Desumidificadores para Indústria Alimentícia

Desumidificadores para Indústria Alimentícia
Desumidificadores para Indústria Alimentícia

Não há como negar, os alimentos industrializados fazem parte do dia a dia dos brasileiros e são sinônimos de praticidade em meio a uma rotina bem atribulada. Para assegurar sua longevidade, qualidade e evitar perdas de lotes, o controle de umidade é essencial tanto para as indústrias alimentícias, quanto a Indústria Farmacêutica, por exemplo.

Achocolatados, sucos, gelatinas, sopas, condimentos, congelados e tantos outros alimentos só chegam às mesas graças à eficiência de novas tecnologias empregadas pela indústria de alimentos. E um dos principais temas no chamado chão de fábrica, definitivamente é a questão da umidade do ar que deve ser controlada em todas as fases de produção.

Alguns alimentos são altamente higroscópicos e podem ter sua consistência prejudicada pelo excesso de umidade do ambiente, fator que, além disso, também favorece a proliferação de ácaros e fungos. E, uma vez que doenças como mofo e bolor se desenvolvem nos alimentos, sua perecibilidade é afetada e o descarte é certeiro.

 

 

Exigido através de diversas normas e medidas determinadas pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária; MAPA – Ministério da Agricultura; Pecuária e Abastecimento e até ABNT – Associação Brasileira de Normas e Técnicas, o controle de qualidade implica em controle de umidade industrial.

A contaminação por perigos biológicos como bactérias e fungos, é descrita pela ANVISA como risco iminente a qualquer etapa da cadeia de produção. Uma vez que estão presentes nos alimentos, os fungos soltam micotoxinas responsáveis pela contaminação e, em última instância, causam problemas à saúde dos consumidores.

É preciso se atentar aos limites máximos tolerados para micotoxinas em alimentos, descritos na Resolução-RDC nº 7/2011,de 18 de fevereiro de 2011 e também a periodicidade com que as mesmas toxinas aparecem, pois isso pode ser indicativo de alguma anomalia no ambiente.

O excesso de umidade provoca contaminação e perda de alimentos

A presença de fungos não característicos do alimento. O resultado do excesso de umidade ambiental, iluminação baixa e pouca ventilação dentro do ambiente, é um dos indicativos de que houve falha nas Boas Práticas e garantia de qualidade sanitária e higiênica.

Os gêneros Aspergillus e Penicillium são encontrados comumente em alimentos como grãos que antes da industrialização são colocados em ambientes com umidade acima de 80%. Posteriormente, são identificados como causadores de sérios problemas no fígado de consumidores finais.

Portanto, armazenar e conservar a matéria-prima antes da industrialização requer um ambiente limpo e livre da proliferação de microrganismos, principalmente no caso de alimentos perecíveis que exigem temperatura e nível de umidade específico.

Já no ambiente de produção, desde a chegada da matéria-prima até a expedição, o controle de umidade se faz necessário para impedir problemas na moagem e secagem, alteração na consistência e aparência de laticínios, perda de crocância de congelados, aglutinação de doces e formação de grumos em farináceos.

Siga as normas determinadas pela ANVISA, assegure a qualidade dos alimentos e acelere processos de produção.

A adoção de um Desidrat para o controle da umidade, como se pode notar, é fundamental e congrega com certeza a nova mentalidade da produção, distribuição e comercialização de produtos alimentícios da mais alta qualidade.

O uso do Desidrat Dessecante permite controle minucioso da umidade durante todas as etapas da cadeia produtiva. Desenvolvido para trabalhar em locais que exijam também baixas temperaturas de até -20Cº, o Desidrat mantém estoques e armazéns livres de mofo e fungos, ajuda a acelerar secagem de grãos; impede que o pó se aglomere e cause danos às máquinas de moagem.

São inúmeras as vantagens proporcionadas pelo uso diário de um Desidrat, desde a garantia de alta qualidade e conservação do produto final, a melhoria das condições de higiene do local, até a garantia da produtividade e lucratividade da sua indústria.

Preencha o formulário e agende uma visita técnica agora. Temos uma equipe especializada e disponível para análise de ambiente e indicação do Desidrat ideal para o seu caso.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet