Qual a Diferença entre Desumidificador e Umidificador?

Qual a Diferença entre Desumidificador e Umidificador?
Qual a Diferença entre Desumidificador e Umidificador?

A condição climática desejável para o ser humano em um ambiente é que a umidade relativa do ar oscile entre 40 % e 70 %, não se excedendo a esses níveis nem para cima e nem para baixo. Melhor mesmo só quando esses números situam-se entre 50% e 60%.  De forma natural, entretanto, é bastante improvável manter esses patamares, considerando-se fatores como região, clima, relevo, vegetação e poluição dentre tantos outros.

No caso de ambientes fechados, a tecnologia responde com eficiência, disponibilizando soluções através de equipamentos específicos como o umidificador e o desumidificador. Embora o propósito de criação desses equipamentos tenha uma finalidade em comum – alcançar os níveis ideais de umidade – eles tem concepções completamente diferentes.

Embora a difusão do desumidificador ainda seja incipiente, face à sua importância, não só na preservação de bens (móveis, roupas, gravuras, fotos, quadros, livros, acervos, pinturas, etc), ele é de fundamental importância na manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida, principalmente para quem sofre com alergias respiratórias.  

Esse quadro também vem mudando e hoje, graças a ferramentas como a internet e mídias sociais, a importância do desumidificador vem sendo atestada por um número crescente de pessoas, que já adquiriram o produto e puderam comprovar sua eficiência.

O uso do umidificador, por outro lado, já é mais conhecido, graças também à mídia que o propaga com maior veemência em situações como nos dias em que a umidade relativa do ar está muito abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Quais as diferenças?

Umidificador

O ar seco, ou seja, abaixo dos níveis toleráveis pode ser altamente prejudicial à saúde, podendo provocar diversas reações orgânicas e mal-estar. A situação chega a ser tão grave que apelos feitos pelos meios de comunicação (rádio, TV, jornais, publicações...) e pela internet tem se tornado cada vez mais frequentes.

Algumas recomendações como manter ambientes fechados e recipientes com água podem ajudar, mas não são suficientes e costumam agir como medidas paliativas. Uma recomendação válida para qualquer época, independente de tempo e temperatura é: ingerir muito líquido, com preferência pela água, sempre.

Em ambientes fechados, o umidificador também tem um papel importante. Ele age sobre o ambiente seco, aumentando a umidade relativa do ar. Em geral, através do processo de vaporização (o equipamento quebra a molécula da água com vibração, transformando-a em vapor).

É importante prestar atenção ao excesso de umidade nos casos de uso desse equipamento. Ultrapassar aos índices prescritos pode trazer conseqüências indesejáveis. O excesso da umidade certamente vai implicar na proliferação de microrganismos, como ácaros, fungos e bactérias. Esses elementos todos são prejudiciais à saúde, principalmente para quem tem rinite e asma alérgica.

Sua função básica é umidificar o ar, embora alguns exerçam efeito de climatizadores, que pode deflagrar a sensação de bem-estar.

Desumidificador

O desumidificador de ar age controlando a umidade, mais especificamente corrigindo o seu excesso. O desempenho de um desumidificador, entretanto, vai além dessa função básica. Dotado de filtros, ao mesmo tempo em que controla a umidade, mantendo-a em acordo com os níveis apropriados, impede a proliferação de fungos, ácaros e outras bactérias dispersas no ar. Na prática, o uso do desumidificador representa, além da saúde, qualidade de vida.

Aliados a poeira e outras partículas dispersas pelo ar (poluição, poeira, dejetos de ácaros, etc.) esses microrganismos são responsáveis por desencadear inúmeras doenças, principalmente respiratórias. Cabem nesta lista: asma, bronquite, sinusite e a famosa rinite, muito comum nos centros urbanos e cidades com elevado índice de poluição. O equipamento retém até 90% dessas partículas em suspenção.

Além de prevenir as crises, o equipamento também impede o surgimento de mofo, bolor e mau-cheiro, ambos também aparecem em decorrência dos fungos e bactérias. Com isso, é possível evitar manchas em paredes, roupas de cama e também ácaros.

O desumidificador de ar contempla, portanto, várias funções em um único equipamento. Ele é capaz de garantir saúde, bem estar e durabilidade de móveis e objetos através do cuidado com o ar que respiramos.

Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos consultores para saber mais benefícios que o desumidificador de ar pode trazer para seu ambiente e para sua família!

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet