Pneumonia - Tipos, Sintomas, Diagnóstico e como Prevenir

Pneumonia - Tipos, Sintomas, Diagnóstico e como Prevenir
Pneumonia - Tipos, Sintomas, Diagnóstico e como Prevenir

O que é pneumonia?

É uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados na caixa torácica, um de cada lado. Além do mais, pode agredir a região dos alvéolos pulmonares onde existem as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).

A pneumonia é contagiosa? Quais são os tipos de pneumonia?

Muitas pessoas têm dúvidas se a pneumonia pode ser contagiosa. Mas a resposta é não, a pneumonia não é contagiosa, e não é transmissível. Existem diversos tipos de pneumonia, as mais comuns são:

Pneumonia Viral

Causada por um vírus. Os mais conhecidos são: adenovírus, varicela-zóster, influenza, vírus respiratório sincicial.

Outro vírus que está assustando o mundo, é o coronavírus (COVID-19). Sabe-se que ele pertence a família de vírus que causam infecções respiratórias.

Vírus:

Existem muitos vírus e alguns deles causam gripes e resfriados, mas eles também podem levar a quadros de pneumonia.

Pneumonia Bacteriana

É comum de ser adquirida em comunidades, pela população no geral. Bactérias estão presentes em todos os lugares do nosso corpo como nariz, boca, garganta, pele, sistema digestivo e podem ocasionar um processo infeccioso através da entrada acidental nos pulmões.

Bactéria

a mais comum é a streptococcus pneumoniae e Mycoplasma pneumoniae.

Pneumonia Química

Diferente das pneumonias citadas acima, a pneumonia química não é causada por bactérias ou vírus, mas sim pela inalação de substâncias agressivas que vão para os pulmões e inflamam a via aérea, os alvéolos - estruturas que fazem a deslocação do oxigênio para o sangue. Essa inflamação pode facilitar também o quadro de uma pneumonia bacteriana.

Pneumonia Fúngica

Além de ser a pneumonia mais rara, é a mais agressiva de todas listadas. Como o nome já diz, é a pneumonia causada por fungos, e costuma ocorrer em pessoas que possuem doenças crônicas e imunodeprimidas, como pacientes soropositivos ou pacientes oncológicos.

Cada pneumonia é classificada de acordo com os tipos de germes que a causam e onde obtém a infecção. Elas podem ser causadas por:

Fungos:

Esses fungos podem ser encontrados no solo ou ainda em pássaros.

Quais são as causas da pneumonia?

A pneumonia é provocada pela penetração de um agente infeccioso, exemplos são as bactérias, os vírus, os fungos e também por reações alérgicas no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. O local deve estar muito limpo sempre, livre de substâncias que possam impossibilitar o contato do ar com o sangue.

O ar que respiramos contém muitas bactérias, vírus, ácaros, poeira e tudo isso pode causar reações e provocar a pneumonia.

Nosso corpo possui defesas que evitam que esses agentes infecciosos entrem em contato com nosso sistema respiratório, mas nem sempre nosso sistema imunológico tem forças suficientes para dominar esses agentes.

Fatores de risco

  • Fumo

    Fumo

    causa uma reação inflamatória que ajuda a ingressão de agentes infecciosos;

  • Álcool:

    Álcool:

    envolve-se no sistema imunológico e na capacidade de defesa do sistema respiratório;

  • Uso do ar-condicionado

    Uso do ar-condicionado

    o aparelho pode deixar o ar muito seco, com umidade abaixo de 30%, além de bactérias e fungos presentes no filtro, auxiliando a infecção;

  • Resfriados mal curados

    Resfriados mal curados;

  • Bruscas mudanças de temperatura

    Bruscas mudanças de temperatura.

Sintomas da pneumonia

Alguns sintomas mais comuns da pneumonia são:

  • Febre muito alta (Acima de 38° C);

  • Tosse seca ou com secreção do muco da cor amarelada ou esverdeada;

  • Dificuldade de respirar ou a falta de ar;

  • Dor no peito ou tórax;

  • Mal-estar;

  • Fraqueza;

  • Suores intensos, principalmente durante a noite;

  • Vômitos e náuseas.

Todos esses sintomas podem ser muito comuns em adultos, mas em crianças e idosos podem ser diferentes, como: respiração acelerada, perda de apetite e dor abdominal.

Tratamento da pneumonia

O tratamento da pneumonia requer muitos cuidados, dentre eles o uso de antibióticos em que a melhora do paciente pode ocorrer de 3 a 4 dias, caso seja a bacteriana.

A internação hospitalar pode acontecer caso a pessoa seja idosa, tenha febre muito alta, ou apresente alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia como: dificuldade de respirar e comprometimento dos rins e da pressão arterial.

Somente o médico irá dizer qual o melhor tratamento e quais medicamentos devem ser tomados para a melhora do quadro.

Prevenção da pneumonia

Alguns hábitos são de extrema importância para evitar que agentes virais entrem em contato com o sistema respiratório, como por exemplo lavar as mãos frequentemente, já que levamos nossas mãos mais de 90 vezes por hora ao rosto. Lave as mãos após ir ao banheiro, assoar o nariz e utilizar o transporte público.

Outra recomendação é não fumar. A doença acomete muito os fumantes e ex-fumantes, já que seus pulmões entraram em contato frequente com milhares de substâncias tóxicas por longos prazos.

As vacinas contra a gripe (seleção de subtipos de vírus que estejam em surto pelo mundo, incluindo o vírus H1N1) também são essenciais, principalmente para grupos que têm maior risco, como bebês, idosos ou pessoas que possuem diabetes, asma, câncer, entre outras doenças.

Manter o ambiente higienizado onde o paciente mora é primordial, por isso, é importante realizar limpezas frequentemente.

Outra medida, é controlar a umidade do seu ambiente residencial. Fazendo-a, você evita que microrganismos como fungos, responsáveis pelo mofo e bolor, e os ácaros, os principais desencadeadores de doenças respiratórias se proliferem, diminuindo os riscos de pneumonia.

Com a desumidificação do ar, através do Desidrat, você garante um ambiente seguro e saudável para pacientes com pneumonia, já que o aparelho elétrico retém as partículas em suspensão, mais conhecidos como agentes alérgenos.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

Desumidificadores de ar Desidrat para eliminar o excesso de umidade do ambiente:

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar