Como Tirar Umidade do Piso

Como Tirar Umidade do Piso
Como Tirar Umidade do Piso

Com a chegada do inverno, em locais mais úmidos, torna-se cada vez mais comum encontrar as paredes e pisos de casa molhados. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as épocas mais frias também precisam de cuidados para reduzir o excesso de umidade.

Mesmo que no inverno a baixa de chuvas seja comum em algumas partes do país (como a região sudeste, por exemplo), a umidade dentro de casa permanece alta, fazendo com que o vapor de água se acumule.

Piso molhado devido à condensação

Por que o piso fica úmido?

Apesar de não parecer, o ambiente dentro de casa está repleto de partículas de água o tempo todo: a chamada umidade relativa é a quantidade de água em vapor presente no ar, que pode ir de 0 a 100%.

Quando o ar quente e úmido, próximo a 100%, entra em contato com uma superfície fria, como o piso, a água vai para o estado líquido. Esse fenômeno é denominado condensação e é a causa do aparecimento das poças no piso.

Por mais que se seque o piso, caso o excesso de umidade não seja resolvido, o ambiente vai condensar novamente e logo a água voltará a surgir. O problema é que grande parte da umidade vem de atividades diárias, como tomar banhos quentes, lavar roupas e cozinhar.

Os problemas causados pela condensação no piso

Ter o piso úmido pode ser perigoso. Além de oferecer o risco de acidentes, a alta umidade também pode causar danos materiais ao piso. Caso o piso seja de madeira, ele corre o risco de estufar e acabar rachando. Os tapetes e móveis começam a ficar com aquele cheiro desagradável de umidade e, com o tempo, o mofo pode se desenvolver e causar danos permanentes.

Os incômodos do mofo vão além dos prejuízos materiais, já que os fungos e ácaros afetam a saúde respiratória, desencadeando crises alérgicas de doenças como asma, bronquite e rinite, o que diminui a qualidade de vida.

Para evitar a proliferação destes microrganismos e manter o ambiente mais saudável para todos, a Organização Mundial da Saúde recomenda que os níveis de umidade estejam entre 50% e 60%.

Mulher secando o chão devido à gotas de condensação pingando do teto

Como tirar a umidade do piso

Deixar portas e janelas abertas para que o ar circule em cada ambiente da casa é uma alternativa que muitos utilizam para diminuir a umidade interna. No entanto, durante a época de chuvas, essa estratégia não é muito eficaz e pode piorar a situação.

Nestes casos, o ideal é ter um desumidificador de ar. Ele pode ser utilizado o ano todo para manter a umidade controlada no padrão recomendado, evitando que a condensação se forme.

Esse equipamento foi projetado especialmente para tirar o acúmulo de água do ambiente, deixando-o em níveis mais saudáveis. Através de sensores, o desumidificador faz a leitura constante da umidade e a controla no percentual pré-programado.

Assim, outros problemas são evitados, como o desenvolvimento de mofo, ácaros e a corrosão de metais, preservando tanto os bens materiais quanto a saúde de quem mora na casa.

Conheça os desumidificadores de ar Desidrat da Thermomatic. Pioneira em desumidificação no Brasil, a empresa está há mais de 37 anos no mercado oferecendo as melhores soluções para controlar a umidade, de acordo com a necessidade do ambiente.

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar