Rinite ou Sinusite: Qual é a Diferença?

Rinite ou Sinusite: Qual é a Diferença?
Rinite ou Sinusite: Qual é a Diferença?

Rinite e sinusite: além dos nomes parecidos, essas duas doenças têm bastante similaridade, embora se tratem de doenças completamente diferentes. O sufixo “ite” dos termos vêm do grego que significa “doença inflamatória”.

E a confusão para diagnosticar essas duas doenças não para por aí. Ambas afetam a região nasal, podem estar interligadas e ter algumas causas e sintomas em comum, como a coriza.

Por conta disso, existem algumas questões que sucedem o assunto, como: “qual é a diferença entre sinusite e rinite?” e “é possível ter rinite e sinusite?”. Saiba mais sobre o assunto abaixo.

Mulher assoando o nariz com suspeitas de rinite ou sinusite

Quais são as diferenças entre rinite e sinusite?

Voltando à origem etimológica das palavras, rinite vem do grego rhis, que significa “nariz”, enquanto sinusite vem do latim sinus, equivalente à “cavidade”. De forma prática, pode-se concluir que são inflamações que atingem lugares diferentes.

A rinite é a inflamação das mucosas do nariz e tecidos que revestem as cavidades internas. Ela pode ser causada por infecções virais como gripes ou resfriados, ou então por alergias, onde há uma reação do sistema imunológico perante a elementos como poeira, pólen, ácaros, mofo, pelos de animais e outros.

Enquanto a sinusite é uma inflamação nas mucosas dos seios da face, popularmente conhecidas como o interior das “maçãs do rosto”. Pode ser dividida entre sinusite aguda (com a duração de até 3 meses) e crônica (superior a este período), e pode ser ocasionada por vírus, bactérias, fungos ou alergias.

Outra diferença é que, na maioria das vezes, a rinite não tem cura, apenas medidas preventivas, mas a sinusite sim e mesmo as sinusites crônicas podem ser tratadas através de cirurgias.

Quais os sintomas da rinite e sinusite?

Os sintomas das duas doenças são parecidos, mas há algumas diferenças e para um diagnóstico mais preciso, é recomendado consultar um médico. Abaixo alguns dos sinais que podemos observar e ajudar o diagnóstico precoce:

Sintomas da rinite:

  • Espirros constantes e seguidos;

  • Coriza e obstrução nasal;

  • Coceira nos olhos, nariz, garganta e céu da boca;

  • Redução do olfato;

  • Secreção transparente;

  • Dor de cabeça.

Sintomas da sinusite:

  • Congestão nasal espessa, amarelada ou esverdeada;

  • Dor de cabeça;

  • Dor na região da face;

  • Obstrução nasal;

  • Tosse crônica;

  • Irritação na garganta;

  • Febre ocasional.

Mulher sentada no sofá com dor de cabeça e segurando um lenço

Quem tem rinite pode ter sinusite?

Sim. Apesar de serem doenças distintas, a sinusite e a rinite podem andar juntas e aparecerem simultaneamente. A rinite alérgica pode, inclusive, dar origem a um quadro de sinusite.

Quando a mucosa do nariz está inflamada, dificulta a saída de muco e a inflamação pode acabar se estendendo aos seios da face. Isso possibilita a proliferação de bactérias no local, podendo causar a sinusite bacteriana.

Como prevenir a rinite e a sinusite?

Uma prática que pode aliviar tanto os sintomas de rinite, quanto de sinusite, é a lavagem nasal, utilizando um soro fisiológico de 0,9% de cloreto de sódio em temperatura ambiente, higienizando uma narina por vez.

Além disso, é necessário manter as vacinas em dia para evitar as infecções virais. Caso a pessoa tenha alergias, é preciso mantê-las sob controle para que elas não desencadeiem inflamações.

A melhor maneira de se manter longe dos agentes alérgenos presentes no ambiente, além das limpezas periódicas, é através da desumidificação do ar.

O Desidrat controla a umidade entre 50% e 60%, conforme indicado pela OMS, diminuindo a proliferação de microrganismos alérgenos e, consequentemente, evitando-se crises alérgicas de rinite e sinusite. Além disso, seu filtro de PVC retém partículas como pelos de animais, poeira e pólen.

Dessa forma, é possível prevenir crises de alergias respiratórias, trazendo muito mais conforto e qualidade de vida para quem sofre com estas doenças.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar