Controle de Umidade em Vacinas

Controle de Umidade em Vacinas
Controle de Umidade em Vacinas

As vacinas possuem um papel fundamental no combate a doenças contagiosas, sendo a principal forma de prevenção de algumas patologias. Sua aplicação fornece uma preparação biológica que estimula o sistema imunológico contra os agentes patogênicos.

O propósito da vacinação é mais do que oferecer a proteção de cada indivíduo, é uma questão de saúde pública que envolve o coletivo, sendo a solução mais efetiva para combater pandemias, como a da COVID-19 propagada pelo novo coronavírus.

Um dos desafios que a indústria farmacêutica tem para entregar vacinas de qualidade para a população, inclusive a vacina contra a COVID-19, é o monitoramento de temperatura e umidade constantes, cujos níveis devem ser estáveis para preservar a integridade do produto.

Produção de vacinas com temperatura e umidade controladas

A importância do controle de umidade em vacinas

Existe uma grande preocupação em torno das condições de conservação de todas as vacinas, já que se tratam de produtos altamente sensíveis a variações climáticas. O que significa que, se o ambiente não estiver com os parâmetros ideais para sua conservação, elas podem perder sua eficácia e sofrer com o descarte.

Os cuidados com os níveis de umidade e temperatura adequados devem ser mantidos durante toda a cadeia produtiva, desde a fabricação até a aplicação das vacinas. Sendo assim, o controle de umidade deve ser feito de forma que os imunobiológicos estejam seguros a todo tempo.

Para garantir um produto seguro e eficiente, é fundamental que os níveis de umidade e temperatura sejam monitorados e controlados em:

  • Laboratórios de testes e fabricação;

  • Transporte;

  • Centrais de armazenamento e distribuição;

  • Salas de vacina.

Em todas as etapas, as vacinas nunca devem ser expostas à umidade fora da faixa estabelecida pelo fabricante. Caso contrário, podem existir mudanças na consistência, coloração, diminuição da validade e perda da eficácia, sob riscos de grandes prejuízos financeiros.

Vacinas armazenadas com umidade e temperatura adequadas

Leis e normas que abordam as condições de conservação de vacinas

Para garantir a segurança das vacinas, alguns órgãos reguladores como a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam para o monitoramento dos níveis de temperatura e umidade.

No Brasil, o órgão responsável por estabelecer e fiscalizar os critérios de conservação de produtos termolábeis (incluindo as vacinas) é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, e se da através da RDC nº 197 de 26 de dezembro de 2017.

A norma informa que o serviço de vacinação deve realizar o gerenciamento de suas tecnologias e processos que contemplem minimamente meios eficazes para o armazenamento de vacinas, garantindo sua conservação, eficácia e segurança.

Além disso, a RDC nº 679, de 21 de novembro de 2019, que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico nas operações da cadeia logística de medicamentos e insumos farmacêuticos, e outros produtos para a saúde de finalidade biológica, informa que deve ser realizado o registro do monitoramento de temperatura e umidade nos locais de armazenagem dos produtos sujeitos ao controle sanitário.

A solução

Para controlar a umidade em todas as etapas do processo produtivo de vacinas, desde sua fabricação, distribuição, transporte, armazenamento e aplicação, é ideal contar com um desumidificador de ar que possua dispositivos de monitoramento de umidade contínuo.

Os desumidificadores de ar Desidrat fazem parte da linha mais completa do mercado, há mais de 36 anos oferecendo soluções industriais. Possui umidostato que controla e monitora a umidade em tempo real, preservando a qualidade das vacinas para garantir sua validade e confiabilidade, evitando prejuízos financeiros.

Surgiu alguma dúvida? Fale conosco!

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

Ao usar o formulário, você concorda com a nossa política de privacidade

© Thermomatic do Brasil | Otimização de Sites SEO - Marketing em Internet

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para guardar estatísticas de visitas e assim melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar