Como Funciona um Desumidificador de Ar

Como Funciona um Desumidificador de Ar
Como Funciona um Desumidificador de Ar

Os desumidificadores de ar regulam a umidade em excesso do ambiente para assim evitar doenças respiratórias e perdas materiais. Esse equipamento é essencial para garantir a qualidade do ar, mas muitas pessoas não sabem como é o seu funcionamento.

Um ambiente não pode ser nem muito seco e nem muito úmido, o ideal é que a umidade fique sempre entre 50% e 60% como indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Mas por causa das informações veiculadas na TV, na internet e do uso já disseminado do ar condicionado e do umidificador de ar no dia a dia, muita gente fica com uma ideia errada sobre o assunto e replica a umidadeexcessiva externa para dentro de casa.

Por que é importante controlar a umidade do ar?

A qualidade do ar que nós respiramos depende diretamente da umidade relativa do ar. É isso que vai favorecer ou não a proliferação de microrganismos nocivos à saúde e levar à degradação de bens materiais como móveis, roupas e objetos, por exemplo.

Os ácaros, agentes microscópicos e altamente alérgenos, influenciam a qualidade do ar, pois suas fezes e suas escamas quando inaladas desencadeiam alergias respiratórias podendo dar início a crises de rinite, sinusite, bronquite e asma. Além disso, sinais como a presença de mofo e bolor também não devem ser deixados de lado, uma vez que essas manchas só aparecem por causa dos fungos.

A presença dos microrganismos listados acima e as doenças que eles costumam provocar são apenas alguns problemas causados pela umidade do ar em excesso. Ou seja, não há como manter um ar puro em um ambiente muito úmido.

Para controlar o nível de umidade do ar ideal é recomendado o uso de um desumidificador. Ao contrário das muitas receitas caseiras, potes de sílicas e impermeabilizantes que vemos por aí, o desumidificador age diretamente no controle de umidade e não serve apenas como medida paliativa.

Como funciona o desumidificador de ar?

Para entender o processo de desumidificação, é importante lembrar que a umidade é variável. Além de depender do tipo de clima e vegetação da região, ela pode aumentar e diminuir de acordo com as atividades que realizamos dentro de casa. No inverno por exemplo, o ato de cozinhar e tomar banhos quentes, pode aumentar essa quantidade de vapor, porque deixamos a casa fechada por causa do frio.

O desumidificador força o ar através da turbina e conduz o ar úmido pela superfície fria do evaporador que existe dentro do equipamento, transformando o vapor em gotas d’água. Essas gotas por sua vez caem no reservatório até que ele fique cheio e desligue automaticamente.

Ao entrar em contato com essa cortina úmida, ele retém as impurezas em suspensão, devolvendo um ar mais limpo para o ambiente através de suas saídas de ar. Outro benefício do desumidificador de ar é a opção de colocar um dreno, ou seja, em vez de retirar por diversas vezes o reservatório cheio, você coloca uma mangueira para o ralo ou para seu jardim.

A água retirada do ambiente ainda é reutilizável, você pode usar na limpeza da sua casa, para regar plantas, entre outras atividades. Entretanto, é importante ressaltar que essa água é destilada e imprópria para consumo.

Mas atenção! Para um melhor funcionamento do equipamento, é necessário deixar as portas e janelas bem fechadas durante o processo de desumidificação para que ele ocorra de forma correta e eficiente.

Como funciona um desumidificador de Ar?

Assista também um vídeo com a explicação de seu funcionamento:

Além de ser extremamente benéfico para a saúde de toda família, o uso do desumidificador de ar ajuda a acelerar a secagem de roupas, preservar documentos, fotos antigas e ainda ajuda a conservar alimentos que ficam na despensa, dentre outras vantagens.

E agora que você já sabe exatamente como o desumidificador funciona e porque ele é essencial para sua casa, fica mais fácil determinar qual o modelo que melhor atenda às suas necessidades.

Para escolher o modelo ideal de desumidificador de ar, algumas variáveis devem ser levadas em consideração:

Guia Rápido

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Confira desumidificadores de ar para residência, empresa ou indústria:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet