupas, preservar documentos, fotos antigas e ainda ajuda a conservar alimentos que ficam na despensa.  Esses são apenas alguns dos benefícios do equipamento que pode ser usado em vários tipos de ambiente.

Porque é importante controlar a umidade do ar?

Motivos de saúde já seriam suficientes. Eliminando-se ácaros e fungos, elimina-se os agentes desencadeadores de doenças respiratórias como rinite, bronquite e asma. Mas os benefícios vão além. Ficam preservados além da saúde, bens materiais como roupas, quadros, documentos, medicamentos, equipamentos fotográficos, instrumentos de precisão, móveis e até equipamentos elétricos, dentre outros.

E agora que você já sabe exatamente o que o desumidificador pode trazer de benefícios, como ele funciona e porque é essencial na casa de todos nós, fica mais fácil determinar qual o modelo que melhor atenda às suas necessidades.

Para escolher o modelo ideal de desumidificador de ar, algumas variáveis devem ser levadas em consideração:

Como Escolher um Desumidificador de Ar

 

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

 

 

CURIOSIDADE:

Como Funciona Desumidificador Questao do Enem

 

Leia outros textos:

Desumidificador de ar funciona?

O cuidado do ar que você respira

Desumidificadores Desidrat

Confira desumidificadores de ar para residência, empresa ou indústria:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet