Como Amenizar Sintomas da Rinite Crônica

Como Amenizar Sintomas da Rinite Crônica
Como Amenizar Sintomas da Rinite Crônica

Espirros, tosses e congestão nasal são sintomas comuns para quem convive com a rinite crônica. Essa é uma doença que ataca a mucosa nasal e gera um grande incômodo no dia a dia.

Os sintomas são parecidos com os das alergias e surgem a partir da mudança brusca de temperatura, poluição do ar e o acúmulo de alérgenos, como ácaros, fungos e pólen.

Embora não tenha cura, é possível amenizar os sintomas da doença com o controle da umidade do ambiente e outras ações cotidianas capazes de evitar crises respiratórias.

Qual a diferença entre rinite alérgica e crônica?

De acordo com o Consenso Brasileiro sobre Rinites, um documento conjunto da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), rinite é a inflamação, e ou disfunção da mucosa nasal. Isso significa que as vias respiratórias ficam comprometidas, causando uma série de desconfortos.

Mulher assoando o nariz

A rinite alérgica faz parte de um subgrupo da rinite crônica. Considerada a forma mais comum da doença, a rinite alérgica é caracterizada pela inalação de alérgenos. Estes, nada mais são do que substâncias que provocam uma hipersensibilidade do nariz, ocasionando reações alérgicas. Ácaros, fungos, pólen, fumaça de cigarro e produtos de limpeza são alguns exemplos.

Quando a rinite é diagnosticada como crônica, entende-se que o problema vai além de uma crise pontual. Um dos indícios é a persistência dos sintomas.

Quais os sintomas da rinite crônica?

Os sintomas de uma crise de rinite podem variar de uma simples coceira no nariz até uma obstrução nasal, podendo ocasionar até dificuldade para respirar. Eles acometem os pacientes durante todo o ano e podem ser agravados conforme a exposição aos alérgenos que estão no ambiente residencial, local de maior permanência.

Abaixo, uma lista dos principais sintomas da rinite crônica:

  • Nariz entupido

  • Tosse

  • Coriza

  • Espirros

  • Coceira no nariz e nos olhos

  • Obstrução nasal

A rinite não é uma doença exclusivamente adulta e os sintomas podem começar a surgir já na infância.

Outra doença respiratória que têm as mesmas características sintomáticas, um pouco mais agudas, e também pode ser diagnosticada como crônica, é a sinusite. A intensidade e a frequência das queixas deve servir de alerta para a procura de um médico.

Tratamento para rinite crônica

A prescrição de medicamentos para amenizar os sintomas da doença só pode ser feita por especialistas. Geralmente são recomendados anti-histamínicos, mais conhecidos como anti-alérgicos. O uso de soro fisiológico para uma lavagem nasal também é bastante aconselhado, para evitar o ressecamento das mucosas do nariz.

Mulher aplicando soro no nariz

Em paralelo às recomendações médicas, ações do dia a dia podem ajudar a amenizar os sintomas. Evitar bichos de pelúcia, manter o ambiente sempre limpo e trocar as roupas de cama frequentemente são medidas que evitam que a poeira domiciliar ataque o sistema imunológico, melhorando a qualidade de vida. Além disso, controlar a umidade do ambiente é essencial para evitar a proliferação de microrganismos, responsáveis pelo desencadeamento das crises.

Qual a umidade ideal para quem tem rinite?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade relativa do ar seja mantida entre 50% e 60% nas residências. Isso porque, quando a umidade está muito alta, os microrganismos se proliferam com mais rapidez.

Em grande número, os fungos ocasionam o surgimento de mofo e bolor, condensação de paredes e pisos, ferrugem em metais, entre outros problemas. O mau cheiro, resultado dessas complicações, pode causar crises alérgicas e agravar o quadro de rinite. Já os ácaros são os responsáveis por causar doenças respiratórias e dermatológicas como asma, escambiose, bronquite e conjuntivite alérgica.

O Desidrat é o equipamento ideal para realizar o controle de umidade. São vários modelos, cada um com a sua característica, para auxiliar na desumidificação do ambiente, ou seja, a retirada do excesso de umidade do local.

Esse processo irá inibir a proliferação de microrganismos e também retirar as partículas em suspensão do ar, ajudando a melhorar a qualidade de respiração e, consequentemente, as crises de rinite.

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar