Descubra as Causas, Sintomas e Relação Entre Elas
Rinite e sinusite: além dos nomes parecidos, essas duas doenças têm bastante similaridade, embora se tratem de doenças completamente diferentes. O sufixo “ite” dos termos vêm do grego que significa “doença inflamatória”.
E a confusão para diagnosticar essas duas doenças não para por aí. Ambas afetam a região nasal, podem estar interligadas e ter algumas causas e sintomas em comum, como a coriza.
Por conta disso, existem algumas questões que sucedem o assunto, como: “qual é a diferença entre sinusite e rinite?” e “é possível ter rinite e sinusite?”. Saiba mais sobre o assunto abaixo.
Quais são as diferenças entre rinite e sinusite?
Voltando à origem etimológica das palavras, rinite vem do grego rhis, que significa “nariz”, enquanto sinusite vem do latim sinus, equivalente à “cavidade”. De forma prática, pode-se concluir que são inflamações que atingem lugares diferentes.
A rinite é a inflamação das mucosas do nariz e tecidos que revestem as cavidades internas. Ela pode ser causada por infecções virais como gripes ou resfriados, ou então por alergias, onde há uma reação do sistema imunológico perante a elementos como poeira, pólen, ácaros, mofo, pelos de animais e outros.
Enquanto a sinusite é uma inflamação nas mucosas dos seios da face, popularmente conhecidas como o interior das “maçãs do rosto”. Pode ser dividida entre sinusite aguda (com a duração de até 3 meses) e crônica (superior a este período), e pode ser ocasionada por vírus, bactérias, fungos ou alergias.
Outra diferença é que, na maioria das vezes, a rinite não tem cura, apenas medidas preventivas, mas a sinusite sim e mesmo as sinusites crônicas podem ser tratadas através de cirurgias.
Quais os sintomas da rinite e sinusite?
Os sintomas das duas doenças são parecidos, mas há algumas diferenças e para um diagnóstico mais preciso, é recomendado consultar um médico. Abaixo alguns dos sinais que podemos observar e ajudar o diagnóstico precoce:
Sintomas da rinite:
-
Espirros constantes e seguidos;
-
Coriza e obstrução nasal;
-
Coceira nos olhos, nariz, garganta e céu da boca;
-
Redução do olfato;
-
Secreção transparente;
-
Dor de cabeça.
Sintomas da sinusite:
-
Congestão nasal espessa, amarelada ou esverdeada;
-
Dor de cabeça;
-
Dor na região da face;
-
Obstrução nasal;
-
Tosse crônica;
-
Irritação na garganta;
-
Febre ocasional.
Quem tem rinite pode ter sinusite?
Sim. Apesar de serem doenças distintas, a sinusite e a rinite podem andar juntas e aparecerem simultaneamente. A rinite alérgica pode, inclusive, dar origem a um quadro de sinusite.
Quando a mucosa do nariz está inflamada, dificulta a saída de muco e a inflamação pode acabar se estendendo aos seios da face. Isso possibilita a proliferação de bactérias no local, podendo causar a sinusite bacteriana.
Como prevenir a rinite e a sinusite?
Uma prática que pode aliviar tanto os sintomas de rinite, quanto de sinusite, é a lavagem nasal, utilizando um soro fisiológico de 0,9% de cloreto de sódio em temperatura ambiente, higienizando uma narina por vez.
Além disso, é necessário manter as vacinas em dia para evitar as infecções virais. Caso a pessoa tenha alergias, é preciso mantê-las sob controle para que elas não desencadeiem inflamações.
A melhor maneira de se manter longe dos agentes alérgenos presentes no ambiente, além das limpezas periódicas, é através da desumidificação do ar.
O Desidrat controla a umidade entre 50% e 60%, conforme indicado pela OMS, diminuindo a proliferação de microrganismos alérgenos e, consequentemente, evitando-se crises alérgicas de rinite e sinusite. Além disso, seu filtro de PVC retém partículas como pelos de animais, poeira e pólen.
Dessa forma, é possível prevenir crises de alergias respiratórias, trazendo muito mais conforto e qualidade de vida para quem sofre com estas doenças.