pixel

Sistema Supervisório e o Controle de Qualidade dos Alimentos

Fabricação de alimentos atendendo às normas e controle de qualidade :: Sistema Supervisório e o Controle de Qualidade dos Alimentos - FOTO 1
Fabricação de alimentos atendendo às normas e controle de qualidade :: Sistema Supervisório e o Controle de Qualidade dos Alimentos - FOTO 1

Quando se trata da qualidade de produtos, a indústria alimentícia é um dos setores que mais deve se atentar ao controle, uma vez que falhas podem significar não somente desperdícios e perdas financeiras, mas também riscos para a saúde dos consumidores.

A falta de cuidados durante a produção pode resultar na diminuição da vida útil dos produtos nas prateleiras, além de penalizações por órgãos fiscalizadores. Portanto, a indústria de alimentos deve exigir excelência em cada etapa de seu processo produtivo, e isso só é garantido através de um bom controle de qualidade.

Linha de produção de sucos em garrafa obedecendo aos padrões de qualidade

O que é o controle de qualidade de alimentos?

De acordo com a ISO 9000, que estabelece padrões de qualidade com reconhecimento internacional, a qualidade é definida pela capacidade de satisfazer os clientes no desenvolvimento de produtos e serviços.

O controle de qualidade é um conjunto de requisitos mensuráveis e aplicáveis que devem ser atingidos para se manter as expectativas esperadas dos aspectos do produto. A padronização da fabricação de cada produto e o monitoramento dos processos são fundamentais para obter êxito.

Para que o alimento seja considerado de qualidade, dentre outros requisitos respectivos, ele deve estar em conformidade com os parâmetros estabelecidos pela Anvisa e o manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF). O produto deve ter sua integridade preservada, ser padronizado e, principalmente, ter a segurança alimentar garantida.

As características próprias do alimento devem ser mantidas, tais como sabor, cor e aparência, de modo a atender às expectativas do consumidor final. Além disso, cada indústria pode estabelecer critérios específicos para seu padrão de qualidade que serão avaliados e colocados em prática.

Homem segurando prancheta e fazendo relatório de controle de qualidade

Quais são os procedimentos de controle de qualidade?

Os procedimentos devem ser seguidos de forma rígida para evitar o desperdício e garantir a qualidade e a segurança dos alimentos. Algumas etapas são:

Determinar padrões

Como mencionado anteriormente, cada indústria pode definir seu procedimento, detalhando o padrão de metodologia. Nessa etapa, a definição de indicadores de desempenho é essencial, para mensurar os resultados da empresa e analisar se o padrão está sendo alcançado ou não.

Reconhecer riscos

Para uma produção segura de alimentos, é necessário observar a produção atentamente, para verificar e identificar os pontos que possam oferecer riscos ao padrão de qualidade dos produtos finais e ao processo em sua totalidade.

Essas ameaças devem ser corrigidas ou ajustadas para evitar prejuízos no processo produtivo.

Monitoramento

Um dos passos mais importantes do controle de qualidade de alimentos (e outros produtos essenciais como medicamentos, por exemplo), é o monitoramento constante, já que ele pode auxiliar em uma tomada de providências mais rápida e na prevenção de ameaças futuras.

Monitorar o processo de produção em tempo real pode significar diminuição de paradas, maior qualidade dos alimentos e maior ganho produtivo. Esse processo pode ser viabilizado através de automação industrial.

Imagem de sistema de monitoramento para atender aos critérios de padrão de qualidade

Melhore os processos de controle de qualidade com Super-V!

A maneira mais eficaz de monitorar aspectos como temperatura e umidade, no processo de controle de qualidade de alimentos, é através de um sistema supervisório.

A falta de uma vigilância atenciosa destas variáveis pode resultar em inúmeros danos, tais como a proliferação de microrganismos nocivos (tais como fungos não característicos dos alimentos, por exemplo), tanto nos produtos, quanto no maquinário e no ambiente, além de favorecer a corrosão dos equipamentos, danos em embalagens, entre outros.

Para alcançar um alto padrão de qualidade dos produtos, reduzindo falhas e custos, é preciso investir em uma ferramenta que minimize os processos manuais e forneça dados precisos para poderem ser analisados e trabalhados em melhorias.

O Super-V é um sistema de supervisão que coleta informações referentes à umidade relativa e temperatura do ambiente, contribuindo para a otimização dos processos com alto índice de confiabilidade.

Trata-se de um sistema SCADA, ou seja, é um sistema de supervisão e aquisição de dados que armazena as informações em um banco de dados na nuvem.

Desta forma, os dados poderão ser analisados a qualquer momento, sendo possível corrigir falhas e eliminar fatores que possam colocar em risco a lucratividade da produção e, principalmente, a saúde do consumidor. Assim, é possível proteger os alimentos contra a contaminação microbiológica potencializada pelas condições climáticas, desde as matérias-primas até o produto final.

Com o Super-V, é possível ter uma comunicação integrada que facilita a interação entre os dados do chão de fábrica e o usuário que irá elaborar estratégias para melhorias do processo produtivo da indústria alimentícia.

Produtos que recomendamos

Box Newsletter

Quer receber mais conteúdos da Thermomatic?

Assine nossa newsletter

Veja também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar